Tudo na vida tem um custo, inclusive o networking, na verdade, principalmente o networking. Não querendo proteger estas empresas, mas as coisas são simples: As pessoas geralmente pagam por facilidade e, a facilidade de ter as vagas entregues pra você ao invés de você ter que proativamente buscar tem um preço descontado diretamente no seu salário de forma "invisível".
Mas aí que está o ás da questão é, o quanto você está disposto a pagar por estas facilidades? Estes recrutadores terceirizados condiz com o valor que está disposto a pagar? É o famoso custo de oportunidade.
Quanto tempo você perderia, por dia, pesquisando sobre estas vagas? Ainda mais levando em consideração os algoritmos de todos os sites da internet que sempre lhe empurram conteúdo que você já consome, seriam dias ou semanas para fazer os algoritmos se adaptarem à sua nova realidade de busca, até lá, serão horas e horas perdidas.
Um sênior sem tempo para buscar estas vagas, ganhando 10K BRL e que valeria facilmente 5k USD (25k BRL) poderia facilmente abrir mão de quase 50% para estas terceirizadas (recebendo 3k USD no fim das contas), isto daria 15k BRL. Ou seja, mesmo com a cobrança abusiva, seu salário, no fim das contas aumentaria em 50%. Ou seja, até neste cenário abusivo de 50% (que eu acho que obviamente não é uma porcentagem tão alta), há uma relação de ganha-ganha.
No fim das contas, eu faria como você e buscaria por mim mesmo as oportunidades, mas não há porque se alarmar tanto quando pessoas optam pelo outro espectro, só trazendo luz a um contraponto.