Executando verificação de segurança...
11

Licenças de Código

Galera, trazendo um tema que qualquer um que criar um projeto no github ou outros repositórios compartilhados de código algum dia vão ficar com um ponto de interrogação pairando. Licenças de Uso.

Muitos deixam para se preocupar com isso apenas quando for necessário, porém falo por mim mesmo quando digo que sempre preciso parar pra lembrar sobre as licenças.

Já adianto que não sou especialista nem estudei tão a fundo o tópico, estou trazendo aqui inclusive para ter mais insights e também aprender mais sobre.

Algumas descrições muito básicas e informais sobre algumas licenças:

  • Licença MIT
    Pode ser usada tanto em software livre como software proprietário, é considerada moderadamente permissiva porém vantajosa ao proprietário por conter clausulas sobre sublicenciar ou vender cópias do software.

  • GNU General Public License v3.0 (GNU GPLv3)
    Nesta licença o software pode ser distribuído, porém, o código fonte deve permanecer disponibilizado.
    Quando e se ocorrerem alterações ou edições no fonte, todas elas precisam ser documentadas e devem ser lançadas em licenças semelhantes a essa.

  • The Unlicense
    Com o nome praticamente auto explicativo, essa licença significa quase que "sem licença", não sendo necessário copyright, nem mesmo tendo restrições de alteração, distribuição ou outras ações possíveis.

Galera existem diversas licenças e em cada uma mais opções de parâmetros e clausulas adicionais, deixo aqui o convite para comentarem sobre quais mais se adequam a realidade de vocês, freelancers ou CLTs e como usam na prática no dia a dia.

Deixo aqui também um link e recomendação para o Choose an open source license, uma página que auxilia na escolha de qual licença utilizar de uma maneira um tanto quanto intuitiva.

Carregando publicação patrocinada...
1
1
1
1
1

Uma dúvida que tenho, e me parece ser comum:
Em processos seletivos que demandam um projeto, que licença deve ser utilizada? Qual é recomendada para proteger o dev de roubo de trabalho para utilização na empresa gratuitamente?

1

Nas empresas que eu passei que tinham esse tipo de teste, geralmente eram institucionalizados da própria empresa, algumas forneciam base de dados fictícia ou um ambiente controlado.

Não tenho certeza, mas penso que em locais que não se enquadram nos exemplos que eu citei ou que não tenham algum documento relacionado a direitos intelectuais, ainda mais por se tratar do processo seletivo, creio que a MIT seja o suficiente pra manter o projeto atrelado ao autor e dependendo das clausulas utilizadas, limitaria as ações da empresa.

Mas lembrando que isso pode variar de acordo com cenário e também ponderar se a empresa pode tirar ganhos sobre um projeto que ela utiliza em processos seletivos, o que acho muito difícil de acontecer principalmente em empresas mais "sérias".

1
1
1
1

Muito obrigado pelo tópico! Recentemente eu precisei pesquisa mais sobre, e achei conteúdos informativos, porém você colocou de forma simples e de rápida leitura!

1
1

Geralmente uso essas três licenças, nunca me aprofundei em outras, mas o link abaixo cujo qual recomendou no artigo é bem útil para saber a definição de cada uma.

1
1

nunca tive curiosidade, de entrar em detalhes nas licenças, e por padrão eu usava a mit mesmo,

e gnu parece ser interessante também, assunto que vou me aprofundar em detalhes, obrigado por compartilhar, detalhe

uma empresa que produz codigos open source, usa qual licença? ou isso varia tambem?

1
1
1