Executando verificação de segurança...
-4

Bom, sobre o curso.dev do Filipe Deschamps...

Olá turma! Tudo bem?

Preciso da ajuda de vocês. Sou um programador em busca de oportunidades para crescer e fazer o curso.dev para me especializar mais na área. Estou me esforçando, mas tá difícil encontrar trabalho. Alguém tem dicas para entrar no mercado de trabalho? Quero muito ser aluno do Filipe e entrar no curso,mas o curto è verdadeiramente alto para mim... Por isso decidi fazer meu primeiro post aqui e pedir a ajuda de vocês.

2

Olá, Jardel. Tudo bem?

Não sei em qual nível de senioridade você se encontra e nem o seu "tempo de estrada" como desenvolvedor mas, pelo que eu li, você parece ser um desenvolvedor freelancer em busca dos primeiros projetos, é isso?

É bastante interessante você definir uma área na qual você quer atuar e focar nela. Desenvolvimento (back-end, front-end, full-stack)? Devops? Dados? Testes?... Se você está no início da sua jornada não é justo sugerir que você simplesmente escolha agora uma dessas sub-divisões, mas você pode experimentar cada uma delas e aproveitar estes estudos pra montar uma lista de bons projetos pessoais (isso conta pontos pra uma primeira vaga como dev, por exemplo). Como o @RodrigoP falou, há muito material por aí, além de ótimas documentações nas principais tecnologias.

Se você quer saber o que estudar, há um roadmap bem legal sobre as mais diversas áreas de TI: https://roadmap.sh/ , dá uma olhada quando puder.

Algo indispensável para desenvolvedores freelancer é portfolio. As chances de você conseguir trabalho de maneira recorrente sem ter um bom portfolio são muito baixas. Imagina que você tem um terreno e quer constuir uma casa nele. Você divulga que está precisando de empresas para construirem esta casa e duas empresas entram em contato com você. Uma delas tem vários anos de experiência comprovada no mercado através de casos de uso e referências facilmente encontradas e a outra está começando agora, te pedindo um voto de confiança. É natural a tendência a fechar negócio com a empresa que tem mais experiência de mercado e consegue te comprovar com trabalhos já realizados.

Pelo que eu vejo por aí, há uma boa maneira de iniciar um portfolio quando não se tem trabalhos com empresas reais ainda pra mostrar: procurar pessoas conhecidas próximas a você e ver se eles precisam de alguma solução. Quanto mais bem relacionado você for e quanto mais pessoas conhecer, maior serão as chances de conseguir um primeiro trabalho. Pode ser o dono de um mercado ou academia no seu bairro, algum familiar que precise de alguma landing page ou alguma solução que você possa desenvolver. Lembrando que não são todos os desenvolvedores que já começam cobrando nos seus primeiros trabalhos. É natural que você faça suas primeiras soluções sem cobrar nada ou, dependendo da solução a ser desenvolvida, não cobrar os primeiros meses de acesso ou testes.

Enfim, tudo na nossa área é construído meio tijolo por tijolo. Se você se dedicar valerá a pena lá na frente.

Sobre o curso do Deschamps, eu sou aluno de diversos cursos na internet além desse e posso te dizer de maneira segura que o Deschamps tem uma maneira única de passar o conteúdo. Ele monta cada aula com bastante carinho e os detalhes com os quais ele se preocupa fazem toda a diferença. Então o valor, embora alto, é totalmente justo.

Boa sorte aí na sua jornada. Também estou caminhando por aqui. Espero que consiga tudo que almeja.

Valeu!

1

Tem muitos livros gratuitos e outros conteúdos (stackoverflow) que podem ser encontrados de forma online também, além dos cursos online.

A própria documentação das linguagens de programação ensinam o uso de funções e outras partes importantes.

-1

Com todo o respeito ao Felipe, mas bem que ele poderia fazer umas promoções de tempos em tempos. A maioria das pessoas (principalmente as que estão começando) não tem condições de comprar os cursos, são exageradamente caros.