Executando verificação de segurança...
1

Preciso de ajuda por um erro idiota, alguém tem alguma dica?

Resumo:

Sei sobre lógica de programação, porém esqueci dos códigos de GML e preciso aprender uma nova linguagem para voltar a trabalhar com programação de jogos. Não sei qual linguagem utilizar e não sei por onde começar, alguém poderia abençoar este pobre mortal com dicas, livros ou algum outro material de estudo?

Texto Completo

Recentemente tive que voltar a estudar por alguma praga do destino. Antes da pandemia eu tinha vários projetos de jogos e diversos deles estavam parcialmente prontos com uma arte terrível, porém com um código perfeito. Só há um problema:

Durante toda a minha jornada como programador, sempre utilizei do aplicativo mais boçal e fácil de se aprender a programar, o Game Maker Studio. Só que uma coisa que o Gemaplys não me avisou, é que a linguagem de programação utilizada na plataforma, a GML, não é utilizada em nenhum lugar.

Estou em dúvida em onde começar, mesmo querendo voltar para o game maker, em 2 anos consegui desaprender tudo que eu sabia sobre a plataforma. E uma coisa maravilhosa sobre o Game Maker é que como ele não é utilizado profissionalmente por nenhuma empresa tirando as desenvolvedoras realmente indies com menos de 5 pessoas, ninguém ensina ele na internet com uma versão mais recente do que a de 2016 (Mais da metade dos códigos mudaram desde lá).

Carregando publicação patrocinada...
2

Imperatore, eu não trabalho na área e tenho poucos conhecimentos da mesma então não leve o que vou escrever como um verdade, esta mais para um achismo meu baseado em uma experiência que tive a pouco tempo.

Lá para abril deste ano estava aceitando algumas propostas de entrevista para novas posições e também dando uma olhada no mercado. Um dia recebi um convite do pessoal da Wildlife Studios para conversar, ver em que momento eu estava, aquele papo de sempre. Já que estava procurando por novidade achei bem interessante, acredito que como a maioria dos programadores já pensei em trabalhar na industria de jogos kkk e a Wildlife é um unicórnio brasileiro, logo pq não neh.

As minhas experiência com a intrevista não é bem o que é importante para você neste momento, mas o motivo de tudo isso, a posição de backend que estivesse diposto a aprender Unity pq eles usam para todos os jogos e gostariam de fullstack nas tecnologias que eles usam.

E até onde sei hoje no mercado é basicamente Unity e Unreal, tem também uma chamda Godot, mas acredito ser mais para indies. Se também não me engano a Unity tem algum linceça de estudos ou para pequenos produtores que a Unreal não tem ou cobra muito.

Desculpe a informa meio desperça e sem fundamentação kk, mas trabalho ná area financeira e só acho interessante esse mundo, ainda devo tentar fazer um jogo como hobby.

1

Dica importante primeiro: Aprenda a programação independente da linguagem ou framework e saiba ler e utilizar documentação.

Por mais que essa GML não seja utilizada em outro lugar, ela possui uma documentação (aqui). Leia-a à medida que vai precisando fazer algo e não sabe como.

Toda linguagem específica possui isso de não ter material na internet suficiente pra você aprender. Saber superar isso é um habilidade importantíssima.

Caso queira aprender outra linguage ou engine, tem outras opções no mercado. Se você se preocupa em pegar uma linguagem com pouco material lá vai algumas opções:

  • Unity usa C#. C# é da microsoft e é usada em vários lugares com documentação excelente e vários tutoriais, inclusive da própria Unity.
  • Godot Engine usa GDScript, C#, C e C++. GDScript é uma linguagem própria, feita com C++, mas que possui uma documentação excelente e uma boa quantidade de tutoriais. C#, C e C++ são linguagens amplamente utilizadas em muitos lugares
  • Unreal engine usa C++.

Dessas 3 eu te recomendo aprender a Godot por que é gratuita e incrivelmente leve. A Unity é gratuita, mas é um parto pra usar. A Unreal também é gratuita, com compartilhamento de royalties, e é pesada também.

A Godot é perfeita pra 2D e muito boa pra 3D, com algumas ressalvas, mas vale à pena aprender. É pública, gratuito e open source. A própria documentação aqui é de fácil leitura (tem em português) e vai te dar tudo o que precisa pra começar.