Executando verificação de segurança...
1

Dá pra ter duas profissões sendo engenheiro de software?

Já tem uns anos que eu me interesso por programação e desenvolvimento de softwares. Por outro lado, também tenho desejo de cursar Física na faculdade e atuar na área de astrofísica. Não sei se é possível atuar nas duas áreas ao mesmo tempo e estou confuso e indeciso sobre o que fazer.

Pode ser uma pergunta meio inútil, mas dá pra ter duas profissões sendo engenheiro de software?

Carregando publicação patrocinada...
2
2

Se voce tiver um trabalho remoto e horário flexíveis (como engenheiro de software) acho que até dá. Mas com horários fixos, acho bem dificil.

Mas depende do caso e situação também. Acredito que por um curto/médio prazo de 1 ou 2 anos, querendo juntar uma grana, até dá. Mas a longo prazo não vejo como benefico, vai deteriorar sua saúde física/mental.

Tem toda a questao do "3 turno" dentro de casa, né. Eu que moro sozinho, tenho que limpar, organizar, compras as coisas, fazer minha própria comida, então tudo isso já toma um baita tempo. É algo a considerar também, ter 2 empregos, vai deixar sua vida pessoal bem zoada.

1

Não é que a pergunta seja inútil, pode ser para a maioria, mas parece que aqui isso não é problema, ela deve ser útil para você. Não sei se esta resposta será útil para você, ou para outras pessoas (eu tento fazer ser útil para todos).

Sim, é possível.

E isso deveria ser óbvio. Especialmente para quem quer exercer duas das profissões mais complexas que um ser humano pode querer. Também deveria ser óbvio que é difícil e que depende mais da capacidade da pessoa do que ser algo universal.

Eu não tenho a resposta, mas você deve se perguntar, você é capaz de fazer isso? Vai fazer, independente da resposta? Sabe o que vai ter que enfrentar? Está disposto?

Eu respondi a resposta fácil, as difíceis ainda virão.

Tenha boa sorte, até porque se não obter todas essas respostas e as demais que aparecerão, vai precisar de muita.

E mesmo com uma formação tudo isso pode valer também. Duas só fica um pouco mais difícil.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. De verdade, não estou trollando, estou mostrando como será um caminho difícil.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

A melhor parte da resposta é

E isso deveria ser óbvio. Especialmente para quem quer exercer duas das profissões mais complexas que um ser humano pode querer.

Chega a me fazer pensar "Ok, vc QUER fazer isso, mas vc consegue?"... complicado..

1

KKKKKKKKKK

Sim, quando eu vi pergunta me identifiquei, pois sou um cara muito curioso e proativo.

Atuo na area comercial b2b tech, mas ao mesmo tempo gosto muito de UX, design e agora descobrindo novas ferramntas e soluções com IA...
Então atualmente atuo em 2 profissões, uma como vendas b2b e como webdesigner. Tá dando certo, pois até startei um agência há 2 semanas.

Mas minha ideia é migrar do comercial tech e focar só na agencia a medida que ela der lucro.

2
1

É possível? Sim
Eu aconselharia? Não

Se no fim das contas vc fosse desistir de uma e ficar com outra, e estivesse fazendo isso pq ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir, tudo bem.
Aconselharia fazer isso e decidirr o mais rápido possível.

Mas para realmente seguir as duas, eu pergunto:

  • Vc quer ser o melhor astrofísico possível e/ou o melhor dev possível?
    • Se a resposta for sim para uma das duas, não vai dar certo. Pq vc vai ter que dedicar tempo para uma ao invés de se dedicar a ser melhor na outra e vice-versa. Explico: o quão melhor vc seria como Dev se não estivesse consumindo seu tempo com Astrofísica? E o contrário?
  • Vc pensa em ter um relacionamento sério e constituir família? Faz alguma questão de ter tempo para seus pais, sobrinhos, tios, ou mesmo amigos?
    • Pense em como vc se relaciona com as pessoas. Se vc é quente, gostar de passar tempo junto, assistir netflix no fim do dia, viajar sempre que possível nos fins de semana e feriados, acha que conseguiria conciliar as 3 coisas? Eu tenho 100% de certeza que não funcionaria para mim. Mesmo sendo "apenas", já acontece muito de eu querer ficar estudando alguma coisa a noite enquanto minha noiva me chama pra ir ficar no sofá com ela vendo qualquer coisa e aproveitando a companhia um do outro

Esse é meu ponto de vista

1

É outra realidade mas, muitos dos caras que criaram as bases de programação hoje em dia eram matemáticos, físicos, biólogos, acredito que a física te possa dar uma outra visão para trabalhar com projetos quem envolvam conceitos fisicos e programação juntos, ja pensou nisso? Programação vai muito além de desenvolvimento web, olhe para fora, não se deixe influenciar negativamente por quem tem a visão limitada.

1

Li os diversos comentários que tem aqui e creio que já foram o suficientes, mas cou adicionar minha contribuição.
Ao invés de pensar em ter duas profissões, pense em ter uma profissão multidisciplinar, onde vc poderia atuar com programação e física ao mesmo tempo. Não sei onde exatamente e nem como, mas é um caminho a ser descoberto.

1

Eu tenho o costume de sempre falar para minha filha de 9 anos, "você pode escolher ser qualquer coisa nesse mundo, mas você não consegue ser tudo." Se você conseguir trazer o mundo da Física para dentro do mundo da programação, você vai se dar bem, mas ficar com um pé em cada mundo você vai ter que ficar se equilibrando.

1

Mano, meu caso é um pouco parecido com o seu.

Sou físico e quase matemático (vou terminar esse ano), e durante a faculdade eu tive uma oportunidade de continuar na área de física de materiais (BR) (já que eu já tinha feito IC nisso), e também tive oportunidade com uma professora russa que tava arranjando esquema pra eu ir estudar em Moscou física matemática como mestrando.

Atualmente, quero ingressar na área de TI sendo um físico, logo, o meu caso é o seu caso "inverso" haha.

Na faculdade conheci vários físicos (e até geofísicos) que curtiam muito a área de astrofísica, e até hoje tenho contato com alguns.
E o que tenho a dizer pra você são 2 coisas:
1- Gostar de astrofísica porque você acompanha o pessoal da área e as notícias é uma coisa, estudar e trabalhar com isso é outra.
Digo isso porque gostava de astrofísica, mas após fazer as matérias de astronomia e astrofísica, a história mudou um pouco kkkk.
2- Dá pra ter as 2 profissões sim, só que quase certeza que você vai ser um pato e não vai conseguir ir longe.

Primeiro que o campo de astrofísica não é tão bom no BR (caso queira ficar por aqui, o que acho pouco provável).

Além disso, você tá pensando em ingressar na área partindo de graduação em física, e dessa forma, você teria de fazer no mínimo um mestrado (e quase certeza que um doutorado, porque físicos e matemáticos são realmente levados a serio quando são doutores) pra depois entrar em alguma empresa e atuar na área.

De resumo, a graduação em física nem é tão difícil assim (pelo menos eu não achei), vai começar a ficar difícil no final, quando pega matérias como mec quantica 2 e relatividade geral (dois campos indispensáveis para astrofísicos).

E segundo, você vai se deparar com um grande problema: As oportunidades de trabalhar com isso não são grandes, mesmo fora do BR.

Em resumo: É uma área fabulosa, que vem crescendo as pesquisas e aumentando as oportunidades de trabalho, e que é lotado de gente inteligente e apaixonada pelo que faz. Entretanto, em algumas áreas, uma boa parte dos profissionais são professores e pesquisadores, e estes não pensam em se "aposentar", muito pelo contrário. Dessa forma, as oportunidades acabam se limitando, fazendo com que a porta de entrada fique muito difícil, mas não impossível.

Não querendo te desanimar, mas o fato de você querer ter 2 profissões fará com que fique facilmente pra trás dos outros, e vai ser muito fácil você se frustar por causa disso.

Sem contar que você está querendo 2 áreas "borda de ciência", em que a todo instante saem tecnologias e informaçãos novas, ficando humanamente impossível acompanhar tudo.
Não que os astrofísicos consigam acompanhar tudo, mas normalmente o pessoal não para de estudar e nem de aprender por nada (diferentemente de um professor de física que pode acompanhar as informações por hobbie)

Como disse, é uma área lotada de gente muito inteligente, estudiosa e esforçada, que normalmente sabem muita física, matemática, química, geologia, programação e, obviamente, astronomia e astrofísica. (Apesar que tem um pessoal não tão crânio assim, então não precisa ficar com tanto medo de ingressar haha)

Pode ser que você se enquadre nesse perfil? Não sei, isso aí é com você.
Acho que pode conseguir? Sim. Vai ser fácil? Não!

O que eu acho que você pode tentar fazer é entrar nessa área sendo um engenheiro de softwares enquanto estuda astrofísica paralelamente (sendo graduação, pós, mestrado ou até mesmo sozinho...), por meio de especializações dentro da engenharia de softwares (melhorar softwares, a renderização das imagens, captação dos telescópios...)
(A área de exploração do universo por meio de novas tecnologias tá crescendo demais! Só lembrar do Nobel do pessoal da radiação cósmica de fundo e também do James Webb)

Bem, desejo uma boa sorte e bons estudos! Acredite, você precisará dois 2 (Além de um QI, se é que me entende hehe).

Se você conseguir, eu acredito que será bem feliz com sua vida e ficará encantando com sua história (pode até criar uma comunidade em alguma rede social e explicar várias coisas sobre astrofísica e softwares), mas pode ter certeza que terá muita ralação no caminho, e pouco tempo para as outras coisas, como amigos e família.

Por fim, veja também se você realmente quer ser um astrofísico de profissão ou se simplesmente gosta da área como um hobbie, já você também pode se sentir realizado sendo um "astrofísico sem diploma", que é alguém apaixonado pelo universo (o que é meu caso).

Não sei se te inspirei ou te "broxei", mas espero ter de ajudado.
Qualquer coisa só falar aqui :D

1