Executando verificação de segurança...
1

Ajuda: Como Ressuscitar Um Pc Antigo?

Pessoal tenho um notebook amd E1 com 8 de ram, ele está muito lento hoje em dia para navegar na internet e em aguns softwares, até coloquei um ssd de 120gb e não melhorou quase nada, alguem sabem alguma distro ou algum tipo de configuração que deixe ele mais rapido?

Carregando publicação patrocinada...
1

Geralmente a melhor forma de ressuscitar um pc antigo é instalar alguma distro leve do linux com alguma desktop manager igualmente leve. Um dos mais falados para esse fim é o Xubutu.

Isso, obviamente, supondo que se deseje usar o pc para trabalho e tenha necessidade de um desktop manager.


Tenho alguns pcs velhos e os uso como servidores para serviços diversos em casa.

A principal aplicação que tenho é um NAS (Network Area Storage), um tipo de armazenamento em rede.

Também rodo projetos pessoais e nó de várias aplicações Web3, tais como:

Para a maior parte dos nós Web3 a demanda é mais por armazenamento e menos por poder computacional, tornando interessante manter pcs velhos em operação.

1

Eu vejo o Ubuntu mate como uma opção melhor ao xubuntu, a distro tem um carinho maior pela comunidade e mais funções interessantes para serem usados no dia a dia, o vídeo de review do diolinux dedicado ao Umate mostra toda a ampliedade de soluções que estão disponíveis sem perder leveza.

1

O meu note backup é parecido, tem 8Gb de memória, mas não coloquei SSD nele. Instalei o ZorinOS Core, e executa bem. Uso para navegação na web (navegadores Vivaldi e Brave), e um pouco de desenvolvimento (VSCode, python e flutter). Dá pro gasto. Tente começar instalando a versão Lite e veja como se comporta

1

Recentemente eu ressucitei um Dell Inspiron 1570 (2010, Intel Core 2 Duo SU7300 2 x 1.3 GHz, 4GB de RAM) com Lubuntu.

Depois de alguns tweaks, eu consegui deixar o LXQt consumindo apenas um pouquinho mais de 200MB de RAM quando ocioso. Com 4GB de RAM da pra sobreviver mas não da pra fazer muita coisa, especialmente depois de abrir 1 ou 2 programas modernos (Firefox, Visual Studio Code, etc) onde a memória vai pro saco. Pra ajudar, configurei uma partição SWAP de 8GB pra esse sistema, o que não faz milagres, porém instalei um SSD bem rapidinho nesse PC. Com isso os programas abrem relativamente rápido e quase não dá pra notar muita diferença quando tem muita coisa na SWAP.

Pra mais informações, o Lubuntu é uma derivação do Ubuntu, porém vem com LXQt instalado ao invés do Gnome. O Gnome é infinamente mais polido, com animações e tal, porém o LXQt é extremamente leve. Similar ao XFCE, que vem instalado no Xubuntu.

Existe ainda o LXDE que dizem ser mais leve que os mencionados, e ainda existem as WM (Window Manager) que possibilitam economizar ainda mais recursos computacionais (i3, bspwm, etc). Não vou entrar muito no mérito das WM aqui pois esse assunto é um rabbit hole. Se quiser saber mais, leia isso.