Automação de READMEs com ChatGPT (e um papo sobre carreira dev)
Recentemente, tenho passado por um dos momentos mais desafiadores da minha carreira: um misto de estagnação e sensação de incapacidade, como se estivesse perdido em meio a tanta informação. Este post vai muito além de um simples pitch.
Sou desenvolvedor desde 2018, formado em um Instituto Federal, onde adquiri bases sólidas em programação. Durante a pandemia, surfei na onda do mercado aquecido, iludido pela ideia de que vagas de emprego eram fáceis de conseguir e clientes dispostos a investir em projetos não eram raridade. Na época, tive um aumento expressivo na empresa onde trabalho, em um período relativamente curto.
Mas, como em qualquer ciclo, o fim chegou. A mesma empresa que antes prosperava agora enfrenta desafios. O mercado desacelerou, os aumentos cessaram, e aquele tempo e recursos que tínhamos para implementar as melhores ideias com arquiteturas impecáveis não existem mais.
Esse cenário trouxe uma sensação de estagnação, de que não importava o quão perfeito e "bonito" meu código fosse — isso não traria mais clientes ou reconhecimento financeiro. Isso me levou a buscar conteúdos de profissionais mais experientes, como Fábio Akita, Fiasco, Lucas Montano e Mano Deyvin. Todos eles compartilhavam algo em comum: uma visão realista sobre o mercado atual. Essa visão ainda não é totalmente clara para mim, mas é evidente que se alinha ao que estamos vivendo hoje.
Diante disso, entrei em um período intenso de reflexão sobre minha carreira, sobre o apego às ferramentas (REACT) e o caminho a seguir; devo mudar de stack? Voltar para a faculdade? Apeguei-me tanto à perfeição do código que esqueci uma verdade simples: o cliente não se importa com o quão "lindo" seu código é ou o quão alinhado está o botão de submissão — ele só quer o problema resolvido.
Depois de digerir várias dessas verdades, decidi revisitar e concluir um projeto que estava engavetado há tempos, mesmo que na sua forma mais básica. Aprendi que nem sempre o ideal é perseguir a solução tecnicamente perfeita, mas sim entregar algo funcional.
Todos os "problemas" (overengineering) que eu mesmo criava — como a necessidade de um backend separado, pensar em escalabilidade, renderizar no servidor ou implementar cache — deram lugar a um projeto totalmente em frontend, feito com Next.js, focado em resolver uma única dor: a minha dificuldade em gerar READMEs para os meus projetos.
Assim nasceu o ReadmeGen. Ele foi desenvolvido com a mentalidade de focar na solução ao invés da técnica perfeita.
Hoje, o projeto é open source, com potencial para evoluir para um SaaS no futuro. Por enquanto, é mais um registro no meu portfólio de projetos "concluídos". Talvez um dia eu melhore o código ou adicione funcionalidades — quem sabe até com contribuições de outros desenvolvedores.
Mais do que apresentar o ReadmeGen, este post é um desabafo. É sobre a minha relação com a carreira e com os side-projects que muitas vezes não saem do papel. Espero que ele inspire outros desenvolvedores a também refletirem sobre seus caminhos.
E para finalizar...
Isso não é um convite à você à parar de estudar todas as tendências do mercado, muito pelo contrátio, é de extrema importância isso, empresas exigem esse tipo de conhecimento. Isso aqui se trata de um desabafo em relação a minha carreira, em como pensamos nas soluções de nossos problemas e dos problemas demandados pelos nossos empregos. O excesso de solução (overengineering) muitas vezes provocam altos custos por conta do tempo que é colocado nisso e a minha intenção é levar você a pensar em como otimizar isso, do mesmo jeito que eu também refleti e ainda estou refletindo até agora.
Ainda não sei qual caminho seguir, mas seguirei estudando mais e mais, me esforçando a manter sim a qualidade, mas também em otimizar tempo e dinheiro.
E sinta-se avontade em mexer no projeto ReadmeGen.
Como ele não é um Saas, você vai precisar configurar ele em sua máguina para usar e vai precisar de umas APITokens também.
Links
GitHub: https://github.com/GuilhermeFT/readme-gen
App: https://readmegen.guilhermeft.dev