Migração de Carreira. Podem me ajudar?
Olá pessoal, peço desculpas por "postar" sobre um tópico que já deve ter sido debatido várias vezes. Eu sou o Gustavo, tenho 26 anos e estou migrando de carreira. Sou formado em direito, porém, desde a pandemia, trabalhei para uma empresa de apostas da Rússia (Zenit) com análise, coleta de dados e modelagem estatística para traders internos da empresa. Com isso, fui me distanciando da área do direito e entrando na área de tecnologia. Dentro dessa empresa, meu background foi desenvolvido em Excel/VBA/SQL. Como tive sérios problemas de saúde esse ano, fui desligado da empresa e acabei ficando um pouco perdido sobre qual caminho seguir.
Já decidi que não iria voltar para o direito e que gostaria de continuar na área de tecnologia/estatística/dados. Venho estudando programação (Python/backend/dados) com mais afinco desde março (já possuía um conhecimento em PHP, porém, só fiz projetos pequenos e próprios). Ao analisar as vagas entry-level no LinkedIn, deparei-me com um dos requisitos: graduação completa ou em curso em ciência da computação, engenharia ou afins.
A minha dúvida geral é: fazer uma pós-graduação na área supre esse requisito? Dentro do direito, os títulos (pós, PhD, etc.) acabam tendo muito valor; em TI também é assim?
A segunda dúvida é sobre experiência. Analisando mais profundamente as vagas entry-level que encontrei, percebi que mesmo tendo experiência com VBA/SQL, o mundo de desenvolvimento de software é bem mais abrangente. Vale a pena fazer a descrição do que eu trabalhava na hora de candidatar-me, ou é irrelevante para empresas de tecnologia?