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Obrigado por compartilhar! Estou no processo de finalizar meu primeiro software comercial (após uma década lançando aplicativos gratuitos). Optei por um modelo tradicional de licença-perpétua, o usual no nicho deste software, porém com um pequeno marketplace dentro do aplicativo, no qual o usuário poderá "comprar" licenças para funções adicionais (é um software totalmente modular). O preço do meu software será entre U$ 30 e 60, dependendo das funções compradas.

Antes do lançamento, estou coletando e-mails de interessados, tentando um pouco de tráfego pago porém até agora o que tem funciona é corpo-a-corpo em fóruns, grupos do Facebook e divulgação entre conhecidos no meu meio profissional. Tenho a impressão que para atingir um público no exterior, os custos aumentam bastante, correto?

Fiquei interessado em SEO, como meu software preenche uma lacuna específica, penso que poderia ser uma boa estratégia. Você mesmo faz esta parte ou seria melhor contratar uma empresa para isso?

E obrigado novamente por trazer este tópico, realmente muito essencial e espero que outros usuários com experiência possam contribuir com suas estratégias!

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Muito obrigado pela contribuição!!

Primeiramente, certamente você está dando um passo correto em montar uma base de e-mails interessados pré-lançamento. Além disso, esqueci de mencionar a estratégia de divulgar em fóruns e grupos no post, agradeço por mencionar.

Tenho a impressão que para atingir um público no exterior, os custos aumentam bastante, correto?

Pela minha experiência, sim, os custos para tráfego pago no exterior são bem mais altos. Já realizei para o nicho de análise de vulnerabilidades, e no Brasil o valor mínimo diário recomendado pelo Google Ads era 40 reais. Para anunciar nos Estados Unidos, Canadá e Europa, esse valor passava para 160 reais.

Fiquei interessado em SEO, como meu software preenche uma lacuna específica, penso que poderia ser uma boa estratégia. Você mesmo faz esta parte ou seria melhor contratar uma empresa para isso?

Sem pensar muito, eu recomendaria fazer o conteúdo internamente (você mesmo). Digo isso porque dificilmente uma pessoa externa (uma agência, por exemplo) terá mais conhecimento do nicho/mercado/produto/dores/soluções do que você mesmo. Claro que há empresas de conteúdo que participam do dia a dia dos clientes, mas claro que isso vem com um investimento bem elevado.

Há quem diga que até mesmo o tráfego pago deve ser interno. Pela minha experiência, não tive grandes resultados com empresas terceiras de marketing, mas esse tema (diferente de criar conteúdo para um nicho que você conhece) é bem mais complexo, então uma ajuda externa talvez faça mais sentido se você não tem experiência com tráfego pago.

Pessoalmente, eu crio os posts, prints, menções e páginas. Quanto ao site/plataforma, recomendo pegar uma solução de CMS pronta, em vez de desenvolver a própria. Um exemplo é o WordPress, que já traz diversos elementos de SEO, e faz SSR.