Executando verificação de segurança...
1

Dicas sobre faculdade, Como sofrer menos

Bom ja tem pelo 7 anos que trabalho na area de TI, 2 com infra e 5 como Dev. Recentemente to sendo cobrado pelo empresa para fazer faculdade. Há alguns anos fiz 2 períodos de SI e tranquei, estava pensando em migrar para ADS (que são apenas 2 anos) agora para formar mais rápido.
eu compartilho da ideia que faculdade é desnecessário para minha profissão, que docas voces dão para tornar isso rápido e indolor?

Carregando publicação patrocinada...
1

Mudar seu mindset é o caminho.

Se já tem esse pensamento que é desnecessário, nada será rápido e indolor; pelo contrário sua resistência fara com que seja lento e doloroso, mesmo sendo algo mais breve.

Um incentivo: pense que amanhã para ser dev será preciso pertencer a um Conselho de Classe, o governo cria a famosa regulamentação que ainda não saiu do papel.

P.S.: O governo (qualquer que seja) adora receber mais $$$... Logo, não é tão absurdo assim isso acontecer...

1

Se para você é desnecessário, então a dica que dou é, não faça. Claro que estou brincando, mas não entendo porque quer fazer algo que você acha desnecessário para sua vida, tem muitas empresas que não exigem diplona, principalmente para cargos onde se espera que o desenvolvedor esteja no início de carreira ou que seu cargo não exiga conhecimento muito avançado.

Agora, se você quer crescer na carreira, quer cargos que exigam muita experiência, então, você vai precisar de uma formação, pode até não ser uma formação acadêmica, mas sim algum outro método que te exponha a esses conhecimentos, pode ser estudar/praticar sozinho tudo que precisa, que não é algo fácil.

1

Não tenho dicas, mas trago algumas questões para você:

  1. Dentro da sua atual área, qual a necessidade de se ter uma graduação?
  2. Para manter o seu emprego ou obter promoções nesta empresa, qual a necessidade de se ter uma graduação?
  3. Quão distante está a sua profissão de ser regulamentada (ie., a obrigação de ter um ensino superior para ocupar essa vaga)?
  4. Estou onde gostaria de estar?
  5. Caso eu decida sair ou seja demitido, com o meu currículo e experiência, qual a possibilidade de me recolocar rapidamente no mercado de trabalho? A graduação pode influênciar?
  6. Até que ponto estou disposto a manter neste ramo da tecnologia?

Não tem certo ou errado, mas são algumas perguntas que podem dar um norte para a sua decisão de fazer ou não a graduação, que pode ser rápida e indolor, ou não; mas que você tenha consciência das possibilidades de consequências das suas escolhas.

-1

Cara, faz EAD, eu fiz EAD e o diploma é o mesmo do presencial, é muito mais leve e menos pesado. Agora que existe o Chat GPT ficou mais fácil ainda! Todos os trabalhos e provas voce faz de casa e são muiiiito tranquilos. Não vai te pesar em relação a tempo nem vai te fazer sair de casa.

Mas faz sim cara, querendo ou não algumas empresas usam isso como critério de avaliação, principalmente empresas de fora... Mas é algo bacana para ter, porque pensa comigo, se o mercado começasse a se tornar populoso com profissionais da área, isso poderia ser um ponto positivo para se destacar dos demais!

Toda forma de estudo é válida! 📖

1

Desculpa, mas não concordo com sua resposta, se eu entendi bem, acho até anti-ético. Entregar trabalhos e provas só com respostas geradas automáticamente é algo por si só errado, mas também é uma forma de iludir a si mesmo.

Digo que é uma ilusão porque a pessoa que faz isso irá se formar, e não vai ter aproveitado o conhecimento que poderia ter aprendido, mas ainda sim tem o diplona, então será contratado, e quando precisar daquilo que deixou de aprender vai ter que dizer "eu tenho o diplona e não sei".

2

Não acho que faculdade te prepara pro mercado de trabalho, longe disso... E como ele quer dicas de como sofrer menos na faculdade seria uma ótima escolha, não daria a mesma dica para alguém que tem interesse em ingressar em uma faculdade. E voce não precisa se prender a faculdade para aprender, hoje em dia tem material muito melhor pela internet e empresas que oferecem bootcamps que de fato te preparam para o mercado. Se depender apenas da faculdade para se tornar um profissional da área com certeza ficaria para trás... Mas entendo seu ponto, faria sentido caso ele tivesse interesse em ingressar na faculdade

2

Sobre não precisar se prender a faculdade, eu concordo contigo, eu acho muito mais proveitoso tentar aprender de outras formas do que cursar faculdade sem ter interesse e com intuíto de concluir sem dedicação(e filando).

Por isso eu sugeri ele tentar apreender o que tem interesse por outros meios.

1

Olá amigo, concordo com você no fato de que em hoje em dia a "nata" da programação não esteja presa somente na faculdade, mas nas faculdades ainda há muito material interessante. Sei que não faz tanta diferença no mercado de trabalho, mas por que não aprender mais? 😄