Executando verificação de segurança...
1

[REFLEXÃO] A IA e a sua Autodestruição

Estamos vivendo o início da era da Inteligência Artificial acessível, sendo esta, uma tecnologia que aprende estudando projetos humanos, seja para código, para arte, ou redição de textos.

Cada vez mais as pessoas estão optando por usar a IA e seus resultados para produzir conteúdo dos mais diversos que sejam.

A pergunta que fica é: Quanto tempo até a IA começar a analisar conteúdos publicados por usuários que tenham sido gerados também por IA, ou resumindo, quanto tempo até ela começar a "aprender consigo mesma"?

E mais do que isso, como será que ela se comportaria após algumas "gerações" de aprendizado?

Por exemplo:

Gerações de aprendizado:

  1. Conteúdo 100% humano

  2. Conteúdo parcialmente humano com fragmentos de IA

  3. Conteúdos totalmente gerados por IA

Será que em um cenário desse tipo, os resultados começariam a se tornar inconsistentes o suficiente para que seu uso fosse reconsiderado? Se levarmos em conta a margem de erro de alguns resultados, e que esses mesmos erros são disseminados por aí, ela passaria a aprender um conteúdo incorreto e tratar como certo, possivelmente gerando mais e mais erros.

Qual o pensamento de vocês sobre esse cenário? e o que esperam da IA nos próximso 10 anos?

Carregando publicação patrocinada...
2

Acho que vão acontecer alguns possíveis cenários:

1º Chegaremos ao limite físico da IA e seremos forçados a usar orquestradores como o Jarvis da Microsoft em conjunto com modelos menores e mais acessíveis.

2º As Licenças de Conteúdo aberto seja licenças de software GPL como a Creative Commons vão adotar sublicenças para restringir o uso da inteligência artificial

3°O uso institucional de Inteligência Artificial será limitado por lei.

Repare no "uso institucional" que leva em conta do cenário ideal onde a legislação ocorra e verifique o uso da Inteligência Artificial Online e não haja nenhuma forma de vazão de dados offline. Como a maioria dos modelos são abertos e disponíveis para uso offline, não acredito que haja uma proibição tão rígida de uso