Isso é real e muito triste. Nós últimos anos eu tinha trabalhado apenas como freelancer, e no final do ano passado vi que precisava entrar em um emprego fixo. Eu passei 6 meses me cadastrando para todas as vagas possíveis, todos os dias e 0 retorno. Se me apliquei para vagas reais, creio que foi muito tarde. Porém, tenho certeza que a grande maioria era de vagas fantasmas.
Eu sempre me achei um ótimo programador, porém essa experiência quase q me derrubou por completo. Comecei a duvidar de mim e de minhas habilidades. As vezes me questionava o por que isso estava acontecendo, mesmo tendo uma experiência muito sólida. Estando acima dos padrões do mercado para minha posição. E nem uma entrevista sequer em 6 meses. Até que eu simplesmente esqueci o LinkedIn e essas plataformas e fui procurar em grupos e fóruns, vagas e pessoas que trabalhavam em empresas da nossa área. Na primeira entrevista que consegui eu passei.
É impressionante como o modelo de contratação atual empregado por LinkedIn e companhia te faz se sentir um nada. Te faz penar q é insuficiente. A todos que estão nesse momento recomendo refletir um pouco, e pensar se o problema realmente é você. E se n for, talvez valha a pena buscar outros métodos de entrar no mercado.