DE CASA NOVA((LINUX)) ARIGATÔ WINDOWS
Olá a todos, esta semana tem sido de novidades e surpresas na minha pacata rotina como estudante e aspirante a desenvolvedor no futuro. Comentei aqui no site alguns dias atrás sobre minha saga no desenvolvimento mobile, usando Kotlin no Android Studio, e como ele estava mais pesado que as piadas do Leo Lins.
Um dia dei ouvidos aos meus pensamentos intrusivos e corri atrás de instalar o Linux (Ubuntu) por brincadeira, para ver como funcionava. Tenho uma pasta com interfaces de animes usando o Linux (isso foi minha pequena ruína).
Depois de assistir a 50 tutoriais diferentes, fui tentar instalar o Linux em dual boot, mantendo o Windows funcionando no disco C e o Linux no disco D. Resumo da ópera, deu muito errado com o Windows, não sei por que não entra nem rezando (logo mais vou dizer por que não fiquei triste com isso).
Depois de quebrar a cabeça, corri para a internet para aprender a configurar tudo do jeito que eu queria. Esse processo todo de instalação, Windows indo comprar cigarro, e a configuração do Linux, foi coisa de horas — comecei às 22h e terminei configurando o ambiente às 2h da manhã. Depois de colocar as coisas mais ou menos onde eu queria, fui atrás dos temas de animes e outras coisas superficiais, porem legais. Foi aí que cometi um erro: na versão 24 do Ubuntu que eu instalei, estava dando um bug com o GNOME ao tentar mudar o design do mouse, travando o sistema de um jeito bizarro. Criando um tela branca de erro toda vez que eu entrava no sistema depois do login.
Eu, como um novato, garoto novo, cheirando a leite com pêra, primeiro entrei em desespero; depois fui tentar fazer alguma coisa e nada dava certo, até que enchi o saco e fui instalar tudo de novo. E lá se foram mais algumas horas nessa saga. Consegui por milagre reinstalar o sistema. Mas, pasmem, depois de algumas horas deu o mesmo problema quando fui configurar o mouse; na primeira vez eu não tinha notado onde estava o problema, foi tudo de repente. Mas dessa vez não desisti, corri atrás e por acaso encontrei um site russo descrevendo esse mesmo problema, por sorte consegui seguir certinhos as linhas de código que corrigiam a cagada.
Nunca mais fui atrás de mudar drasticamente o sistema, e vou dizer o porquê. Usar o Windows para desenvolver aplicativos no Android Studio estava sendo um sacrifício, mas por algum motivo no Linux as coisas estão rodando como um dançarino de break dance. Tanto a versão emulada do Android dentro do PC quanto a versão compilada no celular externo.
Instalei todos os drivers de vídeo e som, alterei a barra de aplicativos do Linux, deixei bem no estilo. Estou impressionado com a temperatura do notebook rodando Linux. É uma loucura, para quem batia 80/90 grau facilmente com o Android Studio.
Tenho estudado comandos e conceitos do Linux aos poucos, porque meu foco ainda é o desenvolvimento mobile principalmente, mas com o tempo eu aprendo uma coisa ou outra de Linux para aumentar meu domínio na plataforma.
Bom por causa de uma curiosidade boba, acabei mudando radicalmente minha rotina de estudo e vida. Não quero nem arriscar tentar colocar o Windows de novo no meu PC só para jogar alguns games e correr o risco de estragar tudo de novo. Quando eu tiver condições melhores, compro um PC só para jogos.
Link de como fico minha brincadeira - https://ibb.co/740bsjc
Fonte: https://ibb.co/740bsjc