Executando verificação de segurança...
2

Navegadores Antigos No Desenvolvimento Web

Olá, estou começando no desenvolvimento web, recentemente consegui meu primeiro freela, estou usando as tecnologias básicas no projeto, HTML, CSS e js que é o que eu aprendi até o momento. recentemente principalmente por está desenvolvendo esse projeto me veio uma dúvida sobre qual navegador mínimo devo considerar desenvolver, para quão antigo o navegador devo considerar desenvolver de forma que não prejudique de alguma forma a experiência nos navegadores modernos, temos o Internet Explorer que a Microsoft parou de dar suporte, etc. gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre isso.

Carregando publicação patrocinada...
2

É bom dar uma olhada no Safari também, por mais que Chrome e Firefox dominem o mercado, existem usuários do Safari e por experiencia própria, o navegador é meio chatinho em relação a algumas coisas.

1
2

Chrome e Firefox já está ótimo, muitos outros navegadores são baseados no chromium, então, basicamente, serão compatíveis. Fora que o chrome de longe é o navegador mais usado, mesmo sendo um dos que consomem mais memória também. Navegador em si não é uma coisa tão importante assim, o mais legal mesmo são as ferramentas de desenvolvedor que podem te oferecer, até mesmo extensões para simulação de dispositivos móveis

1

Acrescentando, acredito que vale a pena validar também nas versões móveis desses 2 navegadores. Sou adepto do Firefox, pois acho a engine do Chrome um comilão de recursos, mas sofro com a quantidade de bugs que acontecem apenas na versão mobile, e não é culpa do browser dá pra ver que é algo que está errado e o Chrome maquia.

1
1
1

Meus 2 cents:

Navegadores: Chrome, Safari, Firefox, Edge

Onde: Celular e Desktop (testar nestas duas plataformas eh um diferencial legal)

Quao antigo: 1-2 anos de versoes anteriores normalmente eh o bastante.

Na pratica: se possivel, teste nos 4 navegadores acima (ou pelo menos Chrome/Safari) e na versao mais atual.

Funcionou ? Ta limpo !

Se algum usuario reclamar ou tiver um problema especifico em versao mais antiga (p.ex. escritorios de contabilidade, orgaos do governo sao um prato cheio para versoes desatualizadas) ai voce analisa (normalmente, ter de adaptar o CSS).

Mas nao gastaria muito tempo nisso - normalmente as bibliotecas de CSS ja tem internamente correcoes para as diversas versoes de browser.

1
1

Depende de que público você quer atingir, está desenvolvendo para quem?

Se quer ser acessível para qualqur usuário deve suportar até o Lynx.

Se está fazendo algo público para toda a população poder acessar, deve suportar qualquer navegador. Não é difícil fazer isso, e ficar difícil é porque provavelmente isso não deveria ser web. Os governos fazem isto? Não fazem, descumprindo a lei.

Em muitos casos as páginas deveriam funcionar sem problemas, ainda que a experiência não seja a melhor, até mesmo sem JS ligado. E tem uma porcentagem não desprezível de pessoas que navegam assim.

Se acha que não vale o esforço para manter tantas versões, faça um corte olhando estatísticas de utilização para ver quais navewgadores e versões tem mais uso por aí e vê que porcentagem de pessoas você aceita que não vão navwegar no seu site.

Também precisa observar que, ao contrário da crença popular, o que você faz que roda na versão atual, pode não funcionar na versão futura e seu site ficar total ou parcilamente inacessível. Os browsers se atualizam e nem sempre mantém compatibilidade com o que funcionava antes, especialmente quando o que funcionava era em cima de algo não documentado.

Existe uma coisa chamada Graceful Degradation e Progressive Enhancement?.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).