Uma conversa sobre pessoas multitask, context switching e software houses.
Recentemente, após mais de 10 anos desenvolvendo, só agora, tive minha primeira oportunidade de trabalhar em uma Software House. E entenda Software Houses aqui, como uma empresa desenvolvedora de diversas aplicações distintas e não de um produto específico. Antes disso, sempre trabalhei em produtos únicos ou pelo menos, ficava no mínimo três meses em um dado produto. Com isto eu conseguia focar e ter um ótimo desempenho no geral.
Porém, agora nesta experiência, alternando diversas vezes ao dia entre estas aplicações, e por vezes sem terminar uma tarefa para apagar fogo de outra, eu sinto que meu desempenho caiu bastante, pois demoro um tempo para reorganizar estas informações na minha mente. A angústia em mim gerada, tem sido tão grande, mas só agora depois de quase um ano eu me dei conta de olhar isto com mais calma e por extrema necessidade.
Digo isto porque sou pai de dois filhos, e tenho um dos filho autista grau de suporte 3. Com isto preciso levá-lo a diversas terapias com muita frequencia durante a semana e por vezes entre os periodos de trabalho. Isto então significa que preciso estar bem pra poder ajudá-lo, pois a terapia não acaba nas sessões, mas continua em casa.
Com isto minha cabeça estava entrando em parafusos e eu em uma espécie de depressão seguido de autossabotagem, me sentindo burro, mas no qual eu, balançando a cabeça, prontamente a neguei (se é que isto é possível), pois não posso me dar ao luxo de parar por conta de tal situação. Foi ai que encontrei na minha angústia os estudos sobre multitasks e Context Switching e vi que realmente, no consenso geral, é bastante prejudicial para uma pessoa, pois você precisa reorganizar sua atenção para ter o foco necessário para ter a produtividade desejada aumentando assim o nível de stress.
Enfim, sem muitas balelas. Como vocês organizam isto na vida e carreira de vocês?
Já passaram por isto?
Se possível pais e mães compartilhem também sua visão a respeito disto, pois sabemos que quando temos filhos, principalmente especiais, nossa vida muda drasticamente.
Algumas fontes:
- https://www.software.com/devops-guides/context-switching
- https://archive.unews.utah.edu/news_releases/frequent-mulitaskers-are-bad-at-it/
Obrigado por lerem até aqui. Um grande abraço a todos.