Executando verificação de segurança...
1

[AJUDA] Automação Residencial

Saudações, meu povo! 🖖

Hoje a dúvida não é sobre programação, mas como é majoritariamente sobre tecnologia, cabe ao sentido do site!

Eu sou um entusiasta de muitas coisas, e uma delas é a automação residencial, e apesar de ser algo um tanto caro atualmente, aos pouquinhos estou tentando construir uma smart home, conforme posso.

Mas recentemente, uma notícia me deixou bem abalado.
A assistente pessoal principal que utilizo aqui em casa, a Alexa, está passando por maus bocados. Seguem alguns links para contextualizar:

Isso me deixou bem triste, pois é uma assistente que gosto bastante e me ajuda muito.
Hoje tenho uma Echo Show 5, e pretendia pegar uma Echo Dot para complementar outros cômodos. Além de também utilizar o app do Google Home integrado com os dispositivos em paralelo como forma de emergência, caso os sistemas da Alexa parem, como ocorreu uma única vez.

Mas visto esses problemas, gostaria de saber se seria uma boa ideia migrar de assistente a essa altura do campeonato, para por exemplo, uma Google Home.
Existe muita diferença entre elas? Quais são as vantagens e desvantagens sobre cada uma? Vale a pena essa substituição?

E aproveito deixar mais uma dúvida: vocês também fazem automação residencial na casa de vocês? Qual tecnologia e assistente utilizam e como está sendo a experiência?

Carregando publicação patrocinada...
1

Acho que automação é uma das melhores utilizações da tecnologia, literalmente nos ajudando no dia-a-dia e melhorando a qualidade de vida.
Nesse sentido, acho que a Alexa tem um pouco mais de opções, então acaba sendo melhor para integrar com mais dispositivos ou customizar como quer mesmo.

Gosto muito dos produtos da Google, então acabo gostando também do Google Home por causa da usabilidade e como tudo fica integrado, mesmo ficando com menos opções no final. Ter os dois, com um para backup realmente é uma boa ideia e não tinha pensado nisso, muito obrigado!

Agora, fazer alguma alteração pq a Alexa dá prejuízo não faça muito sentido. Se você estudar um pouco da história da Amazon (livro muito bom, por sinal), verá que geralmente tomam posições mais agressivas que realmente acreditem, dando prejuízo por muito tempo. A Alexa pode ser só mais um exemplo disso, fora que até realmente desligarem os servidores e ela parar de funcionar deve demorar bastante tempo depois da decisão seja tomada. Além disso, a inteligência está presente em diversos produtos diferentes, realmente não faria muito sentido desligar.
De qualquer forma, serviços assim tendem a não gerarem receita mesmo, o que o pessoal chama de "Comoditização" de algo. A assistente do Google e até a Siri também não devem rentabilizar tanto assim.

1

Ter os dois, com um para backup realmente é uma boa ideia

Sim, isso ajuda demais. No caso do Google eu tenho apenas o app, mas mesmo assim já ajuda demais em casos de Alexa estar offline ou indisponível por qualquer motivo.
Mas aproveitando perguntar: será se existe uma possibilidade de também permitir alguns controles offline para os smart devices (Lâmpadas e etc)? Por favor, sem respostas do tipo "Desliga o interruptor" para essa pergunta :p

geralmente tomam posições mais agressivas que realmente acreditem

Isso me reanimou com ela, realmente acho bem difícil descontinuarem o serviço assim tão do nada.

Se você estudar um pouco da história da Amazon (livro muito bom, por sinal)

Me envia o link do livro por gentileza?

1

O livro é "A loja de tudo", pode tentar encontrar por meios alternativos também, mas peguei a versão física.

De forma offline não consigo pensar de pronto assim alguma forma de integrar com alguns assistentes desses, pelo fato deles estarem onlines, então imagino que no melhor dos casos tu precisaria ainda receber o comando do servidor deles de alguma forma.

Agora para a automação em si, existem outras alternativas. No final das contas, o dispositivo precisa estar conectado em uma rede e receber os comandos dela, mas essa rede não precisa estar conectada na internet, por exemplo. Entra já num nível mais avançado, mas imagino que consiga desenvolver algo local e que consiga enviar esses comandos de outras formas (como um dashboard simples acessado localmente, um painel como um stream deck da vida, entre outros).
Ainda não cheguei a fazer algo assim, então seria necessário pesquisar mesmo como cada dispositivo funciona.

1

Não acho que vão descontinuar a Alexa, no máximo trocar ela por outro modelo. A amazon rouba dados que não devia, digo recolhe muitas informações importantes, então mesmo no prejuizo eles vão continuar porque isso alimentar outros setores da empresa.
Sobre automação, eu não faria nada do tipo na minha casa, acho muito invasivo. O máximo que faria seria um portão automatico ou coisas que não tivessem acesso a internet de forma alguma.
Nós estamos nos acostumando a trocar nossa privacidade por conforto, e isso não é nada bom.

2

Vendo por esse lado, realmente, com o tanto de informações que coletam e devem usar pra fins financeiros em outros setores é muito improvável que descontinuem. Mas temos que levar em consideração que um dos motivos pra essa possibilidade ter sido levantada, é o próprio uso da comunidade, que utiliza para fins que acabam não agregando em nada pra empresa.

Sobre automação, eu não faria nada do tipo na minha casa, acho muito invasivo.

Por mais que eu já esteja fazendo isso, entendo o quão invasivo e perigoso isso é, e me acendeu uma ideia de talvez tentar construir algo do tipo de maneira Open Source e em um servidor local (Bem como as CCTV da vida), seria algo como uma SmartHome de Circuito Fechado. Não tenho nem ideia de como fazer isso mas acredito que seja possível 🤔