Executando verificação de segurança...
10

Como transformar arquivos Python em executável

Como o prometido em um Post anterior (como criar interfaces gráficas (GUI) com Python), hoje eu vou mostrar como criar um arquivo executável do Windows (.exe) para o seu programa feito em Python.

Criar arquivos executáveis é essencial para a divulgação do seu programa, já que nem todas as pessoas possuem o Python instalado em seu computador pra rodar os arquivos .py.

Vamos começar!


Como converter arquivos .py em .exe

Para isso nós vamos usar a biblioteca do PyInstaller.

Para instalar o PyInstaller, abra o terminal e coloque o seguinte código:
pip install pyinstaller

Depois disso, navegue até pasta onde o seu arquivo Python está localizado usando o comando cd C:/pastadoseuarquivo

Agora para ele gerar o arquivo, use o comando pyinstaller nomedoseuarquivo.py

O arquivo .exe estará dentro da pasta que será criada com o nome dist, e estará com o nome do antigo arquivo Python


Como criar arquivos .exe sem exibir o console pelo PyInstaller?

Caso você tenha criado uma GUI com Python e não queira que o console apareça quando executar o arquivo, solução é bem simples. Quando for transformar o seu arquivo, use o código mostrado anteriormente, mas adicione --noconsole Ficará assim:
pyinstaller nomedoseuarquivo.py --noconsole



Bom, espero que você tenha conseguido fazer o que desejava, mas caso tenha algum problema ou dúvida, pode deixar aqui nos comentários ou mandar uma mensagem no meu instagram. Será um prazer ajudar você.

Até o próximo post!

Carregando publicação patrocinada...
4

Muito bom o seu artigo Gabriel!!

Complementando seu post, para gerar builds de executáveis a partir de scripts Python, eu costumo usar Nuitka, que basicamente faz a mesma coisa que o PyInstaller.

Exemplo para gerar executável StandAlone:

py -m nuitka --show-scons --show-progress --onefile --remove-output --warn-implicit-exceptions --warn-unusual-code

O bom de usar Nuitka é que tem menos chance do executável ter problemas com antivírus, o que geralmente costuma acontecer as vezes com PyInstaller, acredito que pode ser pelo fato do PyInstaller ser muito usado também para a criação de malwares e o Nuitka ser menos conhecido.

2
1

Tu me salvou! Desenvolvi uma automação com back e front separados mas o pyinstaller ate onde tentei so consegue converter arquivos python executaveis se todo o codigo estiver em um unico arquivo. O Nuitka consegue pegar os imports dos nossos próprios modulos.

1
1
1

Não sei se entendi muito bem sua pergunta. Se o caso for alguma imagem ou áudio que rode dentro do programa, você tem que adicionar ela dentro da pasta dist pra poder funcionar. 👍🏻

1