Tecnologia da Pixar poderia servir como o HTML do metaverso
Tudo indica que o que fará o metaverso dar certo será o mesmo fator que tornou a web 2D tão bem-sucedida: interoperabilidade universal baseada em padrões e protocolos abertos.
Neste caso, o padrão mais fundamental seria a descrição de um mundo virtual. Algo que, na opinião da NVIDIA, já existe.
Trata-se do Universal Scene Description (USD) — um ecossistema aberto e extensível, usado para descrever, compor, simular e colaborar em mundos 3D, originalmente inventado pela Pixar Animation Studios.
USD é uma descrição de cena: um conjunto de estruturas de dados e APIs capazes de suportar não apenas o básico de mundos virtuais (como geometria, câmeras, luzes e materiais), mas também uma ampla variedade de relacionamentos entre eles.
Ele inclui recursos necessários para dimensionar grandes conjuntos de dados, é tremendamente extensível e, com seu sistema de camadas, oferece um mecanismo poderoso de colaboração.
As camadas do interior de uma sala criada com USD.
Para a NVIDIA, o USD poderia servir como o HTML do metaverso: a especificação declarativa do conteúdo de um site.
Todas as características que cobriram a ampla gama de requisitos que a Pixar considerou necessários para seus longas-metragens agora poderiam criar mundos ainda mais fantásticos.
Mas, assim como o HTML evoluiu dos documentos estáticos limitados do HTML 1 para as aplicações dinâmicas do HTML 5, é evidente que o USD precisará evoluir para atender às necessidades do metaverso.