Desafio: uma semana usando Linux
Olá gente, me chamo Gabriel e gostaria de compartilhar minha primeira experiência com Linux :)
Desde pequeno eu fui um entusiasta no mundo da tecnologia. Adorava mexer no meu computador e descobrir como as coisas funcionavam nele. Naquela época meu sistema operacional era um Windows 7 e me mantive com o ecossistema da Microsoft até o ano passado (2022).
Já faz alguns anos que acompanho o canal Diolinux e eu ficava fascinado com o mundo Open-Source. Como eu havia começado a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas naquele mesmo ano, decidi que seria uma ótima oportunidade tentar utilizar uma distribuição Linux, mas eu estava com muito receio de não aprender e não conseguir me adaptar.
No final de 2022 eu assisti a dois vídeos que mudariam minha vida dali para frente, ambos do Diolinux. Um era sobre um collab que ele havia feito com outros canais de tecnologia, os desafiando a utilizar o Linux por um determinado período como sistema principal, sem poder voltar ao Windows. E o outro era um tutorial de instalação do Linux como dual boot, sem precisar remover o Windows.
Foi então que decidi fazer o mesmo desafio: utilizar uma distribuição Linux por uma semana, sem poder voltar para o Windows e sendo obrigado a utilizar todas as ferramentas de desenvolvimento que eu precisava no Linux.
Após a semana do desafio eu não consegui mais voltar para o Windows. Tudo que aprendi em uma semana foi o suficiente para eu conseguir utilizar todas as ferramentas que eu precisava e minha produtividade nos estudos aumentou. Listando algumas coisas que explodiram minha cabeça:
- Gerenciador de Pacotes: Isso aqui é uma coisa maravilhosa, que centraliza o gerenciamento de pacotes e dependências. Não precisava mais ficar abrindo sites, baixando os executáveis e ter que ir passando de janela em janela até terminar a instalação;
- Sugestão de Instalação: Olha, quando eu vi isso fiquei realmente chocado. No Fedora, e em algumas distribuições Linux, quando você tenta utilizar algum comando e o pacote necessário para executá-lo não está presente, o terminal te fornece a opção de instalar exatamente o pacote que você precisa;
- Instalação de Ferramentas: Eu comecei instalando o MySQL e de cara eu percebi a diferença para o Windows. Aquele monte de janelas horríveis não existiam mais, sendo substituído por poucas linhas no terminal para configurar usuário, senha e acessos. A velocidade para instalação e configuração me deixou muito surpreso, e isso não aconteceu somente com o MySQL;
- Performance: Como eu possuía um SSD e um HD, deixei o Windows no SDD por problemas de 100% de disco que eu havia enfrentado quando ele estava no HD. Ao instalar o Fedora no HD as coisas foram muito diferentes - a performance do Linux é de outro mundo. Foram poucas às vezes em que pude ouvir a ventoinha rodando, além de tudo abrir mais rápido do que quando eu estava com o Windows no HD.
Essas coisas que listei foram as que percebi nessa uma semana, mas como eu havia deixado o Windows e adotado o Fedora como meu sistema principal comecei a notar cada vez mais e mais vantagens, das quais não vou listar aqui para não ficar maçante.
O conhecimento de Linux aliado de bastante esforço ao longo do tempo me abriu uma oportunidade incrível em 2023: um emprego em uma multinacional de tecnologia atuando como DevOps.
É por isso e por outros fatores que recomendo fortemente a todos que tiverem oportunidade de realizar esse mesmo desafio: uma semana usando Linux sem voltar para o seu sistema operacional de origem. Mesmo que no final você possa acabar não gostando, com certeza vai obter conhecimentos valorosos.