Executando verificação de segurança...
7

DE CASA NOVA((LINUX)) ARIGATÔ WINDOWS

Olá a todos, esta semana tem sido de novidades e surpresas na minha pacata rotina como estudante e aspirante a desenvolvedor no futuro. Comentei aqui no site alguns dias atrás sobre minha saga no desenvolvimento mobile, usando Kotlin no Android Studio, e como ele estava mais pesado que as piadas do Leo Lins.

Um dia dei ouvidos aos meus pensamentos intrusivos e corri atrás de instalar o Linux (Ubuntu) por brincadeira, para ver como funcionava. Tenho uma pasta com interfaces de animes usando o Linux (isso foi minha pequena ruína).

Depois de assistir a 50 tutoriais diferentes, fui tentar instalar o Linux em dual boot, mantendo o Windows funcionando no disco C e o Linux no disco D. Resumo da ópera, deu muito errado com o Windows, não sei por que não entra nem rezando (logo mais vou dizer por que não fiquei triste com isso).

Depois de quebrar a cabeça, corri para a internet para aprender a configurar tudo do jeito que eu queria. Esse processo todo de instalação, Windows indo comprar cigarro, e a configuração do Linux, foi coisa de horas — comecei às 22h e terminei configurando o ambiente às 2h da manhã. Depois de colocar as coisas mais ou menos onde eu queria, fui atrás dos temas de animes e outras coisas superficiais, porem legais. Foi aí que cometi um erro: na versão 24 do Ubuntu que eu instalei, estava dando um bug com o GNOME ao tentar mudar o design do mouse, travando o sistema de um jeito bizarro. Criando um tela branca de erro toda vez que eu entrava no sistema depois do login.

Eu, como um novato, garoto novo, cheirando a leite com pêra, primeiro entrei em desespero; depois fui tentar fazer alguma coisa e nada dava certo, até que enchi o saco e fui instalar tudo de novo. E lá se foram mais algumas horas nessa saga. Consegui por milagre reinstalar o sistema. Mas, pasmem, depois de algumas horas deu o mesmo problema quando fui configurar o mouse; na primeira vez eu não tinha notado onde estava o problema, foi tudo de repente. Mas dessa vez não desisti, corri atrás e por acaso encontrei um site russo descrevendo esse mesmo problema, por sorte consegui seguir certinhos as linhas de código que corrigiam a cagada.

Nunca mais fui atrás de mudar drasticamente o sistema, e vou dizer o porquê. Usar o Windows para desenvolver aplicativos no Android Studio estava sendo um sacrifício, mas por algum motivo no Linux as coisas estão rodando como um dançarino de break dance. Tanto a versão emulada do Android dentro do PC quanto a versão compilada no celular externo.

Instalei todos os drivers de vídeo e som, alterei a barra de aplicativos do Linux, deixei bem no estilo. Estou impressionado com a temperatura do notebook rodando Linux. É uma loucura, para quem batia 80/90 grau facilmente com o Android Studio.

Tenho estudado comandos e conceitos do Linux aos poucos, porque meu foco ainda é o desenvolvimento mobile principalmente, mas com o tempo eu aprendo uma coisa ou outra de Linux para aumentar meu domínio na plataforma.

Bom por causa de uma curiosidade boba, acabei mudando radicalmente minha rotina de estudo e vida. Não quero nem arriscar tentar colocar o Windows de novo no meu PC só para jogar alguns games e correr o risco de estragar tudo de novo. Quando eu tiver condições melhores, compro um PC só para jogos.

Link de como fico minha brincadeira - https://ibb.co/740bsjc

Carregando publicação patrocinada...
8

Amei suas analogias, haha

Tenho estudado comandos e conceitos do Linux aos poucos, porque meu foco ainda é o desenvolvimento mobile principalmente, mas com o tempo eu aprendo uma coisa ou outra de Linux para aumentar meu domínio na plataforma.

Isso aí, e esses conhecimentos são importantes, especialmente para você como desenvolvedor...

É uma loucura, para quem batia 80/90 grau facilmente com o Android Studio.

Não é? E elogio outra coisa: O gerenciamento de memória RAM das distros.

Link de como fico minha brincadeira

Bom de mais, espera só quando tu entrar de cabeça nas extensões do GNOME...

Eu parei de personalizar meu ambiente depois que mudei para o KDE Plasma, acho ele bem consistente (não que os outros não sejam, enfim...).

2

Depois de muita pesquisa, meu gosto se tornou mais clean, com apenas uma barra simples na parte inferior contendo o essencial, e a área de trabalho limpa, com um fundo de cor bem forte. Não preciso de mais enfeites além disso. Está perfeito! 😄

gosto de roxo...
https://ibb.co/2gPpYTq

2
3

Feliz demais com sua decisão, e invejo um pouco, pois estou tentando fazer dualboot no meu pc e não consigo por nada, ubuntu diz que nao tenho espaço disponivel suficiente mesmo com mais de 100gbs livres no ssd e mint nao da boot no direto pelo grub, tem que ficar trocando td hora na bios (e olha que ja resetei a bios) mas as configurações não saem, infelizmente nao posso abrir mao do windows, meu nivel de conhecimento linux esta um pouquinho a sua frente, coisa leve, mas mais uma vez: feliz por voce ter tomado uma decisão com tanta convicção.

1
1

quando puder abra, windows n tem sentido pra trabalhar com desenvolvimento. quer o windows pra jogar? no linux vc consegue facilmente jogar qualquer jogo tbm, existem diversas soluções como próton, lutris e etc...

3

Show de bola cara! Eu uso xfce no mais padrão possível, acho bonitos sistemas bonitos, mas não tenho paciência para fazer algum rice

E a menos que você tenha sobre escrevido alguma partição do windows, é bem capaz que o grub só não esteja identificando ele. Parece ter alguns posts em sites ai descrevendo problemas parecidos. Mas também existe a opção de copiar os arquivos da partição dele para o linux e vir total para o lado negro da força 😈

1

Ja sucumbi pro lado negro da força não tem mais volta... um vez usando linux não a mais volta pro wind. Claro em caso de necessidade de trabalho ou recurso especifico, não tem jeito. Mas na vivencia diria não tem motivo.

1
1
1