Executando verificação de segurança...
6

Bun faz lançamento oficial da versão 1.0

O runtime JavaScript agora estaria “pronto para produção”, prometendo ser uma solução completa para substituição do Node.js, transpiladores (como tsc e babel), bundlers (esbuild e webpack), gerenciadores de módulos (npm e yarn) e libraries de testes (como jest e vitest).

Carregando publicação patrocinada...
4
0
1

Como geralmente sou early adopter, fico entusiasmado com esse lançamento, li todo o post do lançamento e parece fantastico, e parece não ter razões para não utilizar.

1

Acho difícil substituir o Node.js, por conta do tamanho do framework e da comunidade que já está envolvida com o Node.js.

O mais provável de acontecer é a comunidade analisar o Bun e implementar as melhorias existentes no Bun dentro do Node.js, tornando assim o Node.js tão eficiente quanto o Bun.

1

Acho dificil, até por que o bun roda fora da v8, é outra parada. Mas sim, tem muita coisa no ecossistema que precisa mudar. Tooling de JS é o pior que já vi na vida

1

Também acredito que seja díficil substituir Node no curto e médio prazo, mas fico muito confiante quando algo novo chega e tem quase 100% de compatibilidade com aquilo que era o "padrão".

Se você fala para um dev que vai mudar o runtime e precisa adaptar todo o código, quase ninguém vai querer investir esse tempo a menos que o benefício seja extraordinário.

Agora, se existe compatibilidade com aquilo que ele já tem e você precisa realizar poucas alterações para ter esse ganho, a história pode mudar.

Faço aqui uma pausa para reflexão inclusive. Quando Next e Nuxt foram lançados (2016), ninguém deu muita bola. Agora existem plataformas inteiras concentradas nessas tecnologias. As coisas precisam de tempo.

Mudar o Node.js é mais difícil do que criar algo novo.

-2
1
0
0