Quando à hegemonia de algumas plataforma e redes sociais, acho que é meio diferente do monopólio em outros mercados. Porque o que torna essas plataformas hegemônicas não é a falta de concorrentes com bons produtos, e sim a massa que já está lá. Exemplo: eu acho que Telegram bem melhor que o Whatsapp, mas não posso substituir o Whatsapp por ele porque nenhum dos meus familiares e amigos usa o Telegram.
Para ter uma grande empresa nacional de tecnologia com atuação global, é necessário que uma empresa brasileira dê muito certo, e a change de uma empresa nacional dar certo nesse nível é maior se houver muita gente tentando, muitas iniciativas. Por isso mesmo temos que incentivar o empreendedorismo, torná-lo mais barato, simples, acessível. Para que tenhamos um maior número de aventureiros em busca de se tornarem os próximos grandes nomes da tecnologia.
Burocracia e impostos altos torna esse sonho acessível a apenas uma pequena parcela da população capaz de arcar com isso.
Respondendo a "Bigtechs são isso mesmo. Poucos ou nenhum conco..." dentro da publicação A proxima bigTech pode ser brasileira?
1
1
Para que tenhamos um maior número de aventureiros em busca de se tornarem os próximos grandes nomes da tecnologia.
Quase todos os fundadores dessas big não eram aventureiros!
Se não todos.
1
No Brasil, teriam que ser.