Executando verificação de segurança...
4

Juninho perdido - o lado "e agora?" da programação. ~Desabafo

[... ]

Sou uma pessoa que começou a trabalhar com programação a 1 ano, e como qualquer outro iniciante, me afundei nos milhares de cursos de YT.
Depois de algum tempo de estudo surgiu a tão sonhada primeira oportunidade!

Eu que tinha os estudos focados em JS (quem diria né?!), fui alocado para trabalhar com bugfixes em Java & AngularJS, e passei por um mês de treinamento/estudo nas stacks em questão.

7 meses se passaram e eu ainda não tinha batido nenhuma meta da empresa (pontuação baseada em story-points) e isso foi me deixando cada vez mais frustrado pois parecia que nunca iria mostrar resultado positivo ou subir de nível assim como meus colegas estavam subindo.

Depois desses 7 meses fui transferido para o front onde trabalhei com Vue e AngularJS. Uma coisa engraçada é que realmente comecei a ter um desempenho melhor... era como se voltasse a me sentir confortável. Porém o problema não era a stack e sim EU kkkkkk.

Após bater 2 meses de meta e quase completando o 3 (que seria finalmente o requisito pra conseguir a graduação de nível pra Jr.2), acabou que me deparei com um projeto que bagunçou a minha mente e foi me arrastando pro fundo do poço. Não consegui bater meta, tive o projeto reprovado e isso me abalou de tal forma que os meses seguintes foram todos ruins.

Ontem, com 1 ano de experiência , pedi demissão.

Me senti frustrado de nunca ter subido de nível, me senti triste por ter estudado aquele tempo todo e na prática não ter conseguido melhorar como profissional, me senti envergonhado por decepcionar as pessoas que acreditaram em mim...

Hoje to aqui, contando minha experiência e pensando em como vou fazer pra ter uma estrutura melhor pra voltar pro mercado de trabalho... a parte legal é que hoje já entendo que quero ser backend, sei que vou ter que me esforçar dobrado e realmente não quero desistir da area kk.

ps: Tive ótimos lideres e uma equipe que me ajudou muito então esse é um desabafo totalmente voltado pra mim mesmo.

Desculpa pra vc que perdeu um tempo lendo esse desabafo kkkkkk
Quem tiver uma historia legal onde passou por isso e conseguiu superar continuando na programação pode mandar aí que vou ter total prazer em ler pra me inspirar !

Abraços!

Carregando publicação patrocinada...
4

1 ano é pouco, você não precisa saber tudo ou fazer tudo apenas com 1 ano de experiencia.

Não se cobre tanto assim, mas nao acomode também. Se você está aprendendo e tendo uma evolução constante, é que vale.

Eu tenho mais de 20 anos de experiencia em programação e se entrar nessa sua empresa aí sei que ficarei perdido por meses a fio, até compreender como tudo funciona.

2

Cara, hoje em dia existem muitas promessas de que você vai aprender algo em alguns meses e decolar. Esse problema existe não só em programação mas em qualquer área. O mundo hoje está sofrendo por uma grande ansiedade de conseguir ganhos rápidos em tempos recordes.

Você disse que fez vários cursos pelo YouTube e sabe como funciona as promessas desses vídeos. Geralmente é pra vender curso e eles não explicitam a realidade. Eles baseiam a frase "em 6 meses você já está contratado" em pessoas que estão acima da média e não na média.

O processo de evolução é algo árduo e demorado. É dificil perceber mas alguns "cliques" na sua cabeça só vão acontecer depois de um tempo de experiência profissional e amadurecimento pessoal.

Vai com calma amigo, 1 ano é muito pouco pra dizer que você não está evoluindo. Talvez nesse 1 ano você esteve preenchendo lacunas que ainda necessitam ser preenchidas pra depois vir a percepção de evolução.

1

Tenho que copiar o que o DanielSchmitz disse

1 ano é pouco, você não precisa saber tudo ou fazer tudo apenas com 1 ano de experiencia.

Eu tenho mais de 20 anos de experiencia em programação e se entrar nessa sua empresa aí sei que ficarei perdido por meses a fio, até compreender como tudo funciona.

Pra mim resposta perfeita.