Executando verificação de segurança...
1

[InGestão de Projetos] Um espaço para falarmos sobre gestão de projetos

Antes de começar

Meu nome é Matheus Mafra, mas todo mundo me conhece só como Mafra. Há quase 6 anos, venho contribuindo nesse espaço de gestão de projetos (com foco em TI). Antes disse mexi um com desenvolvimento de aplicativos nativos em Android, dev WEB, mas como dev atuei mais fortemente como dev de chatbot, até seguir para uma trilha de gestão de projetos.

A algum tempo venho buscando um espaço para compartilhar, alguns aprendizados, conhecimento e (principalmente) dúvidas. Por enquanto, batizei esse espaço como InGestão de Projetos. E quando vi o propósito do TabNews achei que poderia ser um excelente espaço para tentar construir esse espaço.

Durante esse tempo, a maioria dos locais, os quais conheci, que falam sobre gestão de projetos (principalmente em português) focam muito em falar sobre metodologias ágeis, no final culminando em falar de Scrum, Kanban ou XP. DE FORMA ALGUMA vejo isso comom um problema, pelo contrário, acho que pode se extrair muito desses espaços. No entanto sindo falta de falarmos um pouco mais de como acontece na prática, não focando em um método específico, nem na teória e sim

buscar saber como os problemas são resolvidos no dia-a-dia.

De onde começar

Acredito que, para todos que trabalham com TI, sempre tem algum ponto que você para e pensa "Acho que poderia melhorar isso" ou "Aquilo poderia ser otimizado para ganharmos tempo". Meu objetivo é compartilhar um pouco desse dia-a-dia, falando sobre alguns assuntos como:

  • Como desenvolvedor, preciso mesmo participar de reuniões?!
  • Como engajar uma equipe que trabalha 100% remoto?
  • Como posso acompanhar os projetos que faço parte?

Entre alguns outros assuntos que tenho em mente, ou que acabam aparecendo como sugestões.

MUITO IMPORTANTE, não tenho vontade de ser o dono da verdade nem ter todas as respostas para os problemas. Muitas vezes, quando falamos de gestão, falamos de um assunto que precisa de tempo e de uma análise caso a caso para que possa ser melhor compreendido. Meu objetivo aqui é compartilhar parte da minha vivência e ter um espaço aberto à discussão.

E por fim

Espero poder ajudar, com minhas experiências, e aprender muito! Tenho certeza que, como várias coisas na TI, existem várias formas de fazer a mesma coisa.

Caso tenha alguma sugestão, compartilhe-a, para que possamos falar mais sobre o assunto.

Carregando publicação patrocinada...
1

Tudo que envolve ser humano é desafiador a 1 ano e meio venho tentando tirar do papel um projeto. E nessa jornada percebi o grande volume de pessoas que passaram e as vezes fico me questionando: pq não ficaram? Vejo uma ansiedade tão grande por resultados instantâneo nas pessoas, sendo que tudo é um processo.
Então vejo muitos chegarem no grupo trazendo sua bagagem de cursos, graduações, experiências e eu penso: será que nisso tudo apresentado tem persistência e motivação? Pois pra mim isso é fundamental.
Mas gestão é algo além de ferramentas, compliance e títulos.
Gestão é sentir, sentir o outro e escolher o melhor caminho pra seguir e mudar as rotas várias vezes

1

Perfeito, acredito que a palavra que você usou foi excelente "desafiador". Tornar um grupo motivado, engajado e produtivo é muito complexo, principalmente, até porque cada indivíduo é completamente diferente um do outro, o que motiva um, ou a maioria, não necessariamente motiva a todos.

O que eu vejo muito hoje é atrelar essa "rotatividade" a, somente, um retorno financeiro. Não acredito muito nisso. Acho sim que pessoas reconhecidas financeiramente tendem a estarem mais propensas a estarem motivadas, mas não vejo como fator determinante.


Estamos nos tornando, cada vez mais, imediatistas. Buscando resultados rápidos, não aproveitando momentos que são de extrema relevância na nossa vida, e por que? Trabalhando com muitas pessoas que estão começando no mercado de TI (estagiários, e pessoas no primeiro emprego) percebo uma ânsia, ABSURDA, por "se tornar dev senior". Enquanto, muitas vezes, isso pode vir em paralelo se estiver disposto a ficar ali no presente.

Porém, também não deixe que isso inviabilize seu projeto! Tenho certeza que, como você bem falou, com "persistência e motivação" o jogo começa a virar