Entenda que a documentação serve para aprender coisas mais pontuais. A não ser quando ela é mais que a documentação. Algumas são. A Microsoft mesmo costuma fazer tutoriais na documentação. Aí é diferente. Usar a documentação é diferente de aprender com ela.
A documentação serve para ver como tem que usar, tem que ver quais os contratos deve seguir para usar aquela API (mesmo no core da linguagem, não deixa de ser uma API para se comunicar com o processo (real ou não)).
Algumas dicas podem ser dadas:
- documentação tem erros (especialmente as que são wiki)
- os exemplos dados são exemplos do mecanismo, não são receitas de bolo para copiar e usar no seu código, não cometa esse erro
- hoje se usa menos, uma pena, mas entenda a notação de sintaxe usada (leia a documentação da documentação), o que quer dizer
[]
, ()
, {}
, <>
, ...
, ,
, *
, |
, etc. Em alguns casos deve saber BNF de onde nasceu essa notação.
- aprender documentar bem ajuda entender outras
- leia com calma, atenção, vendo todos os detalhes, sem ignorar nada
- procure outras fontes, documentação é um início (Stack Overflow, material de exprts, etc.?). Pode ser que deva perguntar para alguém o que ficou de dúvida
- aproveite os links ali, o see also, etc.
- tente entender o todo, mais do que decorar qualquer coisa, faça perguntas para si mesmo sobre seu entendimento
- se a questão é aprender o geral e não só para um uso específico momentâneo, exercite o que aprendeu ali
- obviamente não é para ler todas as páginas da documentação, é preciso desenvolver capacidade de seleção do que é importante em cada momento, não se aprende a ler pelo dicionário
- repita a leitura, talvez em outro momento, com outra abordagem
- pense sobre o que está vendo. Reflita. No geral e no específico
- dividir para conquistar - uma coisa de cada vez
- em alguns casos escreva o que entendeu, e quem sabe peça avaliações
- precisa ser (pro)ativo para aprender, não passa ler passivamente
- tenha disciplina
Não "entender nada do que leu", pode ser sintoma de vários problemas. Pode ser a documentação, ou outra fonte, pode ser que não entenda o que leu aqui no Tabnews.
Frequentemente é indicação de problemas de interpretação de textos. Essa é uma falha enorme e generalizada. Isso prejudica todo o aprendizado das pessoas, não é fácil resolver, é culpa da escola, junto com a própria pessoa. E sem isso qualquer coisa que exija certa qualificação será sofrida, especialmente programação. Por isso eu sou o chato que sempre repete a importância disso, junto com a matemática e ciências. Em comunicação e expressão é ensinar a ler documentação (não? que pena, parabéns pelo sistema educacional do seu, e meu, país). E ciências também ensina isso. A não ser que ensinaram e você não deu bola, aí o problema é seu.
Não conseguir ler documentação e não conseguir fazer uma pergunta no Stack Overflow estão intimamente ligados.
Se não entendeu, pesquise mais. Procure saber o que não entendeu. Não deixe passar nada. Também é comum que a pessoa não entenda, ela abandona aquilo, não aprende bem, e pula próxima que exige que o anterior deveria ser bem entendido, aí ela não entende bem de novo. É um círculo vicioso que precisa ser quebrado. Isso quando a pessoa não pula por completo. É comum a pessoa achar que pode aprender um ponto específico sem ter uma base muito sólida. Tudo tem uma ordem. Aprender de qualquer jeito não dá certo. Ir só na documentação será prejudicial.
Talvez o maior erro que as pessoas têm hoje no aprendizado é não pesquisar. Eu vejo estatística de alguns links que eu posto em todo lugar. A porcentagem de pessoas que colocam é ridiculamente baixa. Depois a pessoa não pode reclamar.
Se você se sente "burro" lendo algo, comece fazer algo para mudar isso, não adianta reclamar do que está lendo. Se estiver difícil precisa de ajuda profissional, não tem jeito. Ou continue do mesmo jeito, só não reclame das consequências. Ninguém nasceu sabendo, mas alguns querem aprender e outros não. Por isso, a atitude certa é importante. Se responsabilize.
Eu sei que algumas pessoas ficam bravas com isso, mas o que vejo é que algumas pessoas têm dificuldade por causa da preguiça de ler. E tudo vai ser ruim para ela. Mesmo que a pessoa leia, a preguiça não deixa ela aproveitar como deveria. E quanto mais preguiça, mais lento deve ser o processo. Os tempos atuais não ajudam, porque é muita informação, então o cérebro tende a querer ir mais rápido. Antes era mais fácil. Em alguns casos é falta de curiosidade. Isso tem que mudar, é uma questão mais profunda.
Eu dei aulas diretamente para alguns alunos e a maioria muito rapidamente eu sabia que não seria bons programadores (acho que quase todos não se tornaram programadores) os que eu vi potencial ficava claro logo de início, antes deles começarem a programar. E de fato todos assim são ótimos profissionais hoje. O que eles tinham de diferente? A atitude. Claro que eles tinham um pouco de vocação também. E claro, a base em ordem.
Um dos segredos é ter capacidade analítica. Eu não sei ensinar isso, não é minha expertise, mas é algo fundamental para quem quer programar. Mais difícil que ler documentação é "ler" o que não está documentado, e isso é boa parte do trabalho do programador. É achar requisitos, é saber o que deve fazer ou não. Tem tem receita de bolo, por isso é difícil, não tem nada que possa ser dito e você faz sempre igual que dará certo.
Conteúdo bom é o detalhado. Não reclame dele, está te ajudando, não atrapalhando.
Um bom livro mais detalhado, com alguma opinião pode ser um complemento importante, especialmente para quem tem mais dificuldade de entender com algo mais objetivo.
Algumas pessoas têm mais dificuldade de reter conteúdo. Precisa de mais esforço e dedicação, determinação e talvez ajuda profissional, porque há casos que é um problema sério. Mais uma vez algumas pessoas não gostam de ouvir isso, e preferem atirar no mensageiro. Cada um aproveita como quer.
Parece abstrato porque não tem muito de concreto que possa ser feito, é soma de ações, quase sempre não específicas.
Não pensei muito a respeito para responder aqui, dá para fazer um material melhor que este.
Eu poderia ser mais "bonzinho" e receber mais positivos, evitar algum potencial negativo, mas eu prefiro assim, eu acho que ajuda mais do que iludir a pessoa.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).