Executando verificação de segurança...
3

A Realidade de um analista de sistemas

Quero dar uma desabafada aqui hoje... rs
Cara, isso aqui é pra servir de motivação e não de insegurança, ok? Eu ganho super bem pra idade que tenho e o que faço no meu trabalho.

Mas quando você vai trabalhar na T.I de uma empresa que não é essas de software por aí, que não tem video game pra você jogar no trabalho, que não te deixa fazer home office, que se quer máquina de café te oferece, você caí na realidade de uma boa parte da galeira.

Eu tenho 20 anos, tenho sim o sonho de trabalhar em uma empresa como a que eu disse anteriormente. Mas a Realidade é trabalhar em empresa que é de qualquer ramo, menos de software. A realidade, é trabalhar num quadrado, você e alguns da sua equipe, aonde resolvem de tudo (o que eu acho que de fato é ti) desde trocar uma fonte de pc até criar um sistema do 0 por que o RP da empresa não atende 100% a empresa (coisa que também boa parte dos RPS não atende as empresas 100%). Então meu caro, você que entra no youtube aí, e vê o video do cara "Como é a vida de um dev da microsoft" que o cara mora fora, trabalha home, vai na academia hora que quer, meio que trabalha na hora que quer. A vida aqui na ti no Brasil é um pouco longe desse universo paralelo.

Vocês aqui do Tab, como é o ambiente de vocês?

Carregando publicação patrocinada...
4

Já limpei muita poeira de gabinete nos anos de suporte jr antes de trabalhar remoto como dev sr :)
Tudo na vida são fases, aprenda a tirar o melhor de cada uma delas.

2

Cara, eu acho que estamos no mesmo cenário, mas com visões um pouquinho diferentes
Eu já trabalhei em software house, com video game, cervejeira, mesa de sinuca e ping pong, e no inicio era um sonho, imagina eu tinha 17 anos.
Fiquei um bom tempo lá, assumi uma equipe, passei da programação na sala pra algum tipo de "desenvolvimento in loco" onde eu viajava as vezes, mas não sei se por falta de experiência da minha parte oupor algo cultural da empresa ou da cidade que eu estou, fui descobrindo que pra mim e alguns mais proximos, o ambiente começou a ficar muito desgastante e estressante, papo de estar na equipe com os melhores indicadores e mesmo assim terminar uma sprint de duas semanas com 70 tarefas em atraso...

Resumo da ópera, sai dessa empresa e fui trabalhar em empresas de outros ramos, saúde, financeiro, legislativo.... e cara eu me encontrei de mais, acho que pela questão de aprender outras regras de negócio,
criar onde outros ainda não criaram, ser a pessoa que tem o ponto de vista diferente no meio do escritório e principalmente ver as pessoas se maravilharem com o quanto você pode fazer com um computador, sendo que pra qualquer programador é algo básico. O valor agregado em cada entrega e ver o quanto você está fazendo diferença ali, ao invés de pegar uma tarefa num pool como o jira ou algo assim, desenvolver e mandar pro tester validar.

Claro, tem algumas partes ruins, limitações com trabalho remoto, não ter alguem da mesma área pra trocar ideia no café ou contar como corrigiu um bug e algumas outras situações, mas pra mim, é um ambiente onde me sinto melhor.
Jamais estou dizendo que isso deva ser bom pra ti e que você esteja errado, eu realmente parei pra pensar lendo teu post e achei incrivel essa diferença de perspectiva.

Realmente espero que encontre um lugar onde vc esteja bem, motivado e feliz, seja onde for, o importante é como você se sente!

1

Com certeza irmão. Eu estou encontrado na carreira sim. Eu aprendo demais na empresa que estou, e olhe que é de produto quimico ainda. Então, aprendo sobre regras de negócios e afins que são dificeis de se aprender em empresas unicamente de softwares.

2

Eu acredito que é uma fase.

Temos que sempre ir se esforçando mais e mais, tentando coisas novas, e querendo ajudar a empresa a crescer enquanto a gente cresce juntos. Se ficar neste pique, vai chegar uma hora que você vai sair do Suporte e parar de limpar poeira de gabinete, pra ir fazendo mais coisas, que são difíces mas entram mais na área de desenvolvimento de software...

E ai se você se esforçar, crescer, pode ter certeza que a oportunidade, se não for na empresa que você está e ela não estiver preparada pro seu crescimento, outra vai estar, amigo.

Só não deixe se acostumar e ficar confortável com o que você faz atualmente, traga ideias novas pro ambiente, sugira projetos para o seu gerente, para colocar a mão na massa, crescer.... E ai se eles te barram nisso, então a empresa que está ultrapassada, troque imediatamente.

1
1

Doce ilusão. Claro que tem lugares e lugares. A quilometragem que cada um varia. Mas se eu puder nunca mais trabalho em uma empresa de tecnologia. Você nunca é bem tratado. Eu até gosto mais do desafio, mas em empresa comum eu sou reconhecido e tratado como alguém especial. Melhor ainda se eu trabalho na minha empresa.

Claro que você deve experiemntar, deve procurar o que você gosta. Desejo sucesso e sorte.

Eu tenho ligações fortes com a Microsoft, falo com todo mundo lá dentro, tenho acesso privilegiado, conheço bem aqui e em Seattle. Não quero trabalhar lá.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Cara, você entendeu perfeitamente o post!

Como diria meu gerente: Em empresa de software você é basicamente "só mais um" em outras empresas você pode ser "o cara" que resolve tudo.

Eu acho isso f*da!

abraços!

1
1

12 anos de serviço em Ti, como dev programava por 800 pratas em delphi com sistema legados e um ambiente tóxico ao extremo, como instrutor trabalhei dobrando direto e ganhando 500 contos. Trabalhei como suporte técnico em mercado de segunda a segunda e gerente humilhando constantemente. O melhor que estou é agora em que chego cedo tenho fim de semana e feriado, mas mesmo assim tenho que andar quase 6 km por dia e subir favelas brabas do RJ. Tá bom ou quer mais?

1
1