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Acho que algo que complementa bastante esse artigo é a pirâmide Glasser. Esta, divide a aprendizagem em duas subcategorias: Ativa e Passiva.
Considerando que aprender, numa visão neurocientifica, é criar ligações neurais que são ativadas a partir de estimulos internos ou externos, quanto mais ativamente colocamos em pratica aquilo que aprendemos, mais a garantia que aquele conteúdo está fixo em nossa memória. Vou ilustrar para ficar mais nitido:
Na piraminde de Glasser temos em sua base Ensinar os outros, praticar, e debater. Quando aprendemos um conteúdo novo, a certeza de que este está fixo e claro em nossa mente vem do quanto conseguimos utiliza-lo em atividades que o requerem. Logo após de sair de uma video aula, tente colocar em pratica aquilo que aprendeu. Force-se a pesquisar no google, a enfrentar logs de erro, a perguntar para algum amigo, a debater. Quanto mais ativamente você pensar nesse conteúdo, maior a certeza do aprendizado. Ainda não se sente seguro? Tente explicar para um ursinho de pelucia aquilo que acabou de aprender. Não repita as palavras que escutou, use palavras suas. Agora, quer fechar com chave de ouro para garantir 100% que entendeu algo? Faça uma metáfora sobre o conteúdo aprendido. Utilize do lúdico, para explicar conceitos reais.

A lição que tirei disso tudo, é que consigo aprender qualquer coisa, desde que ativamente eu busque pensar naquilo, colocando muito em prática, conversando com colegas, debatendo e etc. Escutar, ler, assistir aulas também são importantes, mas não são elas que vão te tornar um bom programador.

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