[Pensamentos]: Programação primeiramente deve vir por amor a arte e não somente por dinheiro
Olá de novo, vim compartilhar alguns pensamentos que tive sobre programação e sobre a concepção errada de que se tornar programador é pelo dinheiro.
PS: Já vou deixar claro de inicio que sim, trabalhamos por dinheiro. Mas o ponto é a habilidade de programar e não o que acontece no seu emprego.
Programação é uma arte?
Claro que é uma arte, um algoritmo é um conjunto de decisões que quanto convertidos a diagramas pode gerar um gigantesco emaranhado de decisões feito para uma aplicação rodar bem em uma pequena CPU.
Claro que nem sempre escrevemos tudo, mas, vamos considerar esse diagrama gigantesco contendo a lógica de todas as dependencias que precisamos usar praticamente viraria um fractal pois essa dependencia tem dependencias que tem dependencias.
Além disso, enxergamos na programação o mesmo que enxergamos na arte:
- Criatividade
- Estética
- Expressão pessoal
- Complexidade e o detalhamento
O código em si é a extensão daquilo que seu programador é. Vide a lembraça do ínicio da comunidade Ruby On Rails onde os primeiros grupos eram basicamente artistas freelancers como Jonathan Gillete. Ou grupos que tentaram melhorar a qualidade do código como o Gang of Four e os primeiros adotantes do Agile (não a versão comercial de hoje, e sim da época que se importavam)
Códigos que mudaram o mundo mas que seus programadores nunca foram mencionados
- FFmpeg, Qemu, Tiny C Compiler
Já pararam para se perguntar quem escreveu as primeiras linhas de código desses projetos? Que hoje são usados em tantas empresas que precisam de soluções de virtualização? ou processamento de vídeo? Plot Twist: Foi um homem só seu nome é Fabrice Bellard
- vi
E quanto ao vi? que hoje é pai do vim e avó do neovim? já se perguntou quem escreveu suas primeiras linhas? Seu nome foi Bill Joy
- Minix
E quanto ao sistema operacional sobre o qual Linux foi desenvolvido? seu criador foi o professor de sistemas operacionais na faculdade em que Linus Torvalds estudou. Seu nome é Andrew Taunenbaum
- Apple I
E os desenvolvedor do Apple I que iniciou a Apple. Mas até o nome de seu principal contribuidor e cofundador da Apple foi esquecido. Seu nome é Steve Wozniak
Conclusão
Muitas vezes as pessoas entram na programação vindo diretamente da vontade de Marketeiros como Elon Musk, Bill Gates, saudoso Steve Jobs, Mark Zuckerberg que sim, muitas vezes precisaram escrever algum código mas que nem chega perto dos nomes citados aqui hoje. E tudo bem, eles tinham empresas para manter e o dinheiro a ser pago não era infinito, todos são gênios do marketing e do empreendedorismo.
Mas a verdadeira arte da programação ficará escondida abaixo do capo. E tudo bem se você claro quiser começar numa empresa como programador-fundador mas em determinado ponto do crescimento da empresa você terá que escolher continuar como programador, ou assumir as redeas e continuar como dono.