Executando verificação de segurança...
1
Joab
1 min de leitura ·

Estimativas em Ponto de Função, geram um bom prazo?

Salve Galera, estou estudando como calcular os prazos com pontos de função e gostaria de saber se essa prática obtem um prazo legal para o desenvolvimento?
Atualmente trabalho em uma empresa com práticas caóticas onde não é feito esses calculos então difícilmente um sistema é entregue no prazo estimado.
Na minha equipe onde estamos juntos faz 2+ anos conseguimos estimar legal o período de desenvolvimento, porém já entregamos vários sistemas juntos e temos uma boa sinergia. Mas no começo atrasamos projetos também. No restante da empresa a gente sempre escuta "projeto x,y,z está atrasado". Não é atrasado de 1/2 semanas, geralmente são meses.

Gostaria de saber de alguém que trabalha com isso ou em uma empresa que utiliza se as estimativas ficam adequadas?

Carregando publicação patrocinada...
2

Ponto de Função não é para dar estimativa. Ele te dá um número que corresponde ao "tamanho das funcionalidades" do sistema.

Claro que vc pode, a partir disso, estimar ("minha equipe consegue entregar X pontos por semana"), mas aí caímos no mesmo problema de sempre: estimativa não é sinônimo de prazo.

Estimativa é um chute. De preferência muito bem embasado, baseado em experiências anteriores, e feito depois de uma análise detalhada dos requisitos. Mas ainda sim, um chute. E não é a metodologia A ou a técnica milagrosa B que vai mudar isso.

Inclusive, não vejo Ponto de Função sendo muito usado hoje em dia, em muitos lugares já é considerado ultrapassado. Alguns acham até que é o equivalente da numerologia para a nossa área.

Na verdade, o problema começa antes. Se os requisitos não estão bem definidos, qualquer análise posterior (seja usando Ponto de Função ou qualquer outro método) será falha, e qualquer estimativa derivada disso estará errada:

Dilbert: sem saber os requisitos, qualquer estimativa será errada

1

Estava vendo muito como TÉCNICA MILAGROSA, QUE MUDARÁ SUA VIDA.... Devido a alguns artigos e cases de sucesso que li. Mas realmente faz sentido seu comentário.

Muito obrigado pelo esclarecimento.