Tenho aplicado essa ideia no meu Zettelkasten, e faz bastante sentido. Da forma que vejo, aliás, é algo praticamente intrínseco ao método.
O Zettelkasten é método de armazenar informações, ideias, etc., em texto, de uma forma estruturada e seguindo alguns princípios. Ao menos dois deles dialogam com a micro-aprendizagem e são bem importantes para a estrutura do Zettelkasten de forma geral. De quebra, o segundo princípio que vou mencionar também resolve o problema da interconexão entre os conhecimentos.
Vale dizer que tudo isso faz sentido principalmente no caso de anotações (conceitos do Zettelkastem poderiam ser até aplicados em comunidades como o tabnews, por exemplo, mas têm origem na prática de registrar conhecimento em texto):
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Anotações atômicas: registrar o conhecimento da forma mais indivisível possível.
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Conexão: as anotações devem ser interconectadas, permitindo que o conhecimento possa fluir de uma anotação para a outra, criando uma cadeia de contexto. A tarefa de criar conexões entre as anotações é parte da manutenção do Zettelkasten e do próprio aprendizado em si.
Enfim, considero o tema muito relevante. Otimizar o aprendizado e aumentar a retenção de informação é um problema que todo estudante já enfrentou. No meu caso, especialmente depois da migração para a área de desenvolvimento de software. O Zettelkasten (e indiretamente a ideia de microaprendizado, conhecimento atômico, etc.) têm me ajudado bastante.
Vou linkar um post sobre o Obsidian aqui, que é o que tenho usado pra aplicar o método. Também é o único post aqui no tabnews onde vi alguém falar sobre Zettelkasten (e ainda nos comentários, apenas). Acredito que deveria ser mais abordado.