Executando verificação de segurança...
17

Minhas metas como um ADOLESCENTE de 16 anos PROGRAMADOR para 2025

Introdução

Olá, meu nome é Gustavo, programo já faz alguns anos, embora só começei a levar um pouco mais a sério há dois anos, eu sempre gostei de mexer em tudo, desde criação de sites, a softwares low-level, e eu percebi uma coisa, o meu primeiro grande projeto de fato que ainda está sendo desenvolvido começou no final de 2023 quando eu tinha 15 anos, a minha própria linguagem de programação, eu estáva no tédio e pensei em uma ideia louca e legal, então eu pensei em criar uma lang interpretada, mesmo eu não tendo estudado nada sobre assunto consegui fazer um interpretador simples porque mesmo sendo ruim na programação e meio ruim oque ainda sou kk, eu tenho uma certa lógica com algoritimos, e desde então venho desenvolvendo ela começando a se tornar um software decente, mesmo assim eu sempre procrastinei muito e sempre pensei que eu podia fazer mais do que eu faço, bem maiiiis, este ano eu começei um projeto de fazer um demake de cs 1.6 para o ps2(usando a tyra engine, uma engine feita por fãs do console bem recente), embora o progresso tá legal para continuar eu devo aprender mais sobre matemática, como criar um bom código, etc. Também tenho alguns projetos menores em desenvolvimento, maior parte da minha vida na escola foi estudando integral, oque eu sinceramente não gosto, embora aproxima as pessoas e melhorou muito(pra um garoto tímido e ao mesmo tempo introvertido), você gasta o dobro de tempo, dobro de trabalhos, sem contar obrigações que eu tenho que fazer em casa, mas não se engane, eu não sou um gênio ou coisa do tipo, na verdade eu sou bem lerdo, mas tenho uma certa facilidade com matemática e outros assuntos, nunca fui de fechar o bimestre com 10 em todas matérias, sempre vou pro 8, 9, as vezes um 10, é apenas uma dedicação minha que eu to conseguindo criar uma linguagem.

Começo de uma certificação formal

Embora eu programe muito, eu não tenho algum tipo de certificação por curso ou algo do tipo, muitos dos meus conhecimentos é apenas procurando videos no youtube e ajuda de amigos/conhecidos da internet, claro, já vi algumas partes de curso e até alguns mini cursos sobre uma determinada tecnologia ou assunto, mas eu não conto com isso, embora pode ser relevante para um estudante, pode ser irrelevante numa vaga de emprego, então, ano passado, eu prestei o vestibulinho da etec pela segunda vez(falhei na primeira tentativa xd), escolhendo desenvolvimento de sistemas Ead, mas não confunda, eu não escolhi Ead por não ter que ir a escola ou socializar ou algo assim, eu gostaria que fosse presencial pra conversar tanto com gente que entende o mesmo assunto(só que na vida real) como ajudar os outros, eu escolhi ead por falta de opção, pois na unidade da minha cidade não tem o presencial, o bom, é que o curso ead dura 1 ano e meio, enquanto o presencial 3 anos(se eu tivesse aplicado pra ensino técnico integral precisaria repetir o 1 ano tbm), ou seja vou acabar com o curso na metade do meu 3 ano(em 2026), ainda assim tem coisas que eu não tenho conhecimento, como testes e banco de dados, além de alguns outros assuntos, também tem mais dois motivos para eu ter escolhido este curso em especifico, a possibilidade de estágiar, já que seria dificil pegar junior sem experiencia formal, o outro motivo, é que a etec é uma instituição conhecida.

Vencendo a procrastinação

Agora que eu estudo meio periodo na escola ao invés de integral, percebi que, por exemplo mátematica, são apenas algumas aulas na semana, que duram alguns minutos, eu ja tenho facilidade com mátematica, mas tem a questão do professor ter de acompanhar todos os alunos(não que seja um problema, tudo bem e deve) mas eu poderia aprender muito mais, então eu pretendo estudar de 1 hora a 2 horas por dia

Minhas Metas

As minhas metas para este ano são:

  1. Melhorar meus conhecimentos de C++
  2. Aprender mais sobre arquitetura de código
  3. Melhorar em algoritimos
  4. Aprender Trignometria
  5. Aprender Geometria Plana e Espacial
  6. Aprender Algebra linear
  7. Aprender Mátematica voltada para Game Dev
  8. Aprender um pouco de Computação Gráfica e APIs Gráficas(Como OpenGL)
  9. Aprender calculo 1

Pode parecer impossivel, mas não pretendo masterizar, apenas aprender o básico ou o suficiente por enquanto, eu conseguiria aprender trigonometria em menos de 1 mês e ainda aplicar na programação ao mesmo tempo, bem como a Geometria, e os outros conteudos, sem contar que eu não vou estudar de 1 hora a 2 horas por dia, eu apenas disse que vou estudar 1 hora a 2 horas por dia em matematica, mas eu mexo sempre em programação então posso aplicar o conhecimento ao mesmo tempo, talvez uma meta ou outra fique de fora ou eu aprendo pouco sobre, bom, mas é isso, obrigado por ler.

Carregando publicação patrocinada...
3

Odeio fazer esse tipo de comentário porque ele tem pouco valor concreto, especialmente para outras pessoas, apesar que tem uma pontinha. Sou sempre critico de tudo que vejo errado, mas é um alento encontrar alguém com pé no chão, focado, que sabe oque quer, o que precisa fazer, não quer pular etapas, não está buscando o caminho fácil, ou seja, a base parece estar ok, o resto será consequência, quase não tem como dar errado, porque até o erro será proveitoso. Quando a pessoa tem a base estragada, sinto muito, essa pessoa vai sofrer, a não ser que seja um político/marketeiro nato.

Cuidado para não se desviar, hoje é muito fácil na internet, tem mais informação ruim do que boa.

Adultos que não sabem o querem, que não pesquisam, não criam seu próprio caminho com consistência, shame on you.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Este é o comentário mais construtivo que alguém poderia receber, e vou levar de exemplo mesmo que para outra pessoa, para quem tem esta experiência e ainda saber dosar para colocar alguém para cima é louvável.

2

Fazendo a minha contribuição, e acho interessante compartilhar, é que para que você não tenha buracos no seu plano de estudo e não precisa focar nisso, mas saber da existência.

https://roadmap.sh/

Este é um projeto que você escolhe o campo e ele tem um conhecimento agregado por vários profissionais da área, este tipo de coisa você só vai ver nas empresas do Brasil, lá fora e é um dos motivos para o projeto do link que compartilhei existir e que nem em todos os lugares são assim. Vejo que é uma forma saudável para saber o que estão fazendo no mundo da "programação".

Algo que tenho feito atualmente é reunir 100 autores, e ler todos e descobrir qual está mais próximo do que você quer viver de aprendizado, com isso você vai descobrir o que realmente tera valor para a sua carreira, não precisa escolher todos e seguir com conscistência. Com isso você se tornará um programador descente e bem crítico com a sua própria carreira.

Sucesso!

1
1

Mano achei muito massa suas metas e até que parecida com as minhas, também tenho 16 anos e comecei nesse mundo de programação ano passado, acredite em você que você consegui sim, arquitetura de código não é impossível de entender, e SQL então é a coisa mais simples, mais complexo é a arquitetura de banco de dados mas dá pra achar conteúdo grátis muito bom (se você já ta desenvolvendo uma linguagem essas coisas você tira de letra). Recomendo fortemente pra você o Cursos em Vídeo do Gustano Guanabara, lá ele tem curso de banco de dados.

1

Sou formado em Ciência da Computação, na última turma da faculdade onde cursei (agora foi transformado em Engenharia de Software). Confesso que nos primeiros dois anos, em que tive matérias para aprender Geometria Analítica, Álgebra - Cálculo I e II, acreditava que isso seria necessário apenas para aprimorar o racíocinio lógico. Só no último ano, tive uma matéria chamada de Computação Gráfica e apesar do pouco que vi (era apenas uma matéria de 40 horas-aula) entendi a base, e a necessidade de entender a Geometria Analítica. Fiquei com um gostinho de quero mais na época.

Além disso, pratiquei muito algoritimos e programação C (em meu velho tablet Android), ao ter fixado a base do paradigma estrutural de programação, me ajudou muito a ser um profissional bom hoje.

Isso também me lembra de uma entrevista de Hans Donner ao The Noite, que disse que quando ia aos EUA pedir aos matemáticos que estavam iniciando a PDI (Pacific Data Images) uma vinheta da Globo nos anos 1980 - quando a computação gráfica estava engatinhando, demorava 2 semanas para fazer que os matemáticos fizessem os cálculos para renderizar o vídeo. Isso me conectou com a época que fiz Computação Gráfica na faculdade.

Pelo que li de suas metas, isso que você está propondo estudar é uma excelente base, 30% da grade de Ciência da Computação está nestes pontos que você mencionou. Um conselho que dou é persista. Você planejou certo, e se você pegar bem estes tópicos, vai ser um excelente profissional.