Executando verificação de segurança...
1

Comentário que achei bastante relevante. Vejo muita gente cada vez mais vendendo sonhos nesse mercado de SaaS. Digo isso com facilidade porque o primeiro SaaS que criei foi com 6 anos como programador. Não acho que necessariamente vai dar errado da forma como você falou, mas claro, testar, aprender segurança, qualidade e programação são coisas que ajudam (e muito) para quem vai criar um SaaS.

Carregando publicação patrocinada...
2

Confesso que achei meio irrelevante porque o comentário sobre meu comentário não teve nenhuma verificação sobre mim, minha ideia, a forma que pretendo fazê-lo e tals.

Apesar de ser um bom adendo a qualquer um que tenha dúvidas. Sempre é bom olhar para quem tá vendendo e sua história e não jogar uma crítica sobre algo que nem conhece ou tenha ouvido falar.

1

Mas ele não estava necessariamente criticando o seu SaaS, ele estava especialmente criticando a galera na Internet que ama vender sonhos para outras pessoas e que amam tratar exceções como regras. A chance de acontecer um problema é alguém acabar fazendo uma besteira na conta de um usuário ou até mesmo comprometer seu próprio servidor é gigantesca caso você não saiba nada de segurança. Ferramentas Low Code são extremamente limitadas, sei disso porque eu já trabalhei com uma ferramenta assim durante um freela e era um Inferno. Escrever código em React JS e .Net para mim sempre foi um caminho melhor do que usar essas porcarias Low ou No Code. Sem um conhecimento em programação, mesmo que básico, isso não é possível. Não sei de fato o seu caso, mas certamente ele não estava falando sobre ele. SaaS é uma coisa que exige tempo, dedicação e muito esforço, principalmente, sei disso porque trabalho com SaaS e me revolta uma galera querer vender sonhos por aí.

E é como eu mesmo havia falado, no primeiro SaaS que criei, eu tive 6 anos como programador a ponto de saber muito bem o que estou fazendo, e ainda está muito ruim.

2

Mas ele não estava necessariamente criticando o seu SaaS, ele estava especialmente criticando a galera na Internet que ama vender sonhos para outras pessoas e que amam tratar exceções como regras.

Isso eu praticamente respondi aqui: Apesar de ser um bom adendo a qualquer um que tenha dúvidas. Sempre é bom olhar para quem tá vendendo e sua história e não jogar uma crítica sobre algo que nem conhece ou tenha ouvido falar.

A chance de acontecer um problema é alguém acabar fazendo uma besteira na conta de um usuário ou até mesmo comprometer seu próprio servidor é gigantesca caso você não saiba nada de segurança. Ferramentas Low Code são extremamente limitadas, sei disso porque eu já trabalhei com uma ferramenta assim durante um freela e era um Inferno. Escrever código em React JS e .Net para mim sempre foi um caminho melhor do que usar essas porcarias Low ou No Code. Sem um conhecimento em programação, mesmo que básico, isso não é possível. Não sei de fato o seu caso, mas certamente ele não estava falando sobre ele. SaaS é uma coisa que exige tempo, dedicação e muito esforço, principalmente, sei disso porque trabalho com SaaS e me revolta uma galera querer vender sonhos por aí.

Isso é um ponto que eu concordo que deve ser analisado e argumentativamente construído na forma de post próprio em vez de um comentário aleatório do post de um maluco. Mas novamente ninguém é criança o suficiente para começar um negócio sem saber dos riscos ou precisar de proteção aos erros que são possíveis de acontecer.

1

De fato, há diversos problemas na fala dele, como é o caso de tazer diversas generalizações, porém, a gente tem que se lembrar que quem empreende no Brasil é da certo é a exceção. Quem, empreende, dá certo e é da área de TI é a exceção da exceção. Quem empreende, dá certo, é da área de TI, não sabe nada sobre programação, infra e segurança é a exceção da exceção da exceção.