Em relação a python ser mais fácil, eu vejo como afago na cabeça de quem está começando, no passado não tão distante eles utilizavam Java como linguagem da matéria, sinto que eles quiseram experimentar algo diferente e mais convidativo. Eu tenho perfeita consciência que python exige menos dos alunos, e mesmo com essa "facilidade" metade da sala já caiu fora e estamos em setembro. Mas consegui o que eu queria, pensar coisas que não viam na minha cabeça sem a nossa troca de ideia obrigado.
Java já era um erro.
Você tem toda razão, é um afago mesmo, não há dúvidas disso. Bons tempos que a faculdade servia para formar profissionais fortes, hoje o que importa é o afago. Eu entendo isso, mas não é bom de verdade para ninguém. Entendo porque de fato eu sei que as pessoas caem fora.
Desenvolver softwares é uma tarefa muito mais difícil do que as pessoas imaginam, e que muita gente faz parecer, tem toda uam indústria que ganha muito em cima disso, e as faculdades hoje, em grande parte, estão no negócio de fornecer diplomas e não mais em formar profissionais de qualidade. Por isso muita gente diz que não ale a pena fazê-las. O que estão certos em parte, mas não totalmente, ainda tem valor em fazer. Poucas pessoas se darão melhor sem faculdade.