Executando verificação de segurança...
2

Uma conversa sobre pessoas multitask, context switching e software houses.

Recentemente, após mais de 10 anos desenvolvendo, só agora, tive minha primeira oportunidade de trabalhar em uma Software House. E entenda Software Houses aqui, como uma empresa desenvolvedora de diversas aplicações distintas e não de um produto específico. Antes disso, sempre trabalhei em produtos únicos ou pelo menos, ficava no mínimo três meses em um dado produto. Com isto eu conseguia focar e ter um ótimo desempenho no geral.

Porém, agora nesta experiência, alternando diversas vezes ao dia entre estas aplicações, e por vezes sem terminar uma tarefa para apagar fogo de outra, eu sinto que meu desempenho caiu bastante, pois demoro um tempo para reorganizar estas informações na minha mente. A angústia em mim gerada, tem sido tão grande, mas só agora depois de quase um ano eu me dei conta de olhar isto com mais calma e por extrema necessidade.

Digo isto porque sou pai de dois filhos, e tenho um dos filho autista grau de suporte 3. Com isto preciso levá-lo a diversas terapias com muita frequencia durante a semana e por vezes entre os periodos de trabalho. Isto então significa que preciso estar bem pra poder ajudá-lo, pois a terapia não acaba nas sessões, mas continua em casa.

Com isto minha cabeça estava entrando em parafusos e eu em uma espécie de depressão seguido de autossabotagem, me sentindo burro, mas no qual eu, balançando a cabeça, prontamente a neguei (se é que isto é possível), pois não posso me dar ao luxo de parar por conta de tal situação. Foi ai que encontrei na minha angústia os estudos sobre multitasks e Context Switching e vi que realmente, no consenso geral, é bastante prejudicial para uma pessoa, pois você precisa reorganizar sua atenção para ter o foco necessário para ter a produtividade desejada aumentando assim o nível de stress.

Enfim, sem muitas balelas. Como vocês organizam isto na vida e carreira de vocês?
Já passaram por isto?
Se possível pais e mães compartilhem também sua visão a respeito disto, pois sabemos que quando temos filhos, principalmente especiais, nossa vida muda drasticamente.

Algumas fontes:

Obrigado por lerem até aqui. Um grande abraço a todos.

Carregando publicação patrocinada...
1

Não sei se sou a melhor pessoa para falar sobre isso, mas diferente do urso do pica-pau Em todos meus anos nessa industria vital, isso me acontece o tempo todo.

Na empresa atual e na anterior, sempre acabei ficando neste setor de "fireman" ou "sustentação", e na maior parte do tempo, meu trabalho é literalmente parar o que estou fazendo para apagar incêndios, no inicio era bem complicado e a sindrome de impostor batia aqui também, depois com tempo e maturidade, fui entendendo que nem sempre vai ser facil essa "cambiação" de foco, mas que é necessário e isso vai te ajudar de alguma forma a ser um dev melhor a entender o processo como um todo, em pensar mais no todo, pois você sabe o problema que é quando ocorre um bug, um problema ou qualquer outra coisa. Tentar pensar nesse lado positivo me ajuda inclusive a auxiliar mais em vários processos do time, pois essa visão MACRO nem todo mundo possui.

Espero que com o tempo as coisas fiquem melhor pra você irmão, e se precisar de qualquer coisa, dá um salve.

1

Toda ajuda é bem vinda. Eu agradeço. Mas eu já tenho um ano nisto, não sei se é suficiente, ou devido as outras demandas familiares que tenho podem estar pesando nisto, mas o fato é que realmente não estou sabendo lidar com tudo isto.

1

Junkatana,

Eu espero ajudar, apesar de não ser pai.

Primeiro, receba um abraço visto que em uma situação assim, um abraço pode pelo menos dar um respiro pra essa situação toda.

Segundo, realmente essa mudança de contexto aumenta a ansiedade e a produtividade não aumenta, mas se não tem como mudar, segue o próximo ponto.

Terceiro, tente usar um contexto de timebox (não sei se já fez isso) delimitar X tempo para uma atividade e quando esse tempo é estourado, alterna para outra. Usar timebox com pomodoro (tempos limitados e no meio deles um descanso), """""geralmente"""" (com muitas aspas) reduz a carga cognitiva e a ansiedade.

Razão para o terceiro ponto: Quando temos muitas atividades para desempenhar, tentamos dar conta de lembrar de tudo com o nosso cérebro, quando a gente sabe que vai ter um tempo programado para as outras atividades o nosso cérebro elimina esse "cache" que está guardando desnecessariamente. Para liberar mais espaço na cabeça pra evitar ansiedade, tente anotar tudo o que precisa fazer para depois, isso evita que a gente constantemente force o cérebro a relembrar de tudo que temos pra fazer.

Espero ter ajudado.