Executando verificação de segurança...
1

Dúvida sobre back-end

Sou novo da área de programação, estou estudando para ser um desenvolvedor back-end java faz uns dois meses, é em todos os cursos que eu faço os professores falam para estudar um pouco de front-end html,css e javascript, mas eu não sei até a onde estudar essa três tecnologias, tenho que aprender responsividade, acessibilidade ou não, ou só aprender o básico das três mesmo. A minha dúvida é até onde eu estudo front-end para ser um dev back-end.

Carregando publicação patrocinada...
4

(segunda vez que to escrevendo, acabei fechando a página sem querer 🥲)

Na minha opinião se você quer se dev backend, num primeiro momento apenas o básico de front já é necessário. Vou deixar aqui uma lista que você pode tomar como base nos seus estudos:

  1. Teoria: Comece aprendendo a teoria dos principais protocolos da web, TCP/IP e HTTP. Obs não precisa aprofundar tanto só conhecer e entener como servem já é o suficiente.
  2. Debugando a teoria: aprenda utilizar um HTTP cliente, como por exemplo o Insomnia para consumir uma API de terceiro, assim você vai ter uma base de como uma API funciona e como é feita a comunicação de dados. Uma API que eu sempre recomendo é "qualquer uma de pokedex" kkk são sempre muito legais de consumir.
  3. Mão na massa: Aprenda desenvolver sua própria API Restfull, recomendo Restfull porque você vai ver na prática o protocolo HTTP funcionando. Aqui não é preciso fazer nada de outro mundo apenas um CRUD simples já é suficiente para passar pelos principais métodos HTTP.

Bom, até agora você não precisou necessáriamente aprender frontend. Mas acho que todo dev backend deve saber pelo menos o mínimo de front, que seria usar um fetch api.

  1. Desenvolva um projeto frontend para consumir seu back. Seja direto ao ponto, não ligue para design nem nada apenas faça algo funcional depois você pode aprimorar. Para além disso crie projetos que consumam de outras APIs além da sua, tem esse otimo tutorial no YouTube que vai te ensinar fazer uma pokedex e fica muito massa: https://youtu.be/SjtdH3dWLa8
  2. Aprimore seu conhecimento: Agora que você ja sabe fazer CRUD, implemente autenticação, JWT é uma boa, e se quiser um desafio a mais! você pode também aprender sobre upload e download de arquivos.

bom espero que esse guia te ajude na sua caminhada!!
🙏

1
4

Não sou da área do backend, mas um amigo meu é e ele tem uma noção básica do frontend como um todo, ele só não se aprofunda demais em nenhuma ferramenta específica como frameworks e coisas do tipo.

Ele tem noção de como os elementos são dispostos na página, entende o necessário de flexbox e grid, mas fica só nisso mesmo, quando se trata de saber mais sobre JavaScript, React, Tailwind e etc, ele realmente nem mexe muito, acredito que a ideia geral seja mais ou menos essa mesmo, ter uma noção geral dessa base pra não ficar perdido caso precise ajeitar algo por conta própria.

E responsividade acho que é sempre bom dar uma olhada.

1
4

Olá, Júnior (meu chará haha).
Cara, falando de minha experiência (atualmente mais focado em backend) eu trabalhei uns 7 meses com front, e assim como você comecei por html, css e js, depois disso me foquei numa lib/framework (React) e aprendi todo escopo pra desenvolver uma aplicação web (desenvolver uma página e integrar recursos), não me aprofundei em responsividade, acessibilidade e afins, mas TUDO que aprendi consegui reaproveitar em como desenvolvo hoje, porque da pra ter um pensamento mais generalista de como desenvolvo o back já pensando no front e vice versa. Mas acredito que até a parte de integrações seja um caminho de boa, porque seria a parte de como e o que você usaria o back!

1
4
1
4

É bem comum, nesse momento, que quem quer entrar na área de back-end se pergunte se deve aprender front e o quanto deve aprender.

Acredito fortemente que se você decidiu estudar back-end, não necessariamente precisar estudar front, claro que seria uma boa também para aumentar o leque de possibilidades, mas se você souber o básico de como o front-end funciona e como ele interage com o back-end, seria essencial para poder projetar uma estrutura melhor nos seus projetos, sendo eles feitos em node.js, python, java, e assim fazer com que as pessoas, e você mesmo, tenham facilidade de interagir com suas aplicações através do front.

Recomendaria você pelo menos aprender a estrutura de projetos web e como eles fazem requisições ao back-end para poder interagir da melhor forma, claro que também depende de como o dev que está trabalhando com sua Api vai lidar com ela, mas aprender HTML, CSS afundo, entres outras línguagens específicas para front-end, não seria o melhor momento já que você quer ser um dev back-end.

1
3

Acho que nesse caso específico, seria interesseante ao menos você chegar na parte de consumir uma API no frontend. Te recomendo pesquisar sobre fetch (nativo) e axios (lib) que são formas bem comuns de consumir dados do backend no frontend.

Já com a questão de responsividade, acessibilidade e tal, eu diria que isso é mais uma preocupação de quem realmente desenvolve o frontend. Mas no teu caso, é bom ao menos saber consumir o back no frontend, dessa forma, você poderá debugar a própria aplicação e ver na prática o que está sendo recebido.

Geralmente antes de se consumir algo do back no front, fazemos alguns testes usando softwares como o Insomnia, onde você pode configurar a requisição com body, headers...testar autenticação, enfim, é um norte bem necessário que também te ajudará a documentar tua API.

1
3

Olá,o ponto é, depende do seu objetivo, se o seu objetivo em si for apenas trabalhar diretamente ignorando oportunidades de emprego que lidem com o front, então o basico nessas 3 tecnologias ja basta, entretanto, caso o objetivo seja ter uma gama maior de empregos ou até mesmo conhecimento, indico aprender com algum projeto do inicio ao fim com front e back end separados, trabalhando em ambos até mesmo para entender o que será necessário para o time de front end, vue js, react, e outros são ótimos para se começar pois tem muitos tutoriais.
Sem contar que o projeto em si poderá fazer parte do seu portifólio.

1
1

Se seu objetivo é focar exclusivamente no back-end, aprender html e css por si só não vai te ajudar muito. Porém, isso não significa que seja desnecessário.
Ao meu ver, o maior benefício em você aprender tecnologias específicas de front-end é entender, na prática, o lado de quem consome o que você produz e expōe.
Existem diversas formas de você abordar isso e, no geral, quanto mais abrangente for o seu entendimento do "cliente", maior a sua capacidade de desenvolver um back-end sólido que atenda bem aos requerimentos.

1

Olá, eu diria que você deve no mínimo entender como que o frontend vai utilizar os serviços que você vai utilizar, assim você irá criar serviços melhores.

Eu diria para estudar diversos tipos de telas diferentes como por exemplo, listas paginadas e não paginadas, ordenação, filtros, busca por texto, gráficos, formulários, a diferença de edição e criação de dados, saber analisar principalmente o que é realmente importante enviar para o frontend.

Em um combobox de uma entidade basta enviar um id e a label que vai ser apresentada, mas ja vi serviços enviarem a tabela inteira, entender isso pode melhorar muito os serviços.

1

Acredito que a requisição dos professores sobre estudar front-end seja em relação a integração das duas stacks. Então o que você deveria ser capaz de fazer no front-end é uma página que busca e renderiza informações de um back-end. Flexbox, responsividade e acessibilidade não são necessários, porém importantes até mesmo para um dev back-end saber.
É aquela coisa né, conhecimento nunca é demais.