Pesquisa quantifica o impacto do GitHub Copilot na produtividade e felicidade de desenvolvedores
Em 2021, quando o GitHub lançou uma prévia técnica do GitHub Copilot pela primeira vez, a hipótese era de que a ferramenta melhoraria a produtividade dos desenvolvedores e, de fato, os primeiros usuários compartilharam relatos confirmando isso.
Nos meses seguintes ao seu lançamento, o GitHub queria entender e medir melhor esses efeitos por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas. Agora, a plataforma divulgou os resultados obtidos.
Mas antes de entrarmos nos números propriamente ditos, vale fazer alguns questionamentos:
Como medir produtividade de desenvolvedores?
Este é um tópico que traz mais perguntas do que respostas.
Em um estudo de 2021, o GitHub descobriu que a visão de produtividade para os desenvolvedores é, diferentemente de métricas tradicionais, mais parecida com “ter um bom dia”. A capacidade de manter o foco em cada tarefa, fazer um progresso significativo e sentir-se bem no fim de um dia de trabalho faz uma diferença real na satisfação e produtividade dos profissionais.
Como o GitHub enxerga a produtividade do desenvolvedor?
Como o desenvolvimento assistido por IA é um campo relativamente novo, o GitHub teve poucas pesquisas anteriores para se basear.
Após observações iniciais e entrevistas com usuários, eles pesquisaram mais de 2.000 desenvolvedores para aprender, em escala, sobre suas experiências usando o GitHub Copilot. Para isso, a abordagem principal levou em consideração 3 pontos:
-
Olhar para a produtividade de forma holística: pensar na produtividade do desenvolvedor de forma ampla e sustentável e os muitos fatores que a influenciam - usando o framework de produtividade SPACE para escolher quais aspectos investigar.
-
Incluir a perspectiva dos desenvolvedores em primeira mão: foram conduzidas várias rodadas de pesquisa, incluindo dados qualitativos (perceptivos) e quantitativos (observados) para montar o quadro completo.
-
Avaliar os efeitos do GitHub Copilot em cenários diários: foi preciso tomar um cuidado extra para recrutar desenvolvedores profissionais e projetar testes em torno de tarefas típicas que poderiam ser realizadas em um determinado dia.
Descoberta 1: a produtividade do desenvolvedor vai além da velocidade
-
Melhorando a satisfação do desenvolvedor: entre 60 e 75% dos usuários relataram que se sentem mais satisfeitos com seu trabalho, menos frustrados ao criar códigos e que conseguem se concentrar em trabalhos mais satisfatórios ao usar o GitHub Copilot.
-
Conservação da energia mental: os participantes relataram que o GitHub Copilot os ajudou a permanecer no fluxo (73%) e preservar esforços mentais em tarefas repetitivas (87%).
Descoberta 2: …mas a velocidade também é importante
Na pesquisa, os participantes relataram que conseguiram concluir tarefas mais rapidamente ao usar o GitHub Copilot, especialmente as mais repetitivas. Essa era uma descoberta esperada (afinal, a ferramenta trabalha mais rápido que um humano), mas os números ainda impressionam.
Para observar e medir esse efeito na prática, o GitHub fez um experimento controlado:
Eles recrutaram 95 desenvolvedores profissionais, os dividiram aleatoriamente em dois grupos e cronometraram quanto tempo os participantes levaram para escrever o código de um servidor HTTP em JavaScript. Um grupo usou o GitHub Copilot para concluir a tarefa e o outro, não. Foi preciso controlar o máximo de fatores possível: todos os participantes já estavam familiarizados com JavaScript e contaram com as mesmas instruções.
-
O grupo que utilizou o GitHub Copilot teve uma maior taxa de conclusão da tarefa (78%, comparado a 70% no grupo sem a ferramenta).
-
A diferença marcante foi que os desenvolvedores que usaram o GitHub Copilot concluíram a atividade significativamente mais rápido – 55% mais rápido do que os desenvolvedores que não usaram.
O que essas descobertas significam para os desenvolvedores?
A conclusão final é que o GitHub Copilot permite que as tarefas sejam finalizadas mais rapidamente, conserva a energia mental dos desenvolvedores ao arcar com trabalhos mais chatos e repetitivos, permite que eles se concentrem em trabalhos mais significativos e complexos - que requerem pensamento crítico - e, finalmente, os ajuda a encontrar mais diversão e satisfação no que fazem.
De forma mais ampla, o grupo de pesquisa agora irá tentar entender as implicações do GitHub Copilot em contextos variados: educação, segurança, mercado de trabalho, bem como práticas e comportamentos de desenvolvedores.
Essa notícia também saiu de forma resumida na Newsletter diária do Filipe Deschamps (inscreva-se por aqui).