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Você conhece a Microaprendizagem? Sabe o que é?

O que é Microaprendizagem?

A microaprendizagem é um método de ensino que divide tópicos complexos em informações menores e mais gerenciáveis. Envolve o fornecimento de rajadas curtas e focadas de material de aprendizado que podem ser facilmente consumidos em um curto período de tempo. Essas microaulas podem ser ministradas por meio de vários métodos, como vídeos, podcasts, infográficos e questionários.

A microaprendizagem é uma maneira eficaz de ajudar os alunos a reter informações. Quando o conteúdo é apresentado em pequenos pedaços, os alunos podem concentrar sua atenção e evitar se sentirem sobrecarregados. Além disso, ao dividir as informações em pedaços pequenos e digeríveis, os alunos podem entender melhor como os diferentes conceitos estão relacionados entre si.

Benefícios do Microaprendizado

Aqui está uma lista dos principais benefícios do Micro-Learning:

Maior Retenção

A microaprendizagem torna mais fácil para os alunos reter informações. Como os alunos recebem pedaços menores de informações, eles podem focar mais facilmente sua atenção em cada parte do conteúdo. Isso pode levar a uma melhor compreensão e retenção de informações.

Mais envolvente

A microaprendizagem geralmente é fornecida por meio de formatos interativos e envolventes, como vídeos ou questionários. Esses formatos podem ajudar a manter os alunos envolvidos e motivados, levando a melhores resultados de aprendizagem.

Custo-beneficio

A microaprendizagem é uma maneira econômica de fornecer treinamento. Como o conteúdo é dividido em partes menores, os alunos podem concluir o treinamento em menos tempo. Isso reduz a quantidade de tempo e dinheiro gasto em treinamento.

O que é conteúdo de tamanho reduzido?

O conteúdo pequeno é um tipo de microaprendizagem que fornece informações em partes curtas e fáceis de consumir. O conteúdo pequeno pode estar na forma de vídeos, infográficos, podcasts ou artigos. O principal objetivo do conteúdo compacto é fornecer informações de alta qualidade em um formato fácil de consumir e compartilhar.

Benefícios do conteúdo pequeno

Assim como fizemos antes, vamos agora enumerar algumas das vantagens mais importantes do conteúdo pequeno:

Flexibilidade

O conteúdo pequeno pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento. Devido a esse recurso, o conteúdo pequeno torna mais fácil para os alunos adicionar aprendizado às suas agendas ocupadas.

Personalização

Como o conteúdo pequeno é entregue em pequenos pedaços, os alunos podem escolher o conteúdo que é mais relevante para eles. Isso resulta em uma experiência de aprendizado mais personalizada para todos os usuários.

Fácil de compartilhar

O conteúdo pequeno pode ser facilmente compartilhado com outras pessoas. Isso o torna uma ótima maneira de espalhar o conhecimento e incentivar a colaboração entre os alunos.

Incorporando microaprendizagem e conteúdo pequeno

Existem várias maneiras simples e econômicas de incorporar microaprendizagem e conteúdo pequeno no eLearning.

Usar vídeos curtos

Vídeos curtos são uma ótima maneira de fornecer conteúdo de microaprendizagem. Eles podem ser facilmente consumidos e são mais envolventes do que o aprendizado tradicional baseado em texto. Vídeos curtos são um componente crítico do microlearning porque fornecem uma maneira eficaz e envolvente de fornecer informações em pedaços pequenos e facilmente digeríveis.

Ao apresentar informações em formato de vídeo, os alunos podem compreender conceitos complexos de forma rápida e fácil, sem se sentirem sobrecarregados. Vídeos curtos também podem ser usados para ilustrar exemplos práticos e estudos de caso, o que pode ajudar a reforçar a compreensão do material pelos alunos e facilitar a aplicação do que aprenderam.

Infográficos e Imagens

Infográficos e imagens podem ajudar os alunos a entender informações complexas de uma maneira mais visual. Eles são fáceis de consumir e podem ajudar os alunos a reter informações. Infográficos e imagens podem ajudar os alunos a identificar rapidamente os principais conceitos e entender como eles estão relacionados. Este auxílio visual pode melhorar a retenção de informações dos alunos e aumentar o envolvimento no processo de aprendizagem.

Você pode ler mais aqui > https://www.ryadel.com/en/micro-learning-bite-sized-content-elearning-advantages/

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Você não acha que um aprendizado desse modo acaba não amarrando o contexto todo? A pessoa vai entender todos os módulos separamente mas não vai ter o entendimento do quadro geral do assunto porque cada parte é desconexa.

Isso é um problema muito comum nas escolas hoje (públicas, principalmente). O aluno sabe fazer uma equação de segundo grau. Ele sabe o que é uma hipérbole num gráfico. Mas não consegue perceber como as duas coisas estão ligadas e como usar uma pra implicar na outra e acaba não conseguindo resolver um exercício simples que exija esse raciocínio, apesar de ser "tecnicamente capaz".

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Tenho aplicado essa ideia no meu Zettelkasten, e faz bastante sentido. Da forma que vejo, aliás, é algo praticamente intrínseco ao método.

O Zettelkasten é método de armazenar informações, ideias, etc., em texto, de uma forma estruturada e seguindo alguns princípios. Ao menos dois deles dialogam com a micro-aprendizagem e são bem importantes para a estrutura do Zettelkasten de forma geral. De quebra, o segundo princípio que vou mencionar também resolve o problema da interconexão entre os conhecimentos.

Vale dizer que tudo isso faz sentido principalmente no caso de anotações (conceitos do Zettelkastem poderiam ser até aplicados em comunidades como o tabnews, por exemplo, mas têm origem na prática de registrar conhecimento em texto):

  1. Anotações atômicas: registrar o conhecimento da forma mais indivisível possível.

  2. Conexão: as anotações devem ser interconectadas, permitindo que o conhecimento possa fluir de uma anotação para a outra, criando uma cadeia de contexto. A tarefa de criar conexões entre as anotações é parte da manutenção do Zettelkasten e do próprio aprendizado em si.

Enfim, considero o tema muito relevante. Otimizar o aprendizado e aumentar a retenção de informação é um problema que todo estudante já enfrentou. No meu caso, especialmente depois da migração para a área de desenvolvimento de software. O Zettelkasten (e indiretamente a ideia de microaprendizado, conhecimento atômico, etc.) têm me ajudado bastante.

Vou linkar um post sobre o Obsidian aqui, que é o que tenho usado pra aplicar o método. Também é o único post aqui no tabnews onde vi alguém falar sobre Zettelkasten (e ainda nos comentários, apenas). Acredito que deveria ser mais abordado.

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Ahh muito legal, obrigado pelas referências, vou checar. Sempre usei o método de feynman pra estudar (sem nem saber que era um método "cunhado") e sempre funcionou muito bem pra mim, então foi o natural ao longo da vida. Inevitavelmente você acaba tendo que conectar tudo e entender o todo estudando assim, por isso essa microaprendizagem me pareceu um tanto estranha.

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Não conheço a origem, nem sei se é algo sério, um método, ou se apenas uma tendência "comercial", mas no post eu entendi (a microaprendizagem) mais como uma proposta de como ensinar. Considerando que hoje é comum termos que ser autodidatas, achei que faria sentido linkar com o Zettelkasten. Longe de ser a mesma coisa, mas ele aprofunda mais essa ideia de conhecimento atômico, que pra mim faz bastante sentido.

Já tinha ouvido de nome, mas não conhecia o Feynman. Peguei a ideia superficialmente aqui e achei bem legal. Vou procurar mais!

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Você não acha que um aprendizado desse modo acaba não amarrando o contexto todo

Pelo que entendi, você usa essa forma para aprender tudo separado, mas em algum momento
é preciso juntar isso e não ficar desconexo.

Tipo em programação, o aprendizado é em pedaços, mas algum projeto acaba juntando os conhecimento. Embora muitos cursos não ensinem mais coisas ainda pra juntar!

Até hoje eu mesmo tenho dificuldade as vezes pra conectar as coisas!
Eu preciso ver alguém fazendo para eu entender. - A então é assim que junta X com Y.
Agora sei que da pra fazer isso!