Sim, é.
Não para todos. Em geral será pela capacidade pessoal.
Nunca bem. Se a pessoa se der bem ela foi atrás de outras coisas.
Então o curso pode dizer alguma verdade no que divulgam. Eles pegam a exceção, provavelmente da exceção, e vendem a ilusão. Por isso é possível.
Mesmo cursos que não prometem milagres podem ser ruins, alguns piores que os tais milagrosos.
Na verdade, nada substitui o esforço e talento. Se a pessoa não tem uma boa educação básica, vocação e gosto por algo, e tem a atitude certa para conseguir sua boa formação, nada dará muito certo em atividades que exigem qualificação.
Se a pessoa tiver tudo isso, precisa de pouca ajuda. A ajuda funciona sempre que ela não está completamente preparada, nem completamente despreparada.
Uma das saídas desses cursos é que sempre podem dizer que a culpa é do aluno. E o curso não está mentindo quando diz isso também.
Nenhum curso fará milagres, nem mesmo os que não prometem isso e parecem sérios. Se a pessoa faz tudo errado, não tem salvação. O que eu costumo dizer, e sei que algumas pessoas não gostam, é que em casos assim é necessário procurar ajuda profissional para rever toda a vida para alcançar algo de qualidade.
Mas se quiser só entrar no mercado, é bem mais fácil e boa parte das pessoas conseguirão fazê-lo, em geral com um curso fica mais fácil, e se o curso for bom, não importa o que ele prometa, mais fácil ainda.
Seu relato é algo que eu sempre falo. E por isso fala para a pessoa começar com uma base muito forte, porque depois que a pessoa começa em geral ela não volta atrás para recuperar o que deixou para trás. Se a pessoa começa mais ou menos é provável que ela será mais ou menos para sempre.
Esforço e dedicação são fundamentais, mas não basta isso. Sempre falo, se você treinar o erro é ele que fará para sempre. Alguns cursos podem reforçar o erro, mesmo sem querer. Isso é bem complicado.
Minhas dicas são genéricas propositalmente. Eu não gosto de falar de casos específicos, porque isso é algo que só um profissional deveria fazer em privado. Então reflita sobre tudo isso e boa sorte.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).