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Você não acha que um aprendizado desse modo acaba não amarrando o contexto todo? A pessoa vai entender todos os módulos separamente mas não vai ter o entendimento do quadro geral do assunto porque cada parte é desconexa.

Isso é um problema muito comum nas escolas hoje (públicas, principalmente). O aluno sabe fazer uma equação de segundo grau. Ele sabe o que é uma hipérbole num gráfico. Mas não consegue perceber como as duas coisas estão ligadas e como usar uma pra implicar na outra e acaba não conseguindo resolver um exercício simples que exija esse raciocínio, apesar de ser "tecnicamente capaz".

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Tenho aplicado essa ideia no meu Zettelkasten, e faz bastante sentido. Da forma que vejo, aliás, é algo praticamente intrínseco ao método.

O Zettelkasten é método de armazenar informações, ideias, etc., em texto, de uma forma estruturada e seguindo alguns princípios. Ao menos dois deles dialogam com a micro-aprendizagem e são bem importantes para a estrutura do Zettelkasten de forma geral. De quebra, o segundo princípio que vou mencionar também resolve o problema da interconexão entre os conhecimentos.

Vale dizer que tudo isso faz sentido principalmente no caso de anotações (conceitos do Zettelkastem poderiam ser até aplicados em comunidades como o tabnews, por exemplo, mas têm origem na prática de registrar conhecimento em texto):

  1. Anotações atômicas: registrar o conhecimento da forma mais indivisível possível.

  2. Conexão: as anotações devem ser interconectadas, permitindo que o conhecimento possa fluir de uma anotação para a outra, criando uma cadeia de contexto. A tarefa de criar conexões entre as anotações é parte da manutenção do Zettelkasten e do próprio aprendizado em si.

Enfim, considero o tema muito relevante. Otimizar o aprendizado e aumentar a retenção de informação é um problema que todo estudante já enfrentou. No meu caso, especialmente depois da migração para a área de desenvolvimento de software. O Zettelkasten (e indiretamente a ideia de microaprendizado, conhecimento atômico, etc.) têm me ajudado bastante.

Vou linkar um post sobre o Obsidian aqui, que é o que tenho usado pra aplicar o método. Também é o único post aqui no tabnews onde vi alguém falar sobre Zettelkasten (e ainda nos comentários, apenas). Acredito que deveria ser mais abordado.

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Ahh muito legal, obrigado pelas referências, vou checar. Sempre usei o método de feynman pra estudar (sem nem saber que era um método "cunhado") e sempre funcionou muito bem pra mim, então foi o natural ao longo da vida. Inevitavelmente você acaba tendo que conectar tudo e entender o todo estudando assim, por isso essa microaprendizagem me pareceu um tanto estranha.

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Não conheço a origem, nem sei se é algo sério, um método, ou se apenas uma tendência "comercial", mas no post eu entendi (a microaprendizagem) mais como uma proposta de como ensinar. Considerando que hoje é comum termos que ser autodidatas, achei que faria sentido linkar com o Zettelkasten. Longe de ser a mesma coisa, mas ele aprofunda mais essa ideia de conhecimento atômico, que pra mim faz bastante sentido.

Já tinha ouvido de nome, mas não conhecia o Feynman. Peguei a ideia superficialmente aqui e achei bem legal. Vou procurar mais!

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Você não acha que um aprendizado desse modo acaba não amarrando o contexto todo

Pelo que entendi, você usa essa forma para aprender tudo separado, mas em algum momento
é preciso juntar isso e não ficar desconexo.

Tipo em programação, o aprendizado é em pedaços, mas algum projeto acaba juntando os conhecimento. Embora muitos cursos não ensinem mais coisas ainda pra juntar!

Até hoje eu mesmo tenho dificuldade as vezes pra conectar as coisas!
Eu preciso ver alguém fazendo para eu entender. - A então é assim que junta X com Y.
Agora sei que da pra fazer isso!