Executando verificação de segurança...
2

4 dias de trabalho semanais

De acordo com a The New York Times, mais de 70 empresas da Inglaterra, que estão a pelo menos 6 meses testando a modalidade, afirmaram que a produtividade não diminuiu. (fonte no final)

A maioria das empresas dizem que até agora, a modalidade esta indo bem, então logo isso se espalha certo? Perai, Vamos lá.

Discussão

Como todos sabem, o objetivo principal de uma empresa é o lucro, e elas farão tudo possível para atingir este objetivo. No mercado da programação, tem se visto uma mudança de vida para os trabalhadores, que contam com muitos benefícios, comida de graça, presentinhos, horario flexível e etc. Mas essas coisa só estão acontecendo pois foi percebido que isso aumenta a produtividade destes trabalhadores. Programadores trabalham melhor felizes. Que sorte a nossa! Sorte que trabalhadores felizes dão mais lucro, pois podem acreditar que é o unico motivo de empresas fazerem isso.

4 dias é lucrativo

Como foi citado inicialmente, foi observado, até agora, que não houve diminuição no lucro das empresas que adotaram essa "nova modalidade" de semana de 4 dias. Então essa novidade vai se espalhar certo :) ??? Alto lá amigão, não se precipite.

Essa é uma ideia é antiga. Iniciativas assim ja existiam nos anos 50, e parecia que isso seria regra em um futuro próximo. Mas então qual é o problema?

Quem tem o poder não liga tanto

As empresas tem que manter a competitividade. Isso não necessáriamente tem a ver com o valor que geram para a sociedade, mas é um princípio básico do capitalismo.

A ideia é antiga, mas sem pressão, as empresas não vão se esforçar. Hoje a proposta voltou a ativa por causa da pandemia. Não fosse o Covid, não estariam vendo essa grande oportunindade.

O problema é que essa proposta não trás lucros. Pode até não trazer desvantagens, mas como eu ja disse, empresas operam sobre o lucro, e só vão arriscar sobre isso.

O que fazer?

Uma solução seria algum acordo entre as empresas, mas como isso é bem improvável, é melhor não esperarmos essa esmola de quem manda hoje em dia. Talvez o jeito seja apelar para a política, e pressionarmos aqueles que podem decidir essas coisas. Ou pelo menos, a longos termos, votarmos em quem tem essas propostas na sua campanha.

Aceito ideias nos comentários :)

Temos que ser proativos

Eu acredito que independente do resultado desses experimentos, não podemos ficar apenas rezando para que, ações que poderiam melhorar nossa vida, sejam lucrativas para as empresas. As maiores mudanças para qualidade de vida do trabalhador vieram em grandes movimentos, tal qual a jornada de trabalho de 8 horas, que foi um tremendo avanço na época, e só aconteceu por causa da pressão da classe trabalhadora. Precisamos nos impor.

Temos que lutar pela nossa qualidade de vida. Pois tudo isso que é o padrão hoje no mundo de negocios, surgiu para gerar lucro, e isso não foi calculado para acontecer de uma forma saudável. Só aconteceu assim, porquê dava lucro. Só por isso. Até a abolição da escravatura poderia ter demorado bem mais se não houvessem motivos econômicos também. Sério.

Então partiu lutar. o pais não vai quebrar se melhorar um pouco a vida do trabalhador, não caiam nesse papo. O lucro não é tudo.

Fim, help

Se você tiver algo a acrescentar, por favor comente aqui em baixo. Valeu!!

Carregando publicação patrocinada...
2
1
1
1
2

Muito interessante, já tinha até visto isso em outros meios, mas acho que é muito lógico a partir do momento que a gente entende o problema de carga horária obrigatória.
O programador é obrigado a trabalhar 8h por dia, alguns (falo por experiência própria), conseguem trabalhar o planejado nas 4 primeiras horas do dia e no resto do dia ficam "fingindo" trabalhar, apenas para cumprir horário.
Creio que isso seja ainda mais comuns para trabalhadores de TI que utilizam scrum, em que se define as tarefas no inicio da sprint, já que, para uma sprint de 2 semanas, alguns programadores tem capacidade de finalizar suas tasks em 1 semana e acabam ficando a outra semana "fingindo".
Por isso acho melhor o trabalho em categoria home office por facilitar as horas trabalhadas e, se não fechar as 8h diárias, o trabalhador não perderia dinheiro nem teria que fazer hora extra gratuita.
Claro, isso é um sistema que funciona em um meio, em vários outros acaba-se sendo necessário seguir com o sistema atual.

1

Verdade, bem isso. No meio de programação isso é mto fácil de perceber, apesar do que eu disse no texto tenho grandes esperanças a respeito disso. Mas ainda é uma visão baseada no lucro.

Mas pro resto dos trabalhos a parada é diferente, e tem uma visão que é assim: Uma empresa que tivesse a permissão de escravizar seus funcionarios, provavelmente seria muito mais produtiva do que aquelas que precisam seguir regras de carga horaria por exemplo(aka crianças escravisadas na india pro mercado da moda). Mas isso obviamente está errado. Onde eu quero chegar é que, onde o lucro for a coisa mais importante, o trabalhador sempre vai se ferrar o máximo que a lei permitir.
(Nesse cenário você pode pensar que os trabalhadores se demitiriam, mas como isso é uma analogia ao mercado de trabalho geral, isso geralmente não é uma opção)

1

E o pior disso que você comentou é que dificilmente um empreendedor que começa agora ou que não tem tanto capital vai poder mudar esse sistema, pq vai perder na competitividade com outras empresas que utilizam outros métodos.

Mas acredito que isso também é muito cultural, e países mais estáveis economicamente falando são mais prováveis de testar isso, visto que já são estáveis.

Mas é necessário lutar por isso, eu tenho a sorte de ter um trabalho flexível e que não impõe horário, apenas produtividade. Vai demorar pra isso rolar em larga escala? Sim, mas não dá pra desistir haha

2

Muito bom o texto!
Acho que é legal comentar que existe uma consultoria global com objetivo de ajudar as empresas a mudarem seu regime de trabalho para 4hrs/semana.
Eles produzem vários conteúdos que podemos usar para compreender melhor e poder argumentar com outras pessoas (ou mesmo na empresa onde trabalhamos) enquanto difundimos a ideia.

1

Não tenho muito a adicionar, mas achei muito bom o post, condensou bem a ideia e com clareza, so senti falta de explicar melhor a intervenção, tipo "então partiu lutar" qual seria a forma de "lutar", do mais parabens!

1

Acho que lutar poderia englobar coisas como:
Se politizar;
Manifestar suas ideias;
Estudar o sistema em que vivemos;
Votar em quem ja esta lutando por essas ideias; e etc.

Acho que ja é um bom começo, o resto a gente vai vendo depois.