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Tecnologia da Pixar poderia servir como o HTML do metaverso

Tudo indica que o que fará o metaverso dar certo será o mesmo fator que tornou a web 2D tão bem-sucedida: interoperabilidade universal baseada em padrões e protocolos abertos.

Neste caso, o padrão mais fundamental seria a descrição de um mundo virtual. Algo que, na opinião da NVIDIA, já existe.

Trata-se do Universal Scene Description (USD) — um ecossistema aberto e extensível, usado para descrever, compor, simular e colaborar em mundos 3D, originalmente inventado pela Pixar Animation Studios.

USD é uma descrição de cena: um conjunto de estruturas de dados e APIs capazes de suportar não apenas o básico de mundos virtuais (como geometria, câmeras, luzes e materiais), mas também uma ampla variedade de relacionamentos entre eles.

Ele inclui recursos necessários para dimensionar grandes conjuntos de dados, é tremendamente extensível e, com seu sistema de camadas, oferece um mecanismo poderoso de colaboração.

um gif mostrando as camadas do interior de uma sala criada com USD: a sala vazia, a sala mobiliada e, então, diferentes disposições e cores nos móveis
As camadas do interior de uma sala criada com USD.

Para a NVIDIA, o USD poderia servir como o HTML do metaverso: a especificação declarativa do conteúdo de um site.

Todas as características que cobriram a ampla gama de requisitos que a Pixar considerou necessários para seus longas-metragens agora poderiam criar mundos ainda mais fantásticos.

Mas, assim como o HTML evoluiu dos documentos estáticos limitados do HTML 1 para as aplicações dinâmicas do HTML 5, é evidente que o USD precisará evoluir para atender às necessidades do metaverso.

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Interessante! Eu não conhecia esse formato (acho que mais exato seria um framework).

Fui pesquisar um pouco e vi que, apesar de ser algo relativamente recente, já está bem difundido pela indústria: 3ds Max, Autodesk Inventor e Fusion 360, Maya, Nvidia Omniverse, Houdini, Blender, Maxon Cinema 4D e Apple SceneKit.