não escrevo muito bem, nem manjo tanto de tecnologia, mas sou um programador que sempre busca melhor e ajudar outros programadores
Acho interessante que pelo menos fizesse uma autoavaliação de si mesmo, uma capacidade que pouca gente em tecnologia tem, acredite.
O @amshimokawa já deu a letra. Mas complementando, um dos grandes problemas que temos como profissionais, é a falta de eficiência em se comunicar.
Eu melhorei muito minha escrita e maneira de falar, ao ter um repertório maior. Lendo mais livros, vendo como exemplo artigos e redações de outras pessoas, escrevendo textos e revisando para encontrar melhorias na ortografia e no entendimento.
Uma coisa que talvez ajude é lembrar que: Você não escreve textos pra si mesmo, e sim para outras pessoas lerem.
E a questão de falar sobre "algo bom", é um tanto quanto difícil de se responder, porque tem muita gente que fala baboseira, mas usa Storytelling e outras maneiras de falar sobre um assunto para que o público se sinta interessado.
Um grande exemplo de pessoa que sabe deixar alguém interessado em um assuntos através da forma que aborda ele, é o próprio Filipe Deschamps. Mas com um adicional que ele parece ter muito amor no que faz, e quando alguém fala sobre algo que realmente ama e acredita, deixa o assunto dezenas de vezes melhor e mais agradável de ouvir, mesmo que o ouvinte não entenda nada do assunto.