Ler seu relato me faz pensar se realmente quero um emprego de programador ou ser um programador e criar as minhas próprias coisas, sei que seria bom estudar e ter contato com projetos grandes para me aperfeiçoar, mas não se isso faz sentido ainda.
Aprender programação é algo bom.
Ir atrás de grandes empresas para trabalhar não sei se é tão bom.
Você ganhará muito dinheiro e perderá muitos fios de cabelo e outras coisas com tanto estresse.
Sobre o aprendizado, você como programador pode testar todas as situações, apenas lendo e programando sozinho. Não precisa estar em uma grande empresa.
Se eu pudesse dizer algo soando mais como um conselho diria o seguinte: "Não confie no que dizem outros profissionais mesmo que experientes, eles também são tolos".
Todos os dias a tecnologia muda, o que era errado agora é certo e o que era certo pode ser a pior solução. Sai fora das modinhas, construa sua própria decisão e não aceite facilmente a opnião de outras pessoas sobre o que pensa.
Novamente, dinheiro não é tudo e não vai trazer a satisfação que você pensa que quer hoje.
Existem casos e casos de aprendizagem, aprender sozinho parece uma ideia incrível, mas não é pra todos.
Muita gente cozinhou a vida toda, acompanhou diversas receitas, livros e mesmo assim não dominam técnicas que seriam aprendidas em alguns meses trabalhando em um bom restaurante.
Pode parecer loucura baseado nos comentários desse tópico, mas existem pessoas felizes trabalhando em grandes empresas. Não é totalmente essa loucura que estão falando.
Cuidado com você mesmo.
Criar uma coisa só sua pode ter uma pressão ainda maior do que trabalhando para os outros, não é raro pessoas que não conseguem se desligar em nenhum momento por saber que o negócio é seu e seu esforço que vai alavancar.
Concordo, tome cuidado, calcule os riscos e os assuma. Não desista antes de tentar e se quebrar a cara, tudo bem. Levante e tente novamente até conseguir.
Isso é o que pretendo fazer de outras formas a partir de agora.
Pior que desistir de algo é nunca tentar, sentir, arruscar.
Vá em frente, você sempre poder mudar de direção, como faço agora.