Executando verificação de segurança...
3

Produtividade depende do lugar, da pessoa, do momento ou do processo?

Galera, a resposta pra pergunta acho que é um consenso que sim, depende de todos esses e vários outros fatores, mas quero evoluir isso aqui, aproveitando o post do lucax.

Para devs ou editores, o setup de vocês tem influência direta na produtividade?

A mesa, mouse, teclado, monitores e até a cadeira... não estou falando sobre o básico para o ruim, claro que um monitor de 14" LCD diminui a produtividade de alguém, estou falando sobre itens que façam além do básico.

E sobre os rituais? Vocês tem algum padrão?

A mesma música, um podcast, desligar as luzes, conferir noticias todo dia antes de abrir o backlog... exemplos assim, que comecei a praticar após assistir um vídeo do Filipe e confesso que tem me ajudado MUITO!

Gostaria de saber a realidade de vocês, quem sabe nos ajudamos mais!

Carregando publicação patrocinada...
1

Não sou propriamente um DEV (sou Gerente de Engenharia de Software), e para mim influencia sim. Mas se tivesse que dizer o porquê não seria por conta da ferramenta em si, mas da satisfação que ela trás pro seu tempo de produção.

Por exemplo, eu trabalho a maior parte do meu tempo no escritório e lá a forma que eu organizo os monitores e o notebook (tenho 2 monitores externos) é bem peculiar e diferente da média da galera que divide escritório comigo. Ou seja, todos temos 3 telas (incluindo a do note), mas a produtividade vem da forma que as organizamos.

Outro exemplo é um artefado do meu setup em casa. Eu tenho um deskpad encarpetado (olhem a foto exemplo abaixo) e ele não é uma ferramenta em si, mas a forma como a mesa ficou visualmente mais agradável pra mim me ajuda a focar nas coisas.

Deskpad encarpetado

1

Quando tenho que trabalhar com frontend sinto falta de um segundo monitor para economizar os infinitos "alt+tab" da vida, principalmente quando as janelas são Chrome, Devtools, VSCode, IntelliJ, DBeaver, Slack e Jira (pra lembrar o que que eu to fazendo).

E onde eu trabalho, se eu não botar um rock no fone fica difícil concentrar, a galera gosta de conversar lá kk.

O que me ajuda na produtividade é fazer pausa imediata.
Quando o codigo da erro, eu vejo o problema e já paro uns 3 minutos para abrir um site aleatório e focar a mente em outra coisa. Quando volto, consigo resolver mais rápido do que quando eu fico bitolado tentando resolver.
Não sei pq, mas geralmente é isso que me acontece.

Eu tenho tmb uma pasta chamada "save_me_txt" onde tenho vários txts com anotações, códigos e dicas de problemas que me ocorrem com frequência, além de fazer um arquivo para cada requisição, anotando a evolução dos projetos.

1

Ah entendo a necessidade dos fones, descobri que os com cancelamento de ruído ativo são muito bons mas que aquela hora que o gestor te chamar pode gerar um incômodo.

Eu como procedimento padrão nos erros, aqueles que vc comemora qnd muda o erro, vou tomar um café, pauso pra ler alguma notícia ou vir aqui no tabnews, ai volto revendo o processo debugando todo o código... funciona muito mais que ficar batendo cabeça várias vezes, na minha opinião.

De alguns dias pra cá ralizei que no meu trabalho eu programo tanto, se não mais quanto programo em casa, então, por que ter conforto só em casa? Ultimamente tenho trazido mouse e teclados pessoais para usar no trabalho, a dificuldade as vezes fica por algum software específico que precisa de usuario adm pra instalar mas fácilmente contornável.

Confesso que tem melhorado se não minha produtividade, pelo menos meu conforto.

1

O que vale é saber muito. Ler documentação primária. Algo importante também é possuir uma doença chamada "Transtorno do Trabalho Excessivo" ou "Transtorno do Trabalho Compulsivo". Conheci um cara quê, com o notebook todo cagado, tinha derramado água no teclado, estava praticamente sem teclado, fez o trampo e resolveu coisas que todos os outros não conseguiram, gente que tinha 2 monitores, teclado sem fio, etc.
O cara era um verdadeiro "Imperador", veio de família abastada, pai empresário, educado, um bom orador, fluente em inglês. O lado ruim é quê, na mesma região só pode existir 1 único imperador. Então sim, pelas costas ele fazia de tudo para arruinar os demais.

1

Sobre o setup (apesar de gostar de evoluir meu setup sempre) o que mais me afeta é a organização do mesmo. Mesmo que seja apenas uma mesa e um notebook, que esteja limpo e organizado. Não conseguiria produzir em um setup caríssimo mas desorganizado. Claro que monitores auxiliares, cadeira confortável, entre outros vão ajudar sim na qualidade de vida do profissional.

Porém o que eu acho que tem mais impacto para a minha produção hoje é a minha rotina. Mesmo trabalhando no modelo home office eu acordo cedo, tenho minha rotina matinal para tomar café da manhã, tomar banho e "me arrumar" para trabalhar. Por muito tempo trabalhava de cueca apenas, kkk, ou um shorts, por estar dentro de casa e a cultura da empresa é de não abrir muito a câmera nas chamadas de vídeo. Porém, despois de estudar muito sobre produtividade, vi que me arrumar por exemplo me prepara para o serviço despertando assim meu cérebro para o que estar por vir, então passei a ser muito mais produtivo logo no início da minha jornada de trabalho.

Gosto de consumir algum conteúdo de ensino logo pela manhã antes do trabalho, quando a mente está bem fresca.

Outra coisa legal de comentar é que passei a programar meu dia na noite anterior, com isso meu cérebro nem tem tempo de procrastinar logo quando acorda, pois ele já sabe o que tem que fazer. Isso dentro outras dezenas de coisas que testei e funcionou muito bem pra mim e que se eu parasse para contar aqui iria dar muito texto, haha.

Pra contextualizar: sou dev web sr e trabalho no modelo home office para um grande banco no brasil