SER PROGRAMADOR EM AFRICA (ANGOLA)!
É muito díficil enveredar pela área de desenvolvimento de software (especificamente programação) em Angola. Isso por três motivos essenciais:
1º O pouco interesse por parte das micro, pequenas, algumas médias e grandes empresas em fazer uso das técnologias de informação e comunicação.
2º Os problemas sociais e económicos profundos que afetam a nossa sociedade, levando a maioria para uma área em que haja "pouca nuvem" e mais terra firme. Ou seja, as políticas económicas e de empregabilidade empurram as pessoas a áreas que aparentemente lhes garantem maior tranquilidade a nível finaceiro e social, mesmo que isso significa ter que sentar oito horas por dia em uma cadeira entediado quando podia estar a fazer algo que ama e que gere valor.
3º A falta de Politicas que fomentem mais o empreendedorismo e o investimento privado.
Existem muitos outros motivos que dificultam a vida de um programador, ou alguém que deseja enveredar para a área de desenvolvimento em Africa (particularmente em Angola). Problemas como a fome e a pobreza que assola esse continente, as guerras e entre outros, mas, uma coisa que a técnologia me ensinou é que não existem limites para os nossos sonhos e que com força de vontade e persistência tudo é possível principalmente quando o nosso desejo é mudar a vida das pessoas pra melhor.
A técnologia nos permite sonhar.