Executando verificação de segurança...
2

[DUVIDA] Vale a pena aprender Java no atual mercado de trabalho?

Olá, antes quero me apresentar, sou o Jorge e conheci a programação no tecnico em informatica, depois fui fazer superior em Ciência da Computação, estou atualmente no quarto semestre da faculdade e basicamente ja estudei tudo que o C/C++ pode me proporcionar, estudei Estruturas de dados, manipulação de memoria, OO e etc. Ja vi varias linguagens, python, dart, Js e Ts, estudei React, estudei Banco de dados e cheguei a algumas contatações, Front-end nao me agrada, me interesso mais pelo back-end, nao me interesso tanto pela parte de IA, aprendizado de maquina ou Ciência de dados. Eu gosto de pegar o C++ com toda sua falta de ortogonalidade e moldar ela ao meu bem querer para solucionar meus problemas, é disso que gosto, atualmente estou tendo a Disciplina de Linguangens de Programação, estudando Gramaticas, analisadores, basicamente o por que de tudo de uma linguagem, e estudamos um pouco da historia, e vi que o C++ foi uma feito para aplicar o OO ao C sem perder as regras do C, ou seja, trazendo tudo de negativo do C, e o Java é um C++ sem as regras obsoletas do C, e plus, sem gerenciamento de memoria, o que me leva a ver java com bons olhos, a seguranca e confiabilidade deve ser incrivel ne? ficou por isso mesmo, ate que ontem eu estava perdendo meu tempo no reels do instagram e me deparei com um meme zoando o java, coisa que é bem normal, e isso me colocou em duvida, por que um linguagem que em teoria promete tanto, é tao zuada? fui atras de pesquisar isso, resultado: quero aprender java para valer, atualmente estou dedicado a fazer um projeto com uma api de clima + o mongoDB para fazer um app desktop de tarefas, e desejo evoluir mais na linguagem, me sinto resolvendo problemas com C++ numa linguagem mais simples e com mercado, mas chega no motivo da minha duvida, vi o Jovem Tranquilão no YT falar que o Java é antigo, e se eu estudar por um ano, eu vou estar concorrendo com pessoas que podem ter 20 anos de bagagem, e isso me assustou, queria ouvir se essa fala dele vale mesmo, ou se é apenas um medo bobo.

escrevi para caramba kkkkkkkk desculpa

Carregando publicação patrocinada...
2

Parabéns pela escolha. Faça o que você se sente bem. Se fizer bem, vai se dar bem.

Java vale a pena sim, tem muita vaga e muito projeto novo sendo criado. Todos dirão isso. Exceto os insanos e piadistas. Gostar ou não é outra coisa.

C++ não é apenas C com OO. Então precisa aprender mais sobre computação e essas linguagens.

Java está absurdamente longe de ser C++ sem os problemas de C. Mas muito mesmo. A única semelhante real é usar chaves, ponto e vírgula e meia dúzia de palavras chave. C# é muito mais perto de C++ e ainda é muito distante.

A linguagem que promete tudo é marketeira. Engenheiros não podem escolher tecnologias dessa forma. Precisa estudar muito a computação para tomar decisões sem estar sujeito ao gosto dos outros, que querem te vender algo, mesmo que não ganhe nada com isso.

A maior parte da opinião que encontramos na internet são dados por pessoas sem compromisso algum. É fácil fazer isso, o compromisso custa mais caro. Se questionar corretamente, vai desistir até de outras tecnologias que pretende usar.

Qualquer linguagem terão pessoas que já a usam, se não por 20 anos, por 10. C++ tem gente com mais de 40. As que só tem gente com menos de 5 anos você nunca ouviu falar, provavelmente eu também não. As que tem no máximo 10 anos quase não tem vagas, até para quem é bom nela.

Pare de escutar gente maluca que provavelmente só quer causar e ganhar views/repercussão.

Espero que organize seu código em C++ melhor que faz em português, foi duro ler isso.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Com certeza, ainda mais a versão nova 21
https://dev.java/

E a framework Spring está espetacular, por exemplo, a Spring JPA, você poderá migrar para qualquer outro banco sem mexer uma linha de código, outra coisa imagine apenas o nome do método ser uma consulta, sim, dá para escrever consulta sem nem escrever SQL, sem usar objetos intermediários, etc.
Outra parte boa, está todo mundo preso em versões antigas e falando o que não sabe, isso está espantando a concorrência, então programador Python será igual capim, já programador Java será difícil de achar, então se você se dedicar será bem remunerado no futuro.

Vai sem medo e beba direto da fonte:
Oficial - Oracle
Notícias e recursos mais recentes para desenvolvedores Java.
https://dev.java/

Galera está engessada na versão 8 do Java.
Java já está na versão 20.

Infelizmente ficou vários mitos e lendas de como é programar em Java.
Como pensam que programamos

...
    private String nome; // Propriedade (atributo)

    // Getter para obter o valor da propriedade "nome"
    public String getNome() {
        return nome;
    }

    // Setter para definir o valor da propriedade "nome"
    public void setNome(String novoNome) {
        nome = novoNome;
    }
...

Usando Lombok. Como realmente programamos

...
import Lombok.*;
...
    private @Getter @Setter String nome;
...

Usando a IDE. Seleciona a propriedade e clica na opção Genarate Getter e Setter. O código do início vai magicamente aparecer.

...
    private String nome;
...

Como pensam que programamos

System.out.println("Bem-vindo ao exemplo do println!");

Usando a IDE (Netbeans), apenas digite: sout [tab] magicamente irá aparecer a linha abaixo, bastando digitar sua string dentro das aspas

System.out.println("");

Main na versão velha

    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Olá, mundo!");
    }

Main na versão nova

void main(){
}

Infelizmente apareceu um monte de maluco se dizendo guru do Java, mas que não sabe nem o básico da IDE que está usando.
Tem coisa básica com banco de dados o cara saí da IDE, sendo que nem precisa ela própria faz um montão de coisa com o banco de dados sem nem precisar sair e abrir cliente de banco de dados.

1

olá! compensa sim, mesmo que existem muitos boatos de que Java está ultrapassado, de que não se usa mais e etc, isso não é verdade. Diversas empresas usam Java no backend e algumas usam até no frontend kkkk. Então não esquenta não, estuda Java e vai em frente, a propositos tem muitas vagas para Java.
Criei uma plataforma com alguns outros desenvolvedores para divulgar vagas para iniciantes, caso queira dar uma olhada:
www.seekjobs.site

1