Subir para produção de forma mais barata? VPS , Coolify e Node!
Recentemente estou tocando um projeto muito bacana(em breve farei um pitch apresentando o projeto) motivado pelo curso.dev e me deparei com alguns problemas. Um deles foi a questão de pensar no impacto que teria nas pessoas e como subir essas coisas em produção.
Uma das opções foi a Vercel, e vi que até faz sentido caso eu fosse utilizar somente o Next.js. Mas não era esse o meu caso. Eu queria utilizar um repo separado para o back-end, mais especificamente utilizando o Nest.
Pois bem, verifiquei várias opções disponíveis no mercado, e após muito pesquisar e sondar, optei por utilizar a Stack que está no título. VPS , Coolify , Node. E que acerto, foi tudo muito rápido, e olha que eu nunca tinha mexido com nenhuma VPS na minha vida, deu aquele frio na barriga, mas no final funcionou bem demais e consegui subir minha API em produção, com uma possibilidade de customização fantástica.
O que é o Coolify
É uma aplicação open-source que visa que você possa fazer o deploy das suas aplicações de maneira simplificada, como nos bons tempos do Heroku e agora, com a Vercel, só que um plus... É self-hosted, ou seja, a única coisa que você paga é a VPS (ISSO AQUI ME PEGOU DEMAIS).
CI/CD facilitada, de graça, com banco de dados, logs, infinitas possibilidades... parece até mentira, mas não é.
Cheguei nessa solução graças ao querido Erick Wendel e esse vídeo que ele fez que pode te ajudar até mais que esse artigo. Vídeo do Erick
Mas e a VPS?
Bem, se você é um leigo como eu, VPS é a sigla para servidor privado virtual, uma máquina virtual que hospeda dados e softwares necessários para a execução de um site ou aplicação. Simples e fácil né, então para fazer o deploy nela será muito simples. Fica a minha indicação da Hostinger que fez com que fosse muito simples essa criação de VPS.
Dito isso, conectado na sua VPS de escolha, vamos ao que de fato interessa...
Fazendo o deploy de uma aplicação Node com Banco de Dados
Bom, para instalar na sua VPS o Coolify, é bem simples, é só rodar esse comando aqui:
curl -fsSL <https://cdn.coollabs.io/coolify/install.sh> | bash
Simples né? Após isso, o Coolify já te dará acesso a ele através do host da sua VPS na porta 8000.
Se seguir o tutorial deles, ele irá te jogar numa página parecida com essa daqui:
Feito isso, de o nome que quiser ao seu projeto e ele será aberto nessa página:
Clicando em production, nós poderemos adicionar um novo recurso, nesse caso um projeto Node.
Clique no botão que diz "Add new resource"
Como ele pode pegar e tornar isso tudo automágico como é na Vercel? É muito simples também.
Ao clicar em Private repository aqui
Ele irá pedir várias coisas para conectar no seu Github. Pode conectar sem medo. Vai clicando em next que uma hora você vai cair nessa página para selecionar seu repositório, como na Vercel.
Após isso, chegou a hora de configurar o build do projeto. Abaixo, coloquei algumas configurações básicas que podemos utilizar num projeto em Next, que nada mais é que um projeto Node também.
Se você clicar ali em cima no botão de "Deploy", vai ver o deploy acontecendo e poderá acompanhar os logs. Se tudo der certo, vai aparecer algo parecido com isso aqui:
E ao ir para o domínio que ele indicou, olha que bacana, a aplicação está lá rodando pro mundo ver!
Isso me empolgou demais! Se você for curioso e fuçar vai ver que tem várias aplicações para serem plugadas no seu projeto de monitoramento, CI/CD, Bancos de dados, etc... isso é uma máquina!(Literalmente)
Deixa aí nos comentários o que achou dessa abordagem, foi um prazer compartilhar um conhecimento que agora mudou minha vida e pode mudar a sua, dado que aqui no TabNews temos vários entusiastas de MicroSaas, isso pode ajudar pra caramba você a faturar muito mais!
Tamo junto pessoal!
Fonte: https://coolify.io/docs