Perfeito, acredito que a palavra que você usou foi excelente "desafiador". Tornar um grupo motivado, engajado e produtivo é muito complexo, principalmente, até porque cada indivíduo é completamente diferente um do outro, o que motiva um, ou a maioria, não necessariamente motiva a todos.
O que eu vejo muito hoje é atrelar essa "rotatividade" a, somente, um retorno financeiro. Não acredito muito nisso. Acho sim que pessoas reconhecidas financeiramente tendem a estarem mais propensas a estarem motivadas, mas não vejo como fator determinante.
Estamos nos tornando, cada vez mais, imediatistas. Buscando resultados rápidos, não aproveitando momentos que são de extrema relevância na nossa vida, e por que? Trabalhando com muitas pessoas que estão começando no mercado de TI (estagiários, e pessoas no primeiro emprego) percebo uma ânsia, ABSURDA, por "se tornar dev senior". Enquanto, muitas vezes, isso pode vir em paralelo se estiver disposto a ficar ali no presente.
Porém, também não deixe que isso inviabilize seu projeto! Tenho certeza que, como você bem falou, com "persistência e motivação" o jogo começa a virar