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Como Jr. peço: Não seja o tipo de Sr que vou descrever abaixo, por favor

Sou dev Jr. jr. (um estagiário Sr., rs) e recentemente passei pela situação no seguinte contexto:

Estava desenvolvendo uma tarefa e um colega disse que resolveria outra relacionada a minha. Prontamente pedi que ele (dev Sr.) deixasse essa outra tarefa pra mim porque ela estava diretamente relacionada com a que eu estava desenvolvendo e ele concordou. Afinal, havia tarefas BEM mais complexas que eu, se as pegasse, levaria mais tempo pra resolver além de, MUITO provavelmente, ocupar outro colega pedindo explicações e direcionamentos.

Terminei minha tarefa e percebi que a tal outra tarefa já havia sido resolvida por Outro dev Sr. da equipe que não era o colega que citei primeiro. Acontece que esse Outro dev Sr., que "resolveu" a tarefa, tem costume de pegar tarefas pra encher o board com seu avatar e dizer depois que ele é quem resolve mais tarefas (ele já disse isso pra mim), não importando se são tarefas simples. Obviamente ele resolve, de fato, várias corretamente. Mas esse não foi um caso pontual. Demonstro adiante.

Acontece que ao terminar a minha tarefa e mesclar minha branch local com a que continha o trabalho dos outros colegas percebi que a tal outra tarefa, resolvida pelo Outro dev Sr., estava errada. Sim, foi implementada com erro (e não venha tentar desmerecer essa minha colocação baseado na minha senioridade frente a desse colega).
Obviamente corrigi e segui adiante, mas avisei um terceiro colega (Sr. também) para que coferisse o que o Outro dev Sr. fez na branch que ele tava trabalhando junto pois, por conta dessa sanha de "resolver mais", provavelmente teria erros e isso se confirmou quando esse terceiro colega me disse que ao mesclar as branches várias partes do código "quebraram", mesmo não mostrando conflitos.

"Mas então você está dizendo que Sr. não tem de pegar tarefas simples quando tem Jr. na equipe????"

DE FORMA ALGUMA!

O que gostaria de pedir aos Sr. (só aos que vestirão a carapuça) é que não fiquem na sanha de resolver todas as tarefas do board sem se preocupar se estão, de fato, resolvidas como o esperado.

E se há tarefas mais complexas que outras, tendo um Jr. na equipe, o que custa deixar as menos complexas pro final para que o Jr. tenha mais coisas a resolver e, com isso, se desenvolver? ;-)

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O melhor desse tipo de situação é poder olhar com outros olhos. Eu vejo inumeros problemas. Eu acho que estamos exatamente em mais um caso daqueles em que vemos problemas e vemos coisas boas, sabe? Talvez o principal problema que eu veja, estando fora do contexto do caso, é um problema de gestão. Um problema de gestão associado ao fato de haver uma deorganização que determine os critérios para um desenvolvedor, independente do seu nível, trabalhar em uma tarefa fazendo com que ninguém tenha que trabalhar em muitas, independente do porque. Falando diretamente para você agora: se "joãozinho" gosta de ter a sua imagem no board se "destacando pela quantidade de demandas entregue", deixe-o em paz! A quantidade de demandas entregues não é nenhum critério avaliativo de qualidade e/ou para fins de promoções - pelo menos não deveria ser. Neste quesito, importe-se com o seu trabalho e se algum dia alguém que questionar sobre o "porque você faz poucas entregas", você poderá educadamente explicar os motivos - sejam eles fatos ou atrelados ao seu ponto de vista. Por último, pensando como time não julgue a entrega errada de uma demanda por um outro desenvolvedor, independente de qual nível ele seja. Um time deve agir como um time! Se um errou, todos pagam ... Ops, negativo! Se um errou, O TIME ERROU. Aquele que tiver disponibilidade, domínio ou conhecimento naquela demanda que aja para corrigir o erro e só.

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EXCELENTES pontos, AJ.
Mas é justamente no "pelo menos não deveria ser" que pode estar o problema. Quando as entregas acordadas são feitas, ninguém olha muito essas "métricas". Só reparam quando o acordado não é entregue e não será o caso dessa vez. Eu não ligo muito mesmo pra ter resolvido mais ou menos tarefas e tenho minhas respostas/justificativas prontas caso precise, pois nesse momento tô buscando melhorar conforme avanço em cada tarefa que pego com ou sem ajuda de outro dev da equipe e também não malhei ou repreendi o colega, só reparei o problema e segui.
Eu olho esse tipo de situação e penso em como não quero ser quando chegar a Sr.

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Visão simples não é função do sênior pegar tarefa simples e ainda paga de gatão que resolve tudo é lamentável isso, ética e profissionalismo ficaram lá no primeiro semestre. famoso zeca urubu.

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Minha leitura do ocorrido:
Oi JCarvalho, olha, embora seja uma situação chata, esse tipo de coisa acontece o tempo todo em todo lugar, seja com um dev com título de senior ou junior.

Gostaria que você observasse essa situação de um outro ponto de vista, lendo seu comentário eu consigo perceber bastante insatisfação com a atitude de seu colega e o resultado (bug), mas saber lidar com essas situações é também desenvolver senioridade, não no sentido junior, pleno, senior mas no sentido de maturidade e experiência.

Uma das habilidades mais difícieis de se conquistar é a habilidade de trabalhar em equipe, saber conversar com as pessoas, descrever um comportamento ruim e conseguir fazer isso de forma que a outra pessoa te ouça e mude seu comportamento é mais valioso que qualquer hard skill que podemos aprender ao longo de nossa carreira.

Como disse, essa situação pela qual passou é extremamente comum e não está ligada ao título que esse profissional conquistou, sendo um lider de equipe, até me pergunto se isso é de fato um problema!

Sugestões para sanar seu problema:
Bom antes de mais nada, dê o benefício da dúvida:
Coloque na balança quanto disso é emocional e quantos problemas reais isso trouxe ao time, o time está sendo prejudicado por essa atitude?
É um problema que pessoas diferentes façam coisas que estão ligadas?
Se as tarefas eram dependetes, fazia sentido estarem separadas?
Avalie o quanto disso era sua vontade de resolver a tarefa, você poderia ter pego o item do board e colocado seu nome?

Está bem nítido o problema de comunicação, talvés um simples comentário em um rito de daily resolva esse problema, "Estou atuando no item no 123 e sei que o 124 tem relação, vocês podem deixar ele pra mim?".
Se não há daily, o mesmo pode ser feito no chat da equipe

Como podemos evitar que as tarefas sejam entregues com bugs?
Testes unitários
Testes exploratórios (pelos devs mesmo ta! antes de gritar "Terminei" e jogar por cima do muro para a equipe de testes)
Code review (você já está praticando code review? nunca é cedo demais para começar)
Ler novamente a tarefa e garantir que tudo o que foi solicitado está implementado (e funcionando)
Os itens acima podem (e devem) ser feitos por todos os membros da equipe técnica de seu time

Comunique isso tudo ao sei lider de equipe e parta para o próximo passo.

A cereja do bolo, aprenda a dar feedback construtivo, de forma alguma chame essa pessoa para conversar enquanto estiver se sentido chateado.
Espere a emoção "abaixar", faça uma recapitulação dessa e outras situações que comentou, anote tudo, leia (de preferência no dia seguinte) e chame a pessoa para conversar.
Começar a conversa perguntando sobre como essa pessoa está sentindo, o que ela acha de trabalhar no contexto em que vocês atuam, o que acha dos desafios e do dia-a-dia pode ser um bom caminho para gerar empatia e a abertura que você precisa
Depois disso avalie se é o momento e potue as atitudes que você considera que essa pessoa precisa mudar, considere qual seria a sua reação ao ouvir o que pretende dizer para fazer uma boa escolha de palavras.

Lembre-se, sou responsável por tudo o que falo, estou deliberadamente escolhendo cada palavra, logo, se a pessoa a quem me dirijo não entendeu o que eu quis dizer a culpa é toda minha por não ter escolhido as palavras corretas, nada de usar a desculpa "você entendeu o que quis dizer", as pessoas vão entender apenas o que falamos.

A resposta ficou absurdamente maior do que o que eu esperava, mas espero que ajude a você a outras pessoas que estão passando pela mesma situaçao :)

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Acredito que o sênior em questão nem seja sênior. Para você subir de júnior para sênior não basta ter uma "biblioteca de figurinhas" maior, um repertório maior dentro do que consegue resolver -- coisa que só é possível com o tempo, é certo, mas que também é a especialidade das IAs. O seniôr precisa da mentalidade e da maturidade que corresponda ao seu estado. Então não é porque você trabalha na empresa há 10 anos que você é sênior. Pode ser só um júnior com repertório maior.

Em um dos vídeos do Akita, não lembro qual (quem lembrar coloca nos comentários), ele diz que o bom sênior consegue ajudar vários júniores, os fazendo performar como plenos, até. Ou seja: não basta experiência no uso da linguagem.

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Excelente colocação, o desenvolvedor vira sênior não apenas por causa de sua habilidade com codificação, mas com uma série de outras skills que estão juntas no pacote.

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Muito obrigado por compartilhar essa experiência, é muito bom saber como ocorrem esses "problemas" dentro de uma equipe que eu, que ainda busco uma primeira oportunidade, já me prepare para este tipo de situação.

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Não vou julgar os demais no caso porque não estão aqui pra discutir o assunto, olhando estritamente do seu ponto de vista sem julgar certo ou errado o que eu faria para que isso não ocorra novamente:

  • É task relacionada e você tem intenção de cuidar disso, documente, comente na tarefa "Essa task é dependente dessa < link > puxarei essa assim que terminar", podendo até atribuir à você também (isso já dependeria da organização do board de vocês), com isso tudo, qualquer movimento de outro dev em relação à essa task tem que obrigatoriamente passar por você, não importa se você é estágiario, se você documenta na task seus planos para ela até mesmo o CTO teria que te dar um toque quando fosse modificar algo nela
  • A comunicação poderia ser direta, ter problema com dev X e comunicar ao dev Y soa como uma tentativa de intriga sabe? primeiro tente se comunicar com o responsável pelo problema, se disso sair algum desrepeito por conta da hierarquia você escala para o responsável pelo time, se disso sair um desalinhamento sobre como deve funcionar o workflow apenas diga "acho que pensamos diferente, vamos trazer isso para todo o time e ver o que todo pensam" e então em uma daily ou em uma retrospectiva você puxa uma discussão saudável sobre como você se sente à respeito do acontecido e se o time também vê um erro nisso e como resolver
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Excelente ideia no primeiro ponto. Tanto que foi o que já disse que farei assim que o ocorrido aconteceu.
Já no segundo ponto, acho que não me fiz entender corretamente. Entendo o que colocou sobre a intriga, mas não é o caso visto que é um comportamento já conhecido por outras pessoas do time. Mas veja bem, não é algo que "incomode" o time como um todo ou prejudique o andamento das coisas. Apesar dos pesares (que todo time tem), é um time coeso. Minha "reclamação" foi mais pra levantar a bola de mu comportamento que me desagrada num Sr. do que reclamar do colega especificamente. E quanto ao comentário com o terceiro colega, o fiz sabendo do que ele pensa sobre e falei só com ele pois imaginava o que viria. Certamente não causei intriga.

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Bem interessante sua colocação, como jr acho bem ruim isso que mencionou, até o momento não passei por aglo assim, mas acredito que passando isso para o lider da equipe ele possa direcionar o que cada um vai fazer evitando assim o conflito.

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Bem complicada essa situação, sou Jr e muitas vezes não somos levados a sério mesmo kkkkrying. Gostaria que outros Sr lessem e colocasse isso em prática. Obg por compartilhar

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