Sei não em. Magalu já não está bem das pernas. Deve estar correndo de uma futura queda nas ações.
Na OCI, eu tenho a disponibilidade de servidores em São Paulo assim como na AWS. Não faz sentido esse negócio de "nossos dados estão nos estados unidos ou china".
Olá GkIgor, na verdade, faz todo o sentido esse negócio de "nossos dados estão nos estados unidos ou china".
Indepdente da presença de servidores de outras empresas, no Brasil. No entanto, a questão central aqui é a soberania dos dados, não sua localização geográfica.
Quando utilizamos serviços de empresas como AWS, mesmo que os servidores estejam fisicamente em São Paulo, os dados ainda estão sob o controle de uma corporação americana, que pode fazer o que bem quiser com eles, independente de nossas legislações.
Ao optar por usar a nuvem da Magalu, ao invez de uma nuvem americana, estamos contribuindo diretamente não apenas para a independência e soberania nacional, mas também nossa economia. Isso se dá pela redução da exportação de capital para empresas estrangeiras, o que é benéfico para nossa balança comercial, portanto para toda a nossa economia e consequentemente para toda a sociedade brasileira.
A entrada da Magazine Luiza nesse mercado pode ser apenas um primeiro um passo, importante, na direção da independência tecnológica e soberania de dados do Brasil. É essencial que comecemos a controlar nossos próprios recursos tecnológicos, ao invés de deixá-los nas mãos de corporações estrangeiras, seja dos Estados Unidos ou da China.
Espero que esta perspectiva ajude a entender a importância do projeto para o nosso país.
Siiim, bom ponto. Sempre achei um grande desperdicio de potencial esse atraso tecnologico no Brasil.
atraso tecnologico é historico no brasil...
por isso que me decepciona tanto quanto vem gente de TI defender ditadura... A ditadura militar foi responsavel direta por destruir a pesquisa em ciencia da computacao no brasil
vou deixar esse video do cabal asianometry
https://youtu.be/brOtbWIViWM?si=4_kmFu9AHMe4Nr_u
Tem 2 pontos nesta questão.
A presidente do Conselho deu spoiler do anúncio oficial, que ocorrerá no dia 12/12. Concordo que não é o melhor argumento, já que o mundo inteiro coloca os dados em nuvem. Vamos aguardar o lançamento oficial.
A grande questão é, vai valer a pena colocar os dados em nuvem, nesta cloud? A economia será mesmo efetiva, pagar em real invés de ser em dólar?
Não foi mencionado nesta matéria, mas a própria Magalu já utiliza 30% de sua infraestrutura nesta cloud criada.
Eu acredito que não vai compensar. Eles vão faturar com pequenas empresas e autonomos, mas uma Lenovo por exemplo, não vai substituir a VMware pela magalu.
Será se essa estrutura aguenta por exemplo, hospedar o serviço de uma corporação do porte da Carrefour? Será se vai oferecer os recursos necessarios?
Lembrando que não é só oferecer um servidor da Nasa, precisa de um banco de dados que suporte milhões de querys ao mesmo tempo, clusters, dns, dominio, firewall, grupos de usuarios, backups, DR, etc.
Eles possuem um ecossistema interessante, e quando o juros estava baixo, se endividaram muito, justamente para montar esse portfólio de produtos, mas na medida que o juros for caindo, e essa é a tendência, eles voltam a dar lucro e as ações sobem de novo.
Existe demanda, inclusive a legislação nossa obriga que muitas coisas fiquem em servidores aqui no Brasil. Se fosse pra competir com a AWS global, daí sim seria um tiro no pé.
concordo contigo. o que faz a cloud é o preço e/ou serviços exclusivos dela. Não acho que a cloud da magazine luiza vai oferecer serviços avançados como GCP, AWS, Azure, IBM e oracle oferecem. no máximo uma VM. e se os preços da VM precisa ser em conta pra compensar o risco.
cara, conhecendo um pouco o pessoal que trabalha na luizalabs acredito que eles tem potencial de criar bons serviços
leva em consideracao que 99% dos usuarios da aws usam umaa quantidade limitada de serviços (ainda mais pq coisas como lambda e até o RDS ja estao com precos impeditivos para muitas empresas)