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Redes sociais, vale a pena investir em tráfego pago no começo?

Comi muitos aqui ja devem saber eu estou desenvolvendo a plataforma YouteeTech. Cheguei numa fase que além do desenvolvimento em si preciso também divulgar e tentar tornar ela relevante na internet, pois isso é uma coisa importante pra nós desenvolvedores, porém me veio o seguinte questionamento: ainda não tá pronta pra plano pago, porem ja está completamente utilizável, inclusive tem uma pessoa daqui do Tabnews que usa e tem comentado e sugerido melhorias. Mas enfim, seria viável eu investir em marketing pra crescer a base de usuários pra quando lançar o plano pago ja ter uma base de usuários fidelizados ou só vale crescer no orgânico e deixar pra gastar quando a plataforma for dar retorno financeiro?

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Imagine o tráfeco pago como o trafego tradicional, ou seja, imagina o mkt digital como se fosse o mkt tradicional, a publicidade digital como a tradicional e assim por diante.
Trafedo pago é como pagar um carro de som pra rodar em algum lugar anunciando seu produto por exemplo.

Oq é mais importante nessa hora?
Aonde o carro vai rodar?
Em que horas?
por quantos tempo?
Troque as respostas pelas do seu negocio e voce terá sua resposta.
Mas sempre veja os pormenores das plataformas, porque muitas vão tentar só comer seu dinheiro, o google mesmo leva as pessoas para o seu site, mas é voce que é responsavel pelas mesmas depois que o google sai de cena.

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Você tem metas de crescimento?
esse mês, quantos usuários pretende ter?
Se o crescimento orgânico satisfaz essas metas, talvez nao seja o momento para investir em tráfego pago.
Mas se você tem orçamento para investir e o tráfego orgânico é baixo, comece fazendo testes com valores menores em dois ou três públicos alvo e analise os resultados.

Eu sempre foco no orgânico. Mas em alguns nichos é mais difícil conseguir tráfego orgânico.

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Depende muito. Se você não construiu uma audiência de forma orgânica, fazer tráfego pago terá um peso maior, mas é importante ter mente algumas métricas:

CAC - Sem isso é um tiro no escuro e sua operação pode estar em risco.
LTV - Igualmente importante para estimar quanto pagar no lead.

Claro que em um projeto novo essas métricas não vão estar disponíveis, neste caso é importante fazer uma pesquisa de mercado, ver o CPC médio das keywords, etc.

Eu particularmente faria sim, até para esquentar a base, colher feedbacks, etc sem escalar as campanhas, é claro.

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sim, eu meio que tô ligado nessas métricas. explicando melhor o meu ponto, minha intenção com o tráfego era realmente gastar bem pouco, mas não usaria objetivos como conversão ou visitas no site, eu usaria esse tráfego pra escalar as próprias redes sociais. depois eu quero fazer por exemplo sorteio ou campanhas de indicação ou alguma coisa que faça meus possiveis 1000 seguidores virarem 2000 visitas por exemplo