Executando verificação de segurança...
2
Lobo
1 min de leitura ·

O "programador flexbox"

Neste post, quero compartilhar algo que percebi que estava fazendo com frequência: usando flexbox onde eu não precisava.

Mas como assim?

Bem, recentemente comecei a me familiarizar com o mundo do frontend. Tenho uma boa experiência em linguagens como Python, mas não quero ficar para trás, haha. Com alguns meses de estudo e prática, cheguei na temida responsividade.

Certo dia, o YouTube me recomendou um vídeo da Rafa Ballerini sobre flexbox, e apesar de conhecer a propriedade, nunca a tinha utilizado. E a partir daí, foi como mágica, comecei a usar em tudo.

O problema é que não sei se isso foi uma boa ideia. Por exemplo, para fazer um simples header, eu aplicava flexbox em tudo. Não que isso tenha causado
problemas, mas parece ser uma má prática.

Gostaria de dicas do que fazer, se devo continuar fazendo do jeito que estou ou passar a usar flexbox apenas onde realmente é necessário?

Carregando publicação patrocinada...
2

devo continuar fazendo do jeito que estou ou passar a usar flexbox apenas onde realmente é necessário?

Use apenas onde é necessário.

E isso não vale apenas para flexbox, vale para qualquer coisa (linguagem ou recurso específico da linguagem, paradigma de programação, biblioteca, framework, IDE, etc).

Pra tudo que a gente usa, o ideal é estudar e entender muito bem pra que serve, quais problemas aquilo resolve e em quais casos ele não serve, os prós e contras, as vantagens e desvantagens. Depois, de posse dessas informações, vc avalia caso a caso o que faz mais sentido usar.

Claro que muito desse conhecimento vem da experiência, principalmente da negativa (usei e descobri que não era bom para aquele caso), mas pelo menos agora vc saberá que nos próximos casos similares talvez seja melhor usar outra coisa.

Usar sempre (ou não usar nunca) alguma coisa, sem justificativa técnica (só porque alguém disse que é "boa/má prática" mas não explicou o porquê), cai naquela história clássica - e batida - de que "pra quem só sabe usar o martelo, tudo parece um prego".

1

> simples header, eu aplicava flexbox em tudo.

Ué e qual o problema? A ferramenta ta ai pra ser usada! Se tudo funcionar com Flex, use Flex! kk Não veja como uma forma "pejorativa/preguiçosa".. se for pensar assim ninguem usaria bootstrap kk

Eu nao trabalho com Front, mas sempre que participei de desafios sempre uso Flex.. é uma ferramenta que veio para facilitar nossa vida.. você tendo em mente como o flex funciona, você consegue montar praticamente qualquer coisa!

Use e abuse ;)

1

Bom acredito que seja questão as vezes de praticidade, tem casos que nós teremos que usar outros tipos de display como o grid, mas casos que o simples flexblox resolve muito bem o problema, mas concordo com você as vezes usamos ele de forma desnecessária para acabar resolver um problema pequena que não necessitaria, acho que conforme você percebe isso, quer mudar e vai praticando e aprendendo outras formas o seu CSS vai cada vez mais "sólido" e "limpo" acho que podemos dizer assim.

1
1

os elementos vão ficar lado a lado? usa flexbox. Os elementos vão ficar um em cima do outro (mobile por exemplo) usa flexbox. precisa fazer um dashboard? usa grid.

1

Não vejo grandes problemas em usar em tudo, mas realmente há casos que o flexbox é usar um canhão para matar uma mosca, pode deixar o entendimento do css complicado. Mas é uma das melhores ferramentas que existem para estruturar seu site. Também recomendo você conhecer CSS Grid