Executando verificação de segurança...
83

Como o lo.cafe, o NotchNook e os projetos pessoais salvaram minha vida

👋 Oi!

Sou o Igor, dev fullstack JS há 10 anos, designer há 16 e Swift há uns 2 acho.

Recentemente o NotchNook, app pra macOS que atualmente é meu trabalho full-time, foi publicado na MacMagazine. Isso fez com que eu imergisse um pouco na bolha tech brasileira, fui adicionado a alguns grupos, conheci algumas pessoas e decidi postar aqui no TabNews pela primeira vez pra falar um pouquinho sobre como foi essa rampa que eu to subindo há um tempo.

Vai ser um textão, não sei se alguém vai ler, mas garanto que, se você tiver paciência, vai ser divertido :)

Apesar de trabalhar com desenvolvimento há 10 anos, eu sempre enfrentei muita dificuldade em trabalhar. Computadores, tecnologia e desenvolvimento são as coisas que mais amo na minha vida, sempre foi e sempre vai ser, mas aí entra dois obstáculos gigantescos:

  • Falar com gente.
  • Fazer o que eu não quero.

Eu dei o azar (ou a sorte) de ter nascido com TDAH e autismo (DEA), o que me agrega diversas características não convencionais. Os principais problemas são a comunicação e a consistência de trabalho.

Não me entenda mal, eu sou muito bom em me comunicar. Fui contratado em quase todas as entrevistas que fiz, mas pra conseguir "atuar bem" nas entrevistas, eu preciso tomar um venvanse e um alprazolam pra não enlouquecer. E aí você adiciona daily meeting e gestor incompetente te enchendo o saco todo dia e você agora tem um adulto de 26 anos chorando porque tem que fazer uma reunião na qual ele nem mesmo vai precisar falar com ninguém, imagina quando ele precisa.

Aí vem a parte de não conseguir ir contra a minha própria vontade. Eu não faço ideia de que tipo amaldiçoado de combo das deficiências eu nasci, mas eu só consigo fazer o que me da na telha, basicamente. O ponto é que tanto o autismo quanto o tdah tem como sintoma o hiperfoco, que, juntando com a minha sorte de gato preto, faz com que ou eu programe 600 linhas de código todo dia por 45 dias seguidos ou eu fique no tiktok o dia todo por 4 dias seguidos. Isso sempre foi terrível porque, como você deve imaginar, não funciona no mundo real 🤡

🤔 Mas... será que não funciona mesmo?

Lá pra metade do ano passado o Reddit anunciou mudanças nas políticas da API que acabou matando um app famoso pra acessar o Reddit (pra iOS só) chamado Apollo. As mudanças eram basicamente que a partir de então os devs teriam que pagar se a chave de API dele ultrapassasse um certo limite. E você também tinha que ter um approval do Reddit pra poder sequer pagar.

Ali me deu uma vontade louca de fazer um Apollo 2, sabe? Um app que passasse a rasteira nas políticas do Reddit, afinal, eles não proibiram que as pessoas usassem suas próprias API keys, e já que todo mundo pode criar uma key, por que não fazer um app em cima disso?

Pro nome eu pensei na frase "Houston, temos um problema" que rolou na missão Apollo, mas eu me confundi em algum momento e acabei colocando Winston.

Resultado?

Tudo isso foi muito incrível, mas foi só 2 meses atrás que eu comecei a trabalhar no que realmente mudaria tudo: NotchNook.

NotchNook é um app que bota uma centralzinha de comandos no topo da sua tela no macOS. Ele fica atrás no notch, se você tive rum laptop com notch, e fica com um puxadorzinho se você tiver com um monitor normal.

Pois bem, eu fiz esse app com nada mais do que amor no coração. Eu não queria fazer dinheiro, eu só queria fazer uma parada incrível. Eu caprichei muito em tudo, dá uma olhada no nível de detalhe:
https://x.com/IMarcossi/status/1813703144888574421

Eu caprichei TANTO nas animações e em abslutamente tudo que o app simplesmente explodiu. Vendeu mais de 1000 cópias dentro de 2 semanas e hoje vende ~25 copias por dia. O preço é de U$25 o que significa que diariamente ele está fazendo cerca de 3000R$ por dia. Em 3 semanas ele bateu 80 mil reais.

Consegui sair do meu emprego e até contratar mais uma dev Swift pra trabalhar com a gente.

No lo.cafe a gente não tem horário, não tem obrigação, a gente só faz o que tem vontade. É o único meio de fazer com que a vida tenha sentido :)

Sim, o salário é mensal, mas eu não quero o código de um dev triste. Se você tá mal, só dorme o dia todo. A gente só trabalha com felicidade e empolgação.

Finalmente a vida tem sentido :)

Vale lembrar que eu não tenho nenhuma faculdade, nunca fiz nenhum tipo de curso. Eu simplesmente SEMPRE fui atrás do que me dava empolgação. A dopmaina é o meio mais eficiente de aprender qualquer coisa. Eu simplesmente, 10 anos atrás, comecei a fazer projetinho pessoal atrás de projetinho pessoal. Arrumei uns empregos pra me ajudar na escalada, mas, hoje, só o que eu faço por amor já me sustenta :)


TLDR:
Faz o que você ama, não liga pro resultado. Capricha e faz O SEU MELHOR, que dá bom, mano. Sério.

Carregando publicação patrocinada...
3

Seu texto me inspirou a um dia chegar ao mesmo patamar que o seu de fazer o que ama e não ter que bater ponto todos os dias por obrigação e pra muitas vezes fazer o que não gosta.

Na sua opinião, o que impulsionou o NotchNook? Você usou alguma estratégia de divulgação?

6

O que eu fiz pra divulgar o NotchNook inicialmente foi:

  • Postar no r/macapps no Reddit: pouco resultado
  • Postar no r/Swift no Reddit: pouco resultado
  • Postar no Twitter: Muito resultado, viralizou basicamente
  • Postar no Threads: Muito resultado, viralizou também

Não usei nenhum impulsionamento, apenas vídeos dele funcionando. Quando o app impressiona, as pessoas divulgam, é orgânico. E se você faz uma coisa por amor, ela com certeza vai ser impressionante.

Depois que estourou, eu contratei o plano mais barato do https://gleam.io/ e botei um cupom de 35% de desconto pra quem divulgasse no Twitter. Batata, até agora 700 pessoas retwitaram, e dessas 700, 460 comprararam.

Agora só sigo postando no Twitter e no Threads. Todo post que faço viraliza, e eu nem tenho muito seguidor em nenhum dos dois :)

3

Obrigado por compartilhar essa história, me ajudou muito, sério! Até alguns anos atrás eu amava programar, amava tanto que não queria ir embora no final do expediente. Hoje eu trabalho por necessidade (a incrível motivação de não passar fome e sustentar minha família).

Eu sempre tive vontade de criar algo meu, algo bem feito (tem muito sistema mal feito por aí), algo substancial e quem sabe, viver disso. Tenho mais de 12 anos de experiência com sistemas de gestão e consigo criar qualquer um do zero, mas sempre me submeti a trabalhar "para os outros".

O seu relato me deu energia pra investir nisso, obrigado!

3

Cara, é muito difícil trabalhar e fazer seus proprios projetos, mas fica bem mais possível quando você passa a ignorar completamente o fator financeiro.

Usa como combustível APENAS o prazer que você tira ao desenvolver o negócio.

O amor por dev é um combustível bem mais estável e abundante do que o dinheiro, só tem que usar o combustível certo.

Com o tempo, alguma coisa acontece não sei pq, mas o dinheiro começa a vir sozinho, só pra que você continue fazendo o que está fazendo.

Não esquece de compartilhar tudo com todo mundo a toda hora, o progresso e o resultado. Tenta manter sempre o nível de dopamina alto ao redor do assunto que você ama.

Eu simplesmente postei a minha história aqui e tá em primeiro lugar aqui do TabNews. Mano, só por conta disso eu já fiquei feliz demais e vou fazer 2x o que eu normalmente faço.

É a magia do "excitement" ✨

2

E tome mais dicas valiosas haha

Eu infelizmente hoje me tornei escravo do dinheiro, ou seja, trabalho pra ter o mínimo pra pagar as contas e sustentar minha esposa e filhos, mas gostaria muito de mudar isso e ter uma boa vida financeira, num mundo onde eu possa ter um smartphone daora e não um moto g53 da vida.

Muito obrigado amigo!

0
2

Dá até uma esperança em ler sua estória, eu também tenho TDAH, estou de aviso prévio e tenho um projeto 90% pronto e faltando monetizar mas no momento está parado.
Trabalhar de programador ultimamente está péssimo, muito assédio moral, falta de reconhecimento, etc.
Estou até pensando em trabalhar por conta própria, mercado está péssimo.

2
2
2

Texto incrivel, muito boa a sua história.
E eu concordo contigo, fazer por amor sem ligar pro resultado é a melhor coisa pois você não vai ficar esperando ficar rico com aquilo o mais satisfatório se torna ter a sua ideia funcionando.

2

Os recursos necessários pra você continuar fazendo o que você ama vão vir sozinhos como consequência. É assim que funciona, não sei pq, mas funciona auheuaheuahue

2

Cara que história boa e motivadora! Acredito que eu nunca me sentirei 100% realizado nem se eu trabalhasse na melhor empresa/startup que não fosse a minha, não é nem pelo fator financeiro mas sim realização pessoal... Minha meta é ter algum projeto em que eu possa viver dele sem ter que vender mais as minhas horas e poder aproveitar mais tempo de qualidade :)

1
1
1

Fantástico, Igor. Tenho pouco mais de 3 anos de experiência como dev e descobri TDAH recentemente. Estou em tratamento e com esperança que as coisas melhorem, hehe 😅

Espero chegar na sua idade entregando, ao menos, uma fração do valor que você entrega. Estarei te acompanhando pelas redes a partir de hoje :-)

Te desejo muito sucesso, Igor! Tmj.

1

Ótimo relato, muito inspiradora sua história! Espero que faça ainda mais sucesso!

Eu tenho essa mesma vibe de dopamina criando jogos, comecei há alguns dias em uma GameJam (ainda está em andamento). Pela minha experiência em programação tenho conseguido fazer coisas interessantes até.

Se me permite a dúvida, como conseguiu atingir um público para o NotchNook?

1

Que história foda!

Acredito que várias pessoas saibam disso, mas o simples fato de ler um relato desse pode transformar a vida de uma pessoa, tipo um empurrãozinho, sabe?

Obrigado por compartilhar sua história!