Fala Iggor, tudo bem?
Vejo muita gente falando que emprego na área é muito fácil de econtrar e quem tem muitas vagas para poucas pessoas
Esses tipos de comentários são normalmente feitos no contexto de profissionais com diversos anos de experiência. Nesses casos é comum acontecer de profissionais receberem diversas mensagens no Linkedin de recrutadores oferecendo vagas.
No caso de vagas para júnior o que acontece é justamente o contrário; temos muitas pessoas tentando entrar no mercado de TI devido as manchetes de jornais que anunciam salários astronômicos e benefícios incríveis. Isso faz com que se torne difícil se destacar dentro de um processo seletivo, uma vez que a empresa tem muitas opções para contratação. Não desanime, só consegue quem não desiste (:
Eu nesse post , venho procurar orientações de o que eu devo focar , em qual linguagem eu estudo que pode abrir mais portas de uma forma mais rápida, qual a forma certa de achar emprego dentro da aréa , eu preciso mudar de vida e dar o primeiro passo, mais não sei por onde começar.
Entendo sua preocupação e nervosismo ao tentar entrar no mercado. Meu conselho é não se apegar de início a nenhum linguagem de programação ou tecnologia, mas sim usar o que você se sentir mais confortável para criar um projetinho seu afim de se destacar nas entrevistas.
Pessoal de RH recebe centenas de currículos para vagas JR. Muitas delas são perfils de pessoas buscando uma primeira oportunidade, assim como você. Nesse momento, seu maior diferencial são projetinhos pessoais. Esses projetos vão chamar atenção do RH afim de te qualificar pra uma próxima etapa, e além disso vão te dar conteúdo pra conversar durante uma etapa técnica do processo seletivo.
Tendo isso em mente, proponho o seguinte pra ti:
Tente pensar em alguma coisa no mundo de tecnologia que você acha interessante. Pode ser um jogo que você joga, um site que você gosta, alguma tecnologia que você sempre quis saber como funcionava, enfim, algo que você tenha um interesse genuíno.
Uma vez que você tenha escolhido esse "algo", pense ou pesquise como você poderia agregar naquilo, e inicie um projetinho pessoal usando a linguagem de programação que você se sentir mais confortável. Não importa se ela é "a melhor" ou "a mais usada".
Esse projeto pode ser pra resolver algum problema que te perturba nessa coisa, ou pode ser algo que agrege valor a ela.
Imagino que a explicação deve ter ficado muito vaga, então vou dar um exemplo:
Tinha um amigo que gostava muito de acompanhar subreddit chamado WallStreetBets. Ele comentou que tinha curiosidade de saber quais eram os stocks que mais apareciam nos posts desse subreddit.
Pra resolver isso, ele usou sua linguagem de programação de preferência pra interagir com a API do Reddit e extrair essas informações. Todo código fonte que ele criou, ele deixou público no seu GitHub, e adicionou isso no seu currículo.
Esse exemplo pode parecer complicado quando descrito dessa maneira, mas saiba que esse amigo tinha o mínimo de experiência com programação (Formado em Engenharia de Processos), porém ele deu a cara a bater e foi ler documentação da API do Reddit e usou Google e Stack Overflow para ir aprendendo o necessário sobre como fazer o que ele queria com a linguagem de programação escolhida.
Espero que minha opinião possa te ajudar a encontrar seu caminho.
Boa sorte!